quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um Pedaço de História - Skoda 935

Depois da importante experiência que fora o projecto 932, a Skoda aguardaria pelo Salão de Praga de 1935 para apresentar o ousado e muitíssimo aerodinâmico 935 – uma berlina de 4 portas que muitos dizem ter sido uma cópia do Tatra 77, lançado no mercado em Abril do ano anterior.

O que é certo é que, embora partilhando muitos princípios comuns com o seu rival directo, o modelo da Skoda não enjeitou introduzir diferenças técnicas importantes na sua proposta, o que, entre outras virtudes, viria a conferir um melhor comportamento dinâmico ao 935.


Ambos os modelos tinham motor e tracção traseiros e faziam uso de uma carroçaria com estrutura em madeira revestida a painéis de aço. Mas enquanto a proposta da Tatra era servida por um motor refrigerado a ar, o automóvel da Skoda fora concebido com um motor de 4 cilindros e 1995 cm3 de cilindrada refrigerado a água, que lhe garantia uma potência máxima de 40 KW [55 CV]. Para colmatar um dos maiores defeitos do Tatra, a Skoda colocou inteligentemente o radiador na dianteira do veículo, de forma a garantir uma mais equitativa distribuição de pesos pelos 2 eixos, o que lhe conferia um comportamento em estrada menos sobrevirador. Em termos de quadro, o 935 repescava o chassis de tubo central estreado no 932, guarnecendo ambos os eixos com suspensão independente. Em paralelo usava uma caixa Cotal, de comando pré-seleccionável numa manete e ' confirmação' por pedal – dispositivo técnico muito apreciado nos anos 30.
























Deste projecto, a Skoda viria apenas a construir dois protótipos e três motores, mas a verdade é que o automóvel acabaria por nunca passar à produção. Desse valioso património já só resta um automóvel que se encontrava em mau estado de conservação e que é propriedade do Museu da marca, em Mladá Boleslav. Neste momento, e tal como testemunhado pelo sítio «Veterán – Auto.cz», o modelo está em plena fase de restauro e em breve voltará a reflectir o charme e a elegância de outrora. Mal podemos esperar por esse momento para o partilharmos aqui com os nossos leitores...

Mais informações em: http://veteran.auto.cz/

[fotos a preto e branco: Skoda Auto | foto do restauro: http://veteran.auto.cz]

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro sem limites,
Bem sei que isto é relativo ao Tatra (o T87, uma evolução do T77), mas pensei que este vídeo pudesse ter algum interesse:
http://www.jaylenosgarage.com/at-the-garage/antiques/tatra-t87/
Cumprimentos,
Rui Miranda.