segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Voar


Andreas Mikkelsen venceu o SATA Rally dos Açores.
Parabéns Skoda!



Classificação Final:


Andreas Mikkelsen/Ola Floene - Skoda Fabia S2000 - 2h12m43,2s


Juho Hanninen/Mikko Markkula -Skoda Fabia S2000 - a 25,1s


3º Bryan Bouffier/Xavier Panseri -Peugeot 207 S2000 - a 2m04,8s


Sepp Wiegand/Timo Gottschalk -Skoda Fabia S2000 - a 5m20,3s


Hermann Gassner Jr./Klaus Wicha -Skoda Fabia S2000 - a 6m23,9s


6º Ricardo Moura/Sancho Eiró - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 8m43,5s


7º Oleksandr Salyuk/Pavlo Cherepin -Ford Fiesta S2000 - a 10m28,1s


8º Sergio Silva/Fernando Nunes - Subaru Impreza WRX - a 16m00,1s


9º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 17m15,0s


10º Miguel Barbosa/Justino Reis - Mitsubishi Lancer Evo IX - a 18m01,6s

[foto. Auto Sport]

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Citigo da Anastacia
























A cantora norte-americana Anastacia está em Praga a filmar um anúncio para promoção do novíssimo Skoda Citigo. As filmagens estão a revelar-se um estimulante desafio para a artista que, até agora, só sabia conduzir automóveis com caixa automática. Assim não estranha que na cena em que se verá Anastacia a conduzir o pequeno citadino checo, tenha havido a necessidade de proceder a sete 'takes', até se atingir um bom resultado.

Refira-se ainda que à margem da execução do filme publicitário, fontes próximas da cantora avançaram à «Blesk» que em breve Anastacia participará numa conferência de imprensa da Skoda Auto - evento até ao momento desconhecido, mas que, sabe-se já,  terá lugar em Londres. Um apontamento ao qual ficaremos atentos.

Mais informações: www.blesk.cz

[foto: Blesk / Pavel Machan e Martin Mithofer | extraída de www.blesk.cz]

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fabia - Facelift Traseiro



A Skoda está em grande na China, a tal ponto que os automóveis da marca da Seta Alada começam a ser dotados, no país da Grande Muralha, com especificidades que não se encontram disponíveis a ocidente. E não estamos a falar numa superior dotação de cromados - pormenor indispensável para os clientes chineses mas transversal à maioria dos contrutores que operam naquela região do globo. Referimo-nos, por exemplo, às óticas traseiras do Octavia, ali especificamente equipadas com LED's ou, no caso a que se refere este anúncio, ao facelift da traseira do Fabia, com farolins com novo grafismo - ostentando uma superior superfície central branca - e um pára-choques redesenhado, onde não faltam, sequer, os refletores inferiores, como sucede nas gamas mais requintadas da marca checa.

[filme: Skoda Auto China | extraído do YouTube]

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Enviado Especial


João Barros Gomes circulava em plena 2ª Circular, em Lisboa, quando se deparou com uma dupla de Octavias «GreeneLine», de propulsão elétrica. De imediato, com uma mão no volante e outra no seu iPhone, - qual repórter experimentado -, capturou a primeira das imagens que aqui publicamos. E partilhou-a com o semlimites.

No dia seguinte, junto ao Hotel Altis de Belém, uma ampla frota de Skodas - contemplando Citigos de 3 e 5 portas, Yetis MontBlanc 4x4, Octavias «GreeneLine» e alguns Superbs - desfrutava da baixa luz do sol de inverno, em pleno parque de estacionamento. E, uma vez mais, João não deixou passar o momento em vão. Sempre proativo, e de iPhone em riste, registou imagens de um dos Citigo ali presentes para partilhar com o nosso blogue!

Resta-nos agradecer a este nosso dedicado leitor, cuja generosidade do gesto nos permitiu publicar aqui as fotos que ilustram este post, quase em jeito de trabalho de um nosso 'enviado especial'. Só que, neste caso, a iniciativa partiu do próprio João Barros Gomes, o que não deixa de ser motivo de grande regozijo para nós.

[fotos: João Barros Gomes]

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Antever o Salão de Genebra 2012


Muito se tem especulado sobre as novidades que a Skoda pretende mostrar na edição deste ano do Salão de Genebra, cujas portas se abrirão ao grande público já no próximo dia 8 de março. Se o Citigo tem já a sua presença confirmada no grande certame helvético, a verdade é que, dificilmente, a marca da Seta Alada se ficará por aqui - até porque, não só a variante de 3 portas já iniciou a sua carreira comercial na República Checa, como o novíssimo 5 portas acaba de ser revelado aos média em Portugal. Ou seja, já não são verdadeiras novidades para o público mais atento ao percurso da marca.

Neste contexto, no decorrer do ano trasato, muitos canais de informação da especialidade garantiam que a Skoda apresentaria o Rapid europeu em Genebra  [2012] e o Octavia III em Paris [no final do verão]. Porém, já mais recentemente, surgiram rumores de que ambos os automóveis veriam a sua apresentação adiada em 6 meses, com o Rapid a estrear-se na Cidade das Luzes e o novo Octavia a chegar a Genebra em 2013, no primeiro grande Salão do próximo ano.

Porém, agora, e a fazer fé em notícia recentemente publicada pela germânica «Auto Motor und Sport», a versão de produção do Rapid europeu será mesmo oficialmente apresentada ao grande público já em março, chegando aos concessionários alemães mais para o final do ano, com um preço base a rondar os €13.000. Relembre-se que o Rapid europeu, cujas formas finais serão muito próximas das que já conhecemos do protótipo MissionL, deverá ser apresentado aos média em pleno verão, por ocasião das férias das fábricas Skoda, de acordo com declarações do Prof. Winfried Vahland a órgãos de comunicação checos. Se assim for, o stand da Skoda em Genebra será alvo de uma grande festa e, naturalmente, de redobradas atenções.

Mais informações em: www.auto-motor-und-sport.de

[foto: InautoNews  | extraída de: www.inautonews.com | edição: semlimites]

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Citigo em 'Lisabonu' [II]



[filme: autoinfo.cz | extraído do YouTube]

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Citigo em 'Lisabonu'

Imagens de uma fotogaleria da magazin.e15.cz do Citigo em Lisboa.




[fotografias: E15|Magazin | extraídas de: http://www.magazin.e15.cz/]               

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Citigo - Versões Especiais

Enquanto jornalistas de todo o mundo vão experimentando o novo Citigo 5 portas, ao sabor do nosso radioso sol e das belas paisagens de Portugal - embora com temperaturas algo atípicas para o nosso país -, nós vamos compilando dados relativos a futuros desenvolvimentos do modelo.

Já se sabia que a marca está a preparar uma versão a gás natural comprimido, cujas emissões de CO2 apresentarão valores olímpicos para a classe. Porém, só agora se soube que, ainda este ano, o Citigo ganhará, nas variantes a gasolina, uma caixa de velocidades automatizada, para todos aqueles que pretendam uma alternativa válida às clássicas transmissões de acionamento manual. Quanto a uma variante elétrica, a sua chegada ao mercado está inequivocamente garantida, embora com uma calendarização que nos remete para um futuro não tão próximo quanto o desejado.

E um RS? Jozef Baláze, em representação da Skoda Auto, respondeu assim ao «Auto.iDNES»: «Em minha opinião, uma versão RS não terá futuro no Citigo. Focaremos sobretudo as edições especiais [ndr: 'action models'] para incrementar a emocionalidade do modelo». A este propósito, o semlimites soube já que a marca tem preparada uma afinação desportiva do chassi deste citadino, muito provavelmente destinada a servir de base a essas mesmas variantes. É sabido, desde a apresentação oficial da versão de 3 portas que, para os mais aguerridos, estará disponível uma gama de autocolantes de pendor desportivo que imprimem maior agressividade ao conjunto. É pois bem provável que, em breve, a combinação 'chassi desportivo/carroçaria decorada' comece a servir os intentos dos clientes com mais 'sangue na guelra'. Pelo menos os desenhos oficialmente divulgados pela marca parecem ir exatamente nesse sentido...

Mais informações em: www.auto.idnes.cz

[imagem: Skoda Auto] 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dia de São Valentim



Feliz dia de São Valentim com a Skoda!

[imagem: Skoda Auto China]

Citigo 5 Portas - Trailer



[filme: Skoda Auto | extraído do YouTube]

Citigo 5 Portas - Interiores





[fotos: Skoda Auto]

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Citigo 5 Portas - O Céu como Limite




[fotos: Skoda Auto]

Citigo em Lisboa! [Fotos Oficiais]






[fotos: Skoda Auto]


Citigo 5 Portas em... Portugal!

Para lá da República Checa, país onde o Citigo iniciou a sua carreira comercial em novembro do ano passado, os restantes mercados europeus terão que esperar até maio para que o citadino da Skoda comece a fazer parte das suas vidas. Convenhamos que é uma tortura demasiado pesada para milhares de entusiastas da marca, sedentos por adquirirem um pequeno automóvel de cariz vincadamente urbano, com a qualidade e os predicados ímpares do construtor da Seta Alada.

Contudo, Portugal será entretanto brindado com um evento que não deixa de ser motivo do nosso maior orgulho: trata-se da apresentação internacional do Citigo de 5 portas aos média – uma efeméride que se realizará ainda este mês e cujo epicentro se localizará em Lisboa, atraindo as atenções dos 4 cantos do mundo. A anunciá-lo, a marca colocou já os primeiros elementos publicitários de boas-vindas em plena Avenida da Índia, em zona próxima da Cordoaria Nacional, ostentando uma fotografia [inédita] do perfil do Citigo de 5 portas.

Em breve, dezenas de Citigos circularão por Lisboa e, provavelmente, pelos circuitos turísticos mais conhecidos da capital e dos seus arredores - algo a que tentaremos, dentro das nossas posibilidades, dar a máxima atenção. Até já!

[foto: Ana Bagão]

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vox Populi [ I ]
























O semlimites, em parceria com o concessionário Caetano Urban, em Aveiro, vai iniciar a rúbrica Vox Populi para dar voz aos clientes Skoda. Se quiser participar teremos todo o gosto em acolher o seu depoimento. Basta enviar uma fotografia junto do seu Skoda para skoda.semlimites@gmail.com e responder às perguntas que estão neste primeiro Vox Populi.

Nome: Guida Veríssimo
Idade: 32 anos
Profissão: Administrativa/empregada forense

Que carro tinha antes de adquirir um Skoda?
Tinha um Peugeot 307.

Que Skoda comprou?
Comprei um Superb TDI.

Porquê a escolha desse modelo?
Porque a Superb break é simplesmente a carrinha mais bonita do mercado.

Porquê a escolha da marca Skoda?
Por tudo... Skoda, claro! Há muitos anos que sou entusiasta da marca, sempre desejei ter um Octavia, hoje tenho um Superb e estou encantada.
É a marca que predomina a elegância, qualidade, conforto, design, preço... É completa! É Skoda! Distingue-se de todas as outras, e isso comprova-se quando se conduz um Skoda. 
E para complementar tudo isto, nada melhor que um bom concessionário. Parabéns à Caetano Urban Aveiro e um especial obrigada ao João Santos que teve uma paciência de "santo" quando comprei o meu Superb.
Skoda e Caetano Urban Aveiro, sempre!

[foto: adriano]

sábado, 11 de fevereiro de 2012

À Boleia da Skoda

























A Volkswagen pretende ingressar no WRC através da promoção do seu utilitário Polo. Mas, sem experiência recente nestas lides, a casa de Wolfsburgo tem recorrido ao brilhante Fabia S2000 como base de trabalho para moldar o seu projeto próprio na categoria máxima de ralis. Para tal, os pilotos da escudaria germânica têm feito uma série de provas preparatórias a bordo de Fabias S2000, visando colher experiência e know-how indispensáveis a um projeto com fortes aspirações.

Na senda destes preparativos, o incansável Filipe Gomes deu-nos conta de que a VW Motorsport irá inscrever um Fabia S2000 - tripulado pela dupla Carlos Sainz/Luis Moya -, no Rali dos Açores, etapa inaugural do IRC 2012, antecipando assim a estreia do Polo R WRC ainda no decorrer desta temporada. Ou seja, nos Açores há garantia acrescida de espetáculo com a chancela da Seta Alada.

E, como já vem sendo hábito de há uns anos para cá,  iremos assistir a VW a andar à boleia da Skoda ;-)

Mais informações em: www.volkswagen-motorsport.com


[foto: EuroCarNews | extraída de www.eurocarnews.com]

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Rapid Indiano: «Casamento»

[filme: Skoda Auto India | extraído do YouTube]

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contágio



Filipe Gomes é o nosso consultor desportivo - alguém que, como poucos, sabe de ralis a sério e a quem devemos muito do que já aqui publicámos a propósito do Fabia S2000. Sempre atento, Filipe nunca se esquece do semlimites quando encontra temas interessantes para alimentar o nosso blogue. E, no momento de arranque de nova temporada de IRC, Filipe fez questão de partilhar connosco um brilhante vídeo que teve oportunidade de visionar no blogue «RallyAzores». Ou seja, o Mestre está de volta!

A Skoda UK, vencedora do IRC 2011, está fortemente empenhada em revalidar o título, mesmo sabendo que a concorrência está mais aguerrida do que nunca. Tal, contudo, não inibe a Equipa de colocar bem altas as suas ambições para esta temporada. Antes pelo contrário. Porque a Skoda e todos os seus Mestres - sejam eles pilotos, navegadores, mecânicos, engenheiros ou adeptos de alma e coração - estão de volta! 

Está, pois, na hora de apoiar a Skoda em mais um ano repleto de desafios para os campeões da Seta Alada. Pela nossa parte, é certo e sabido que defenderemos afincadamente os nossos Mestres. E o leitor? Deixe-se contagiar também!

Mais informações em:

[filme: Skoda UK | extraído do YouTube]

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Amadurecimento

Ao contrário do que sucede na esmagadora maioria dos mercados, Portugal tem sido dos países mais resistentes a uma massiva aceitação da Skoda como construtor generalista de topo. Contudo, aos poucos, o cenário tem vindo a mudar e o construtor da Seta Alada começa a reunir o respeito e a admiração de um grupo cada vez mais vasto de pessoas, prova de que o mercado nacional está, finalmente, a amadurecer. Uma prova disso espelha-se numa resenha de comentários colhidos no fórum «AutoHoje», a propósito do lançamento da primeira fotografia oficial do Citigo 5 portas. Ora veja:

«Ainda não tenho a certeza de nada, até porque ainda não vi o carro no dia-a-dia, mas pelas fotos gosto mais do Citigo do que os seus primos da VW e da Seat.» marcosilva

«Dos 3 é sem duvida o mais bonito.» Matias

«[...] Acho engraçado é a Skoda ser "maltratada" pela imprensa. O 1.2 tsi de 85 cavalos é fraco, quando muito suficiente... no Audi A1 é espectacular e nem se percebe porque é que o tdi vende muito mais que o tsi. O 1.2 tsi de 105 cavalos na Skoda e na Seat é gastador, mas na Volkswagen é uma escolha perfeitamente adequada e racional... [...]» JAP's

«Dos três, este é o mais bonito e deve ser o mais barato. Mas cá na Tugulândia vão-se ver mais VW Up a circular só porque pró tuga um VW tem mais status.» Afonso

«Acho o mais bonito dos três e a frente é bem mais consensual.» Scirocco

«[...] Pena vir só em Julho, pois quando chegar já o mercado está inundado de VW e SEAT. Acho o VW o mais feio, mas de certeza vai ser o que se vende mais, pois o português é vaidoso e julga que por ter um VW, tem "status" e é "bem".» Jorge
Mais informações em: www.autohoje.com

[foto: Skoda Auto]

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Superb BT Cross [atualizado]



Post original: «Superb Scout»
Praga, 15 de novembro de 2011. Um protótipo de uma Superb Scout circula entre o trânsito citadino. A utilização de jantes e pneus 'convencionais' disfarça mal a realização de testes urbanos à versão 'trialeira' do topo-de-gama da marca da Seta Alada. O construtor não confirma nada. Mas, em boa verdade, também não desmente. E há mesmo quem afirme que, quando o facelift do Superb chegar aos mercados, virá acompanhado desta nova coqueluche. Assim seja.

