O que faz da Skoda um construtor tão especial? Tenho-me feito esta pergunta inúmeras vezes e tenho encontrado uma imensidão de respostas. E à medida que vou descortinando um pouco mais do passado da marca, investigando melhor o seu presente ou espreitando com mais acuidade o seu futuro, vejo alargar-se o leque de soluções válidas para uma pergunta que, à partida parecia ser de resposta tão simples.
Há sem dúvida a qualidade dos automóveis, o rigor técnico, a perfeição de construção, a robustez da mecânica, enfim, uma alquimia de saberes acumulados em mais de um século de inovações que nunca se esgotam, impulsionando a marca a superar-se incansavelmente, cada vez que se propõe a desenhar um novo automóvel.
Há também a paixão gerada pelo design dos modelos que fizeram e fazem a história do construtor, a flama resultante de apaixonadas conduções, as crónicas de aventuras vividas ao sabor da Seta Alada, ou a força de uma marca que extravasa a energia condensada num símbolo, envergado com orgulho no topo de um capot ou no centro de um volante.
Há ainda a carga histórica de um dos poucos construtores que se orgulham de ultrapassar os 100 anos de uma vida plena de experiências, vencendo universos geo-políticos das mais distintas cambiantes, triunfando com igual garbo na adversidade e no desafogo, adaptando-se com invejável ligeireza tanto na concepção do luxo supremo e elegante, como no desenho da motorização acessível e popular, sem perder a sua aura, o seu fio condutor, enfim, a sua personalidade marcada por um século de vida(s) gozada(s) em plenitude.
Contudo, há ainda outra força que, em paralelo com as já referidas, vem ganhando peso nesta equação de razões e emoções, tornando o resultado imprevisível, pelo permanente superar das mais elevadas expectativas: digamos que se traduz na capacidade da marca da Seta Alada ultrapassar o vasto âmbito do mundo motorizado, - naquilo de que mais nobre e competente um construtor de carros pode oferecer aos seus clientes -, para se focar na capacidade de juntar pessoas, de unir afectos, de gerar generosidade. Enfim de fomentar com a maior das naturalidades, a amizade entre entusiastas.
Foi assim que da troca de comentários a um post sobre o Octavia Super de 61 eu e o Adriano nos reencontrámos ao fim de 30 anos. Foi assim que o semlimites foi ganhando forma. Foi assim que cresceu uma amizade forte, amadurecida ao sabor de muitos vôos timbrados com o vínculo da Seta Alada.
Daqui nasceram sonhos. O da aquisição do livro «100 Years of Advertising for Skoda - From L&K to the Present Day», por exemplo, preciosidade que não escapa ao imaginário de qualquer entusiasta da marca de Mladá Boleslav. Mas como encontrá-lo?
O Adriano falou com o João Santos, responsável pela Car Vaga em Aveiro e amigo de longa data, que desde logo se prontificou, através dos seus contactos com a Siva, a tentar arranjá-lo. O seu empenho e a prontidão das suas diligências foram imediatos. Ficámos-lhe reconhecidos. Muito.
6ª feira passada, o sonho tornou-se realidade. O esmero de João Santos gerou ecos por onde passou e foi bafejado pela aura da Seta Alada, acabando por pousar na mesa do Director Geral da marca no nosso país. Nem queríamos acreditar, mas a verdade é que não só tínhamos acabado de receber um livro de sonho, como o mesmo vinha indelevelmente marcado pela solicitude do João Santos e pela generosidade de um abraço do Sr. Dr. Orlando Teixeira.
Um gesto elegante que ultrapassa em muito o valor (para nós elevadíssimo) de um livro fantástico, focando-se exactamente no ponto onde a marca da Seta Alada transcende o que se espera de um excepcional construtor de automóveis: a amizade nascida da simples paixão por uma marca de automóveis de eleição - a nossa Skoda Auto.
Um incansável motor de amizades.
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