terça-feira, 4 de outubro de 2011

«Temos Uma Visão Clara do Futuro»


O Sr. Jürgen Stackmann é Diretor de Vendas e Marketing da Škoda Auto. A equipa que produz a newsletter do importador austríaco – a brilhante «Move On» -, entrevistou-o. E o semlimites, com recurso às ferramentas do Google, arrisca aqui uma tradução livre desse importante testemunho. Para que não falte nada aos leitores do semlimites.


Move On: O Sr. Stackmann é responsável pelo novo design corporativo [DC] da Škoda. O que é que este transporta consigo?
Jürgen Stackmann: Queremos que o novo design exprima o «New Power of Škoda». A Škoda está contagiada de máxima energia, o impulso é autêntico e temos uma visão clara do futuro. É esta força de frescura que queremos expressar no DC – ligamos a nossa tradição ao nosso futuro.

MO: O novo logótipo corporativo é claramente mais moderno e conciso. O que significa agora a Seta Alada?
JS: Continua a expressar a precisão, a velocidade, a dinâmica e orientação de futuro da marca.


MS: O que mudou no novo logo?
JS: Foi significativamente depurado e tornou-se mais claro. Temos a Seta Alada inscrita num círculo, que representa o mundo. A utilização do cromado e do efeito 3D referem-se à qualidade de construção. Por fim, há mais espaço entre o aro e a Seta Alada, o que trás mais claridade e transparência.


MO: Sr. Stackmann, de que forma deveremos entender o mote «Engenharia inteligente com Human Touch»?
JS: Esta fórmula expressa a essência da marca Škoda. Nós combinamos uma engenharia inteligente, orientada para os clientes, com uma organização forte, que presta serviços de qualidade.

MO: Quanto tempo demorou o processo criativo e de desenvolvimento do novo logótipo?
JS: Precisámos de cerca de 9 meses, desde que começámos até à aprovação do novo logo. Todos os meus colegas da Direção estiveram pessoalmente envolvidos nas diversas fases do processo e na gestão das nossas equipas de marketing e de design e também de uma agência exterior. O trabalho realizado em torno do novo logo foi feito com muita paixão!


MO: Onde é que a nova identidade corporativa da Škoda será implementada?
JS: A resposta é muito simples: em todo o lado. Em todas as regiões, em todos os média, em todas as localidades. Em todos os sítios onde houver clientes Škoda, testemunhar-se-á a nova identidade corporativa da marca.

MO: Quando é que o novo logótipo será introduzido na gama de veículos?
JS: O primeiro veículo a utilizar o logo será a nova berlina compacta global. De seguida será introduzido na restante gama, tão rapidamente quanto possível. No futuro o logo será separado da grelha. Ficará integrado no capô, de forma concisa.

MO: Os construtores automóveis fazem, cada vez mais, produtos inovadores. Agora, a Škoda também comunica esta nova abertura. Será um mérito da nova identidade e do novo design corporativos?
JS: O futuro da Škoda está focado em produtos práticos, espaçosos, de alta qualidade. A Škoda desenvolveu-se espetacularmente nos últimos anos e também se preocupa com uma aparência confiante.

MO: Alguns fabricantes têm uma longa história. A Škoda também tem um passado lendário, embora agitado. Porque razão o emblema dos novos veículos será desprovido da coroa dos louros?
JS: O novo logótipo baseia-se no primeiro logo da Škoda, utilizado a partir de 1925, tendo sido trabalhado de uma forma nova, mais precisa e fresca. Nós estamos orgulhosos do nosso passado – é isso que nos faz autênticos. Contudo, não pretendemos persistir no passado. Entendemo-lo de uma forma dinâmica, olhando para o futuro.

MO: A nova frescura da marca não trespassa apenas pela mensagem comunicada ao exterior, mas percebe-se que chega muitas vezes por via das decisões da Direção da marca. Como será a Škoda no futuro próximo e a médio e longo prazo?
JS: Queremos crescer de forma dinâmica: queremos ser o número 1, entre os construtores de grande volume focados numa boa prestação preço-qualidade.

MO: Muito obrigado pela sua disponibilidade.

Mais informações em: www.skoda.at

[foto: Move On | extraída de www.skoda.at]

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