Atualização: «Superb BT Cross»
Segundo informação que nos foi entretanto prestada pelos autores do «Skoda Media», o automóvel que aparece no filme não é um protótipo do Scout, mas antes uma unidade Superb BT Cross [ver aqui], cuja linha de acessórios personalizados é da autoria da BT Design - a empresa que produz componentes específicos para as variantes Scout da Skoda. Agradecemos, desde já, à Equipa do «Skoda Media» pelo importante esclarecimento prestado, imprimindo o devido rigor a este post.

Mais informações em:
www.bt-design.cz/
www.skodamedia.cz
[filme extraído do YouTube]

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Roomster II

Segundo a germânica «Auto Motor und Sport», o quartel-general da Skoda, em Mladá Boleslav, estará a ponderar dois cenários para a subsituição do Roomster, no final de 2014, sendo certo que, em qualquer dos casos, o novo automóvel deverá colher um design mais consensual que o do arrojado atual modelo. Por outro lado, parece já afiançado que todos os motores do Roomster II serão equipados com turbo, independentemente de serem a gasolina ou a gasóleo, de forma a cumprir-se, com esmero, as cada vez mais exigentes normas ambientais. Vejamos, então, a perspetiva da «AMuS» para o futuro da gama Roomster:  

Cenário 1: Utilização do chassi do Rapid para o desenvolvimento de um MPV cerca de 20 cm maior que o Roomster I [4.40 m em vez de 4.20 m]. Esta opção, a par com a manutenção de portas traseiras convencionais [em vez de serem de correr, solução que, como se sabe, é bastante mais onerosa], permitiria conter o preço de entrada do novo modelo abaixo do limiar dos €20.000 [na Alemanha]. Cumulativamente, esta estratégia abriria espaço para manter o atual Roomster no mercado por mais algum tempo, adotando preços bastante agressivos [a partir de €13.000] e acolhendo o epíteto 'Tour' - uma aposta testada com sucesso em precedentes variantes do Octavia.

Cenário 2: Utilizar o Skoda Fabia III como base para o desenvolvimento do Roomster II. Neste caso, e embora a «Auto Motor und Sport» não o refira, é muito provável que o chassi a adotar passe já pela nova plataforma modular MQB, cuja estreia se fará, no caso da Skoda, no muito aguardado Octavia III.

Seja como for, e independentemente do cenário adotado, parece inequívoco que a marca pretende imprimir um  acrescido fôlego à penetração do Roomster no mercado, apostando na ampliação do sucesso deste inovador modelo para conquistar quota de mercado num segmento bastante importante.

Mais informações em: www.auto-motor-und-sport.de

[antevisão: Schulte / Auto Motor und Sport | extraída de: www.auto-motor-und-sport]

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Preparado para a Selva Urbana

De Kuala Lumpur, Singapura, chega-nos mais um trabalho com a assinatura de Theophilus Chin. Hábil como poucos na criação de antevisões, o «automotive manipulator» - como se auto intitula - volta a surpreender com um trabalho dedicado à Skoda, debruçando-se agora sobre uma variante Scout do citadino Citigo. Que, do ponto de vista estético, este Citigo tem tudo para vencer os desafios da selva urbana, parece inegável. Resta agora saber se um dia esta ideia ganhará força suficiente para se tornar uma realidade bem palpável. Seria bem interessante que sim...

Mais informações em: www.theophiluschin.com

[imagens: Theophilus Chin | extraídas de www.theophiluschin.com]

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Palma de Ouro


Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia, Islândia, Croácia e Estónia. Oito países europeus com um denominador comum: o mesmo campeão de vendas no setor automóvel. Claro está que o distinto laureado dá pelo nome de Skoda Octavia - seguramente o mais extraordinário automóvel do seu segmento. Citando Jorge Palma, apetece dizer: «ai Portugal, Portugal, de que é que estás à espera?»…

Mais informações em: http://www.rozhlas.cz/

[foto: Sara Matos / Público | extraída de: http://www.p3.publico.pt/]