segunda-feira, 14 de junho de 2010

Berlina «Roomster»

Até agora, tem havido alguma unanimidade por parte dos órgãos de comunicação social motorizados no que toca à alegada escolha da Skoda para a plataforma em que assentará o sucessor do Octavia Tour. Porém, a «Auto Motor und Sport» acaba de avançar com uma nova hipótese – a da utilização do chassis do Roomster no novo automóvel, em detrimento do quadro da actual geração Octavia, como alvitram outras publicações especializadas.

Do ponto de vista da contenção de custos, esta hipótese faz todo o sentido. Um exemplo claro disto prende-se com o fabrico da suspensão traseira multi-braços do Octavia, que é bastante cara de produzir. A utilização do comprovado eixo semi-independente do Roomster – curiosamente herdado do actual Octavia Tour – seria garante da utilização de um órgão mecânico de eficácia mais do que comprovada, cuja simplicidade de concepção e fabrico não lhe retira méritos em termos de eficácia e fiabilidade, ao mesmo tempo que se adequa muitíssimo bem ao tipo de automóvel que aí vem. Por outro lado, o quadro do Roomster garante elevada distância entre eixos e, dada a modularidade com que foi concebido, talvez seja expectável um aumento de vias por forma a, não só albergar mais espaço em largura, como também incrementar o já de si muito salutar comportamento dinâmico do automóvel original.

Mas a «AmuS» vai ainda mais longe: adianta que o automóvel rondará os 4.5 m de comprimento e publica uma antevisão da berlina checa, na qual toda a dianteira é partilhada com as actuais gamas Fabia e Roomster. O tempo dirá se estes 'contornos' estarão ou não em conformidade com os bem guardados segredos de Mladá Boleslav. Para já o que é certo é que a imprensa automóvel tem dado grande cobertura a este tema, prova da enorme expectativa gerada em torno deste projecto.


[imagem: Christiane Schulte | extraída de: http://www.auto-motor-und-sport.de/]

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