sexta-feira, 12 de outubro de 2007

História de Encantar [2º Capítulo]

Às vezes, depois de um longo dia de trabalho, apetece-nos escolher um livro ‘ao calhas’ da prateleira e folheá-lo tranquilamente, numa pacata viagem em busca de algo que nos desperte a atenção. Foi o que fiz ontem, com um volume encadernado de revistas L’Automobile dos anos 60, que o meu Pai me ofereceu há uns bons anos atrás.

Qual não é o meu espanto, quando ao folhear descontraidamente o nº 252 de Abril de 1967, me deparo com uma pequena foto e uma legenda relativas ao Skoda Winnetou. A informação é parca, mas permite-nos avançar na construção da história do modelo. O texto, traduzido com base no meu (muito) fraco francês, diz mais ou menos isto:

«Skoda
A fábrica checa e o importador para a Suiça A.P. Glaetti AG., de Dietlikon, associaram-se para criar um cabriolet realizado em polyester sobre a base do 1000 M.B. Super. De ambição modesta, e de baixa potência fiscal (5 CV), este automóvel denominado Winnetou é contudo dotado de 52 CV (S.A.E.) e 160 Km/h. Os construtores pretendem simplesmente lançar um balão de ensaio com este cabriolet de concepção timidamente desportiva. Custa 7900 Francos Suíços.»

Não creio que nem o design, nem as prestações, sejam assim tão modestos para um automóvel dos anos 60... Quanto ao preço, não consegui estabelecer paralelos com outros carros da época pelo facto da tabela apresentada no final da revista vir em Francos Franceses (moeda entretanto substituída pelo Euro). Ao câmbio actual 7.800 FS são €4.716,02.

Mais informações sobre a revista L’Automobile em http://www.automobilemagazine.com/

[Foto das páginas 32 e 33 da «L’ Automobile» nº 252 de Abril de 1967: joão]

Sem comentários: