O Sr.
Jürgen Stackmann é Diretor de Vendas e Marketing da Škoda Auto. A
equipa que produz a newsletter
do importador austríaco – a brilhante «Move
On» -, entrevistou-o.
E o semlimites,
com recurso às ferramentas do Google, arrisca aqui uma tradução
livre desse importante testemunho. Para que não falte nada aos leitores do semlimites.
Move On: O Sr.
Stackmann é responsável pelo novo design corporativo [DC] da Škoda.
O que é que este transporta consigo?
Jürgen
Stackmann: Queremos que o novo design exprima o «New Power of
Škoda». A Škoda está contagiada de máxima energia, o impulso é
autêntico e temos uma visão clara do futuro. É esta força de
frescura que queremos expressar no DC – ligamos a nossa tradição
ao nosso futuro.
MO: O novo logótipo corporativo
é claramente mais moderno e conciso. O que significa agora a Seta
Alada?
JS: Continua a expressar a precisão,
a velocidade, a dinâmica e orientação de futuro da marca.
MS: O que mudou no novo logo?
JS: Foi
significativamente depurado e tornou-se mais claro. Temos a Seta
Alada inscrita num círculo, que representa o mundo. A utilização
do cromado e do efeito 3D referem-se à qualidade de construção.
Por fim, há mais espaço entre o aro e a Seta Alada, o que trás
mais claridade e transparência.
MO: Sr. Stackmann, de que forma deveremos entender o mote «Engenharia inteligente com Human Touch»?
JS: Esta fórmula
expressa a essência da marca Škoda. Nós combinamos uma engenharia
inteligente, orientada para os clientes, com uma organização forte,
que presta serviços de qualidade.
MO: Quanto tempo demorou o
processo criativo e de desenvolvimento do novo logótipo?
JS: Precisámos de
cerca de 9 meses, desde que começámos até à aprovação do novo
logo. Todos os meus colegas da Direção estiveram pessoalmente
envolvidos nas diversas fases do processo e na gestão das nossas
equipas de marketing e de design e também de uma agência exterior.
O trabalho realizado em torno do novo logo foi feito com muita
paixão!
MO: Onde é que a nova identidade corporativa da Škoda será implementada?
JS: A resposta é
muito simples: em todo o lado. Em todas as regiões, em todos os
média, em todas as localidades. Em todos os sítios onde houver
clientes Škoda, testemunhar-se-á a nova identidade corporativa da
marca.
MO: Quando é que o novo logótipo
será introduzido na gama de veículos?
JS: O primeiro veículo a
utilizar o logo será a nova berlina compacta global. De seguida será
introduzido na restante gama, tão rapidamente quanto possível. No
futuro o logo será separado da grelha. Ficará integrado no capô,
de forma concisa.
MO:
Os construtores automóveis fazem, cada vez mais, produtos
inovadores. Agora, a Škoda também comunica esta nova abertura. Será
um mérito da nova identidade e do novo design corporativos?
JS:
O futuro da Škoda está focado em produtos práticos, espaçosos, de
alta qualidade. A Škoda desenvolveu-se espetacularmente nos últimos
anos e também se preocupa com uma aparência confiante.
MO:
Alguns fabricantes têm uma longa história. A Škoda também tem um
passado lendário, embora agitado. Porque razão o emblema dos novos
veículos será desprovido da coroa dos louros?
JS:
O novo logótipo baseia-se no primeiro logo da Škoda, utilizado a
partir de 1925, tendo sido trabalhado de uma forma nova, mais precisa
e fresca. Nós estamos orgulhosos do nosso passado – é isso que
nos faz autênticos. Contudo, não pretendemos persistir no passado.
Entendemo-lo de uma forma dinâmica, olhando para o futuro.
MO:
A nova frescura da marca não trespassa apenas pela mensagem comunicada
ao exterior, mas percebe-se que chega muitas vezes por via das
decisões da Direção da marca. Como será a Škoda no futuro
próximo e a médio e longo prazo?
JS:
Queremos crescer de forma dinâmica: queremos ser o número 1, entre
os construtores de grande volume focados numa boa prestação
preço-qualidade.
MO: Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Mais
informações em: www.skoda.at
[foto:
Move On | extraída de www.skoda.at]
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