quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tuning

No mundo automóvel existem gostos para tudo. E quando os construtores não dão aquilo que muitos desejam, há que alterar para satisfazer a paixão.

É o caso dos Tuning's. Existem pelo mundo fora muitos apaixonados, quase sempre jovens. Existe mesmo uma economia paralela aos construtores de automóveis. Há oficinas, mercado de peças, imprensa especializada, concentrações, feiras, e claro está, sites na internet.

E os automóveis da Skoda não escapam à loucura. São carros com linhas modernas, bonitos e construidos a pensar também nos jovens.

Aqui fica um sítio Checo para os mais apreciadores.

1 comentário:

jb disse...

Confesso que nutro pelo Tuning uma enorme relutância, mais pela atitude e pelos resultados do que pelo conceito.
A possibilidade de cada um poder imprimir um cunho pessoal ao seu automóvel á algo que não me repugna. Elogio até a sabedoria técnica daqueles que executam este tipo de alterações com afinco e profissionalismo. Porém, é na atitude agressiva (visual e mecânica), na incessante busca de prestações desproporcionadas face aos veículos de base e na estética espalhafatosa que reside a minha maior resistência face a esta prática. Já para não falar na falta de condições de segurança em que circulam os automóveis transformados em oficinas pouco escrupulosas.
Dir-me-ão os defensores do Tuning que existem preparadores para todos os gostos - bons e maus ‘tuners’ - e eu acredito que assim seja. Digo até que no dia em que vir um automóvel transformado do qual goste verdadeiramente dos resultados, serei o primeiro a tirar o chapéu aos seus criadores.
Porém, no caso da Skoda, sou ainda mais fundamentalista: não vale a pena mudar a que está bem feito de origem. Para estes automóveis há uma extensa lista de acessórios originais que permitem personalizar com gosto e coerência estética o carro de cada um.
Chamam-lhe Tuning oficial, se quiserem…