sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Surpresa ao Café

Já é um hábito antigo. A minha mãe faz sempre a grande limpeza à casa antes do Natal. É um hábito recente. Vou todas as manhãs tomar o pequeno almoço à casa da minha mãe.
Hoje tinha uma surpresa. De tanto remexer nas gavetas para as forrar com papel novo, a minha mãe descobriu esta fotografia da Octavia Combi do meu avô. Claro que me ofereceu a fotografia.
Lembro-me daqueles faróis de nevoeiro grandes e amarelos que ajudavam imenso nas noites frias e de serrada neblina, quando o meu avô saia à meia-noite da fábrica.
Entre um golo de café e uma olhadela à fotografia, a minha memória percorreu a minha infância e a minha adolescência. Decidi ir visitar