sexta-feira, 23 de julho de 2010

4 Décadas de 110R Coupé

Faz hoje 40 anos que se iniciou a produção do Škoda 110 R, em Kvasiny, uma fábrica que, à época, se tinha especializado na produção de pequenas séries de veículos comerciais e desportivos, com particular destaque para o mítico Felicia Cabrio.

Derivado das séries Š100/110, lançadas no mercado em 1969, o Škoda 110 R Coupé fazia uso de uma esbelta carroçaria 2+2 para apelar à forte tradição desportiva da marca. Para tal, o seu motor tinha uma potência incrementada em 9 cavalos face à berlina de que derivava. Com 1.107 cm3 de cilindrada, 62 CV atingidos entre as 5.250 e as 5.500 rpm e 86 Nm de binário máximo às 3.500 rpm, o 110 R atingia os 145 Km/h de velocidade máxima e consumia, em média, 9 l de gasolina por cada 100 Km rodados. Conhecido como 'Erko' ou até mesmo 'Porsche do Povo', o 110R teve uma carreira comercial de 10 anos, tendo a sua produção sido interrompida em 30 de Dezembro de 1980, depois de construídas cerca de 57.000 unidades.

Passados 40 anos do início da sua produção, é fácil perceber que Škoda 110R Coupé foi um automóvel que deixou [muitas] saudades. Parabéns, 110R!

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Skoda Auto]

Sem comentários: