A fábrica de Vrchlabí produziu ontem um Octavia muito especial: o 2.000.000º da linhagem moderna do modelo Skoda mais vendido de sempre.
O nome Octavia remonta aos anos sessenta, quando um facelift aos modelos 440 e 445 Spartak deu origem ao oitavo modelo baseado na mecânica do famoso Popular e, consequentemente, a uma nomenclatura de sucesso. Contudo, com a introdução do 1000MB e dos quadros com motor e tracção traseiros, a designação Octavia viria a ser abandonada, só voltando a ser recuperada já na era da Volkswagen, precisamente para baptizar o primeiro modelo totalmente concebido de acordo com os padrões do Grupo VAG.
Lançado em 1996, o primeiro Octavia da então recém-revitalizada Skoda Auto foi um enorme sucesso, como o atesta o facto de continuar a ser produzido com o epíteto de Tour. Em 2004 chegaria aos stands a mais recente geração do modelo - um novo automóvel capaz de superar a todos os níveis a já de si muito elevada fasquia qualitativa ostentada pelo modelo de 96.
Com um papel muito activo no plano de expansão da marca, o Octavia tem vindo a ganhar notoriedade um pouco por todo o lado - até mesmo nos mercados emergentes, onde tem alcançado um sucesso e um prestígio assinaláveis. Na Índia, o Škoda Octavia chama-se Laura e na China, Ming Rui. São cambiantes regionais de um nome incontornável dentro do vasto panorama de sucessos que ostentam a assinatura da Škoda Auto.
[fotos: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário