As imagens apresentadas parecem ser do mesmo automóvel, mas não são. Ambas foram recolhidas em exemplares distintos da revista L’Automobile (nos. 253 e 254, de Abril e Maio de 1967). Uma é relativa ao Skoda Winnetou, outra diz respeito a uma proposta de um carroçador de Aix-la-Chapelle, construída sobre uma base mecânica da VW, equipada com travões Porsche.
As diferenças entre carroçarias são mínimas e das duas uma: ou o projecto foi partilhado pelos construtores de ambas as propostas, ou há aqui plágio descarado. Existem pormenores que permitem distinguir os 2 automóveis, mas estamos a falar no âmbito das subtilezas...
Na indústria automóvel, a partilha de bases mecânicas por carros diferentes banalizou-se. Porém, nos automóveis que aqui lhe apresentamos a partilha de componentes transporta consigo uma subtil inovação: a utilização da mesma carroçaria para conjuntos chassis-motor-caixa distintos, o que não deixa de ser muito curioso...
Debrucemo-nos agora sobre os pequenos textos que acompanham as fotos: para o Skoda, que atinge os 160 Km/h, fala-se em "ambição modesta" e "cabriolet de concepção timidamente desportiva". No número seguinte, a mesma redacção trata o automóvel de Aix-la-Chapelle, que, relembre-se, partilha a mesma carroçaria com o carro da marca de Mladá Boleslav, como "cabriolet de tendências desportivas". Porém a velocidade máxima do modelo franco-alemão fica-se pelos 145 Km/h. As diferenças na linguagem aplicada a cada um dos textos são menos subtis que os detalhes que nos permitem distinguir as carroçarias dos 2 descapotáveis...
Subtilezas muito pouco subtis.
[imagens: Revista L’Automobile nos. 253 e 254 de Abril e Maio de 1967]
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