terça-feira, 25 de março de 2008

Na Primeira Pessoa [ V ]

João Pingo, 68 anos, profissional de hotelaria

Semlimites - Que Skoda teve e em que ano?

João Pingo - Tive um Skoda Octavia de 1962. Custava novo 24.880$00. Comprei-o no dia 13 de Maio de 1965 por 19.800$00. Vendi-o por 29.000$00 em 1968. Ganhei 9.200$00 !!

Sl - Conte alguma peripécia engraçada.

JP - Em Campo Maior, Alentejo, um primo meu pediu-me para ir com ele buscar um cesto de uvas. Eu disse que sim e então para além de mim e do meu primo vieram mais 3 pessoas. Lotação esgotada! Qual não foi o meu espanto, quando percebi que não era um cesto de uvas, mas sim vários cestos. Carregámos em tudo o que era espaço. No tejadilho, com a ajuda de uma grade, e no porta bagagens. Estava com receio de tanto peso, mas não disse nada. Só pensei, “coitado do meu rico carrinho”. Depois de carregado, o Octavia avançou pela terra lavrada e por uma estrada em mau estado, cheia de crateras. Fui multado pela GNR em 12$50 por excesso de peso. Realmente o Skoda, para além do peso das 5 pessoas, carregava mais 380 quilos de uvas!!! Chegámos a casa do meu primo graças à força do motor Skoda e à espessura de 4 mm da chapa da carroçaria.

Sl - É verdade que gostava de voltar a ter o automóvel e que até já colocou um anúncio no jornal para o reencontrar? Qual a matrícula?

JP - Adorava o Skoda. Ainda hoje sonho que o estou a conduzir. Talvez por ter sido o meu primeiro automóvel. Procurei-o desde 1995 até 2000. Coloquei vários anúncios em jornais, mas nada. A matrícula é GF-52-20 e a cor era azul bébé mas eu pintei-o de verde garrafa. Se alguém souber do seu paradeiro comunique com o semlimites. Adorava tê-lo de volta!!

[fotografia cedida gentilmente por João Pingo]

Sem comentários: