segunda-feira, 21 de junho de 2010

Verão

Hoje começa o verão. O sol, o calor e a proximidade do tempo de férias apelam-nos a um passeio de carro a céu aberto. Mas, com excepção do fugaz Rapid Cabriolet [apenas disponível no Reino Unido], a Skoda já não fabrica um descapotável desde os idos anos 60, quando cessou a produção do icónico Felicia – curiosamente, um tipo de carroçaria em que a marca sempre teve uma excelente reputação. Ou seja, conduzir hoje um Skoda descapotável é algo que está, infelizmente, ao alcance de muito poucos.

Porém, o que é certo é que qualquer busca cibernáutica revela um enorme desejo pelo regresso de um Skoda cabrio às estradas, como o comprovam os inúmeros artigos, debates e antevisões sobre este assunto, difundidos pela internet.

Neste momento, e segundo informações veiculadas pela «Auto Motor und Sport», a Skoda não enjeita a possibilidade de regressar a este nicho de mercado, desde que a procura seja suficientemente grande para justificar o investimento, o que significa que só haverá luz verde quando a apetência por um modelo descapotável estiver consolidada para lá das fronteiras do mercado europeu. Ainda segundo a «AmuS», uma versão cabrio do Fabia, poderá fazer uso da base técnica do Audi A1 descapotável, reduzindo significativamente os custos de desenvolvimento do automóvel. Porém, a publicação alemã afiança que o Fabia Cabriolet só chegará aos stands se a Audi e a Volkswagen ultrapassarem receios de canibalização por parte do construtor de Mladá Boleslav. De certa forma, esta atitude é, no nosso entendimento, querer evitar o inevitável, porque a canibalização dentro do Grupo existe e existirá sempre, pelo menos enquanto for entendida como um 'bicho-papão', em vez de ser entendida como um estímulo para o progresso e para uma melhor individualização de cada marca. Por isso lançamos o repto ao quartel-general de Wolsburgo – 'soltem' lá o Skoda Cabrio, que só terão a ganhar com isso.

Mais informações em: http:www.auto-motor-und-sport.de

[imagem: Christiane Schulte | extraída de www.auto-motor-und-sport.de]

Sem comentários: