Paralelamente à grande novidade do momento - a magnífica experiência de conduzir o novo Superb -, tanto o «AutoHoje», como o «AutoFoco» vão dando notícias sobre as futuras novidades que a marca da Seta Alada nos reserva para os anos vindouros.
Uma boa parte da informação agora prestada pelos jornalistas portugueses vai ao encontro de um trabalho realizado por Chas Hallett para o portal da britânica «Autocar». Uma vez que os leitores têm a possibilidade de ler, em primeira mão, as novidades divulgadas pelos semanários automóveis portugueses, debrucemo-nos um pouco sobre o artigo de Chas Hallett, datado de 14 de Maio.
Segundo o artigo da «Autocar», a versão de estrada do Yeti será apresentada ao grande público no Salão Automóvel de Londres, em Julho, apresentando um visual muito próximo do protótipo que lhe deu origem, sendo que a base mecânica do SUV checo partilhará muitos componentes com o Volkswagen Tiguan. Antevê-se assim, um crescimento de dimensões face ao concept apresentado em 2006.
Por outro lado, e indo ao encontro de uma novidade divulgada em primeira mão pelo Sr. Dr. Orlando Teixeira, aquando da entrevista que o semlimites fez àquele responsável pela marca no nosso país (ver o post «O Director-Geral da Skoda "Na 1ª Pessoa"», de 19 de Abril), está na forja a concepção de um sedan de 3 volumes caracterizado por uma estética apurada e dimensões similares às do Octavia Tour, que substituirá. Esta berlina assentará numa nova plataforma que deverá será partilhada com um veículo similar a conceber pela Volkswagen para o mercado norte-americano. Inicialmente pensado para os países de Leste e para os mercados emergentes, a Skoda põe agora a hipótese de também vender este veículo na Europa Ocidental.
Estando confirmada há algum tempo a construção de um MPV com as cores da Seta Alada, Chas Hallett adianta que o mesmo será lançado em 2010, terá sete lugares, e assentará no layout tecnológico que iremos encontrar na próxima geração do Volkswagen Sharan. A confirmar-se esta notícia, ficará posta de lado a hipótese inicialmente ventilada de que o novo MPV da Skoda iria beber inspiração técnica ao Volkswagen Touran.
Um ano depois, em 2011, será a vez da chegada ao mercado das variantes Skoda do citadino de motor traseiro baseado no Volkswagen Up!. Segundo a «Autocar», o Departamento Técnico de Mladá Boleslav estará altamente envolvido no projecto global deste pequeno carro e, sabe-se já que fornecerá motores de 3 cilindros para as restantes marcas do grupo. Mas há mais, Chas Hallett afirma que o desenho do mais pequeno dos Skodas será bem distinto das variantes VW e SEAT, podendo até vir a ser construído em versões de 2 e de 4 lugares.
Por fim, também para 2011, a «Autocar» indagou que está previsto um restyling profundo ao pequeno-grande Roomster, mantendo-se a plataforma e a modularidade actuais. Porém, a remodelação contemplará um design mais consensual, que permita alargar o espectro de potenciais clientes para o pequeno monovolume checo.
Duplicar a oferta de uma gama de automóveis em 3 anos é obra que só está ao alcance de construtores de eleição. A Skoda irá fazê-lo, numa ofensiva de produto paradigmática do enorme potencial da marca da Seta Alada.
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário