sábado, 24 de julho de 2010

«A César o que é de César»


No post «Joyster», o leitor César Ribeiro deixou-nos um interessante comentário sobre as suas aspirações para o futuro da Skoda, cruzando desejos pessoais com informações veiculadas por alguns órgãos de comunicação social. Pelo interesse desta reflexão, publicamos aqui o referido texto que, pelas razões referidas acaba por ter um autor diferente do habitual. Assim sendo, é caso para dizermos «a César o que é de César». 

«Os rumores multiplicam-se em relação aos modelos a lançar pela Skoda nos próximos anos.

A Autocar lançou há pouco tempo a notícia que a Skoda lançará nos próximos 2 anos um coupé e que a marca em princípio iria recuperar o concept do "original" Joyster de 2006; agora é a Auto Express a dizer que o pequeno citadino receberá o nome de Joyster.

Seja como for, é bom ver que a marca está a expandir-se e a concentrar-se nos aspectos fundamentais do mercado, de forma a "infiltrar-se" nas vendas, como tão bem sabe fazer. A meu ver faltava urgentemente (há anos) um citadino ao grupo VW, que com o projecto Up! virá preencher essa lacuna.

Mas à Skoda faltava este coupé para "entrar no mundo" Focus, Astra, etc. Só tenho pena é que pelo parece não terá variante 3 portas, o que será uma "machadada" no coração de muitos puristas.

Falta também à Skoda um monovolume. Um monovolume tipo Sharan/Alhambra ou até como a Touran com o símbolo Skoda (que tem no seu público alvo clientes mais ligados a características como espaço, família, conforto do que a SEAT) e com preços aliciantes venderia muito...

Falta também um cabrio, que como já anunciado pela semlimites, estará preso pelo receio do grupo numa possível canibalização em relação a modelos Audi/VW, que como já se sabe, apresentam sempre uma qualidade/preço menos apelativa racionalmente do que a Skoda.

Para mim esta é uma falsa questão, já que a competição fomenta o desenvolvimento, e consequentemente beneficia o cliente, que espera comprar um bom produto a um bom preço. A canibalização é inevitável, tal como a criação dos vários grupos automóveis assim o prova. Peugeot e Citroën concorrem, tal como Lancia e Alfa Romeo ou Hyundai e Kia. Entre outros. É inevitável. Por isso já era altura da VW abrir definitivamente as portas a novos projectos por parte da Skoda e principalmente SEAT, que nos últimos tem sido verdadeiramente negligenciada pela VW.»

[esquisso do Skoda Yeti: Skoda Auto]


2 comentários:

César Ribeiro disse...

Caros colegas:

Obrigado pela participação neste verdadeiro espaço de cultura automobilística, que sejam muitos e bons!

No entanto, e caso o semlimites ainda não saiba, há novos e recentes rumores que a Skoda irá apresentar já na próxima semana no Salão Automóvel de Moscovo o substituto do saudoso Octavia Tour, ao qual (re)baptizará de Felicia. Fala-se num modelo low cost para mercados emergentes e de Leste e que será baseado na base do Polo Sedan comercializado na Rússia ou do Vento na Índia. Para a semana já saberemos se os rumores sempre se confirmam.

Saudações Skodistas

semlimites disse...

Viva César:

Muito obrigado por mais esta importante informação que teve a amabilidade de partilhar connosco. Segundo as notícias a que tivemos acesso, fala-se de uma base tecnológica superior à do VW Polo Sedan ou do Vento. Amanhã será publicado um post com a matéria que entretanto conseguimos recolher sobre esta matéria junto de órgãos de comunicação eslovacos e checos.

Saudações Skodistas, semlimites.