Segundo artigo da autoria de Ondrej
Láník, publicado no «Auto.cz» [embora citando uma investigação
levada a cabo pela sua associada «Svět Motorů»], a versão mais
básica do Škoda 'Rapid' virá
dotada com uma nova variante do bem conhecido 1.2 HTP [série EA111], de 3
cilindros. Trata-se de um novo patamar de desenvolvimento para esta
motorização [o terceiro] que, desta forma, passará a atingir 55 KW [75 CV] de potência e uns musculados 115 Nm
de binário máximo, tendo em conta que se trata de um engenho atmosférico de baixa cilindrada. E embora o «Auto.cz» não o diga, é bem
provável que o trabalho de conceção, desenvolvimento e testes tenha ficado a cargo da Škoda -
provavelmente a marca do Grupo VAG que mais experiência tem acumulado no que concerne a motores
de 3 cilindros.
Relembre-se que esta opção surge numa altura em que o downsizing se tornou
prática comum no setor automóvel, como forma de conter os consumos. E, curiosamente, tudo isto
acontece também num momento em que diversos fabricantes premium – com particular
destaque para a BMW, a Audi e a Volvo – têm admitido não só o
enorme potencial que é reconhecido a este tipo de arquitetura, como
confirmam até o seu envolvimento no estudo deste tipo de soluções
para futuros produtos seus. Neste âmbito, há que dizê-lo, a marca de
Mladá Boleslav parte com grande vantagem, já que concebe e produz
motores de 3 cilindros a gasolina há praticamente uma década.
Mais
informações em:
[foto:
Škoda Auto]
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