Antes de um automóvel novo ser brindado com as luzes dos Salões e o calor do público, há anos de árduo trabalho, repartido por equipas de design, de marketing, de investigação e de desenvolvimento, de engenheiros com as mais diversas formações e de muitos outros colaboradores, cujo desempenho é posto à prova sempre que os novos modelos chegam aos concessionários.
Deste trabalho, fazem inevitavelmente parte os protótipos. E se alguns chegam a conquistar o seu momento de glória, ao atraírem atenções de destaque nas grandes mostras internacionais, outros há que acabam por ficar no anonimato, esquecidos no tempo e na memória dos poucos que tiveram o privilégio de os conhecer.
É o caso da Combi que lhe apresentamos hoje. Baseada no layout mecânico do 1000MB / 1100MB, a carrinha estudada pelos técnicos de Mladá Boleslav seria traída pela disposição dos órgãos mecânicos estreada no automóvel que lhe deu origem. Com o motor traseiro montado atrás do eixo, o peso adicional criado pela forma posterior da carroçaria e a capacidade de carga gerada, a distribuição de pesos revelou-se demasiado desequilibrada, tornando o comportamento da nova Combi inseguro.
Foi por este motivo que a fábrica concedeu à carrinha Octavia da 1ª geração uma vida particularmente longa, mantendo-a em produção até 1971.
[foto: Skoda Auto]
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