sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ecos

Em tempos de prolongada crise energética mundial, com os preços dos combustíveis fósseis a disparar a cada dia que passa, há que tomar medidas urgentes afim de se encontrarem soluções alternativas que nos permitam reduzir a nossa dependência da gasolina e do gasóleo.

A Skoda tem dado importantes passos nesse sentido, não só com a introdução da gama Greenline - para já com motorizações a gasóleo e FlexFuel E85 -, como também com uma série de novidades que tem vindo a preparar nos últimos tempos, nomeadamente a adopção gradual do sistema «start/stop» em toda a gama, a implementação progressiva de motorizações que cumpram as normas Euro V, e o desenvolvimento de novas soluções, ainda pouco conhecidas, mas cujos ecos vão varrendo a net em jeito de rumores (fala-se em motorizações movidas a gás natural comprimido e gasolina, automóveis híbridos electro-diesel, etc.)

Embora sem soluções radicais, o novo Superb, não deixa de ser já um excelente exemplo de eficiência energética. Repare-se, por exemplo, no seu tecto de abrir eléctrico equipado com células fotovoltaicas. Quer este se encontre em posição aberta ou fechada, as células fornecem energia suficiente para accionar um ventilador que se encarrega de renovar o ar no interior do veículo, mesmo que este tenha estado prolongadamente estacionado à torreira do sol. Para se ter uma noção da capacidade deste dispositivo, a Skoda divulga que o ventilador alimentado pelas células fotovoltaicas consegue baixar a temperatura interior do veículo até 25ºC, o que é impressionante!

Uma solução inovadora, económica e ecológica: eco de um futuro mais risonho, trazido para o presente pelos sonhos da Seta Alada.

[foto: Skoda Auto]

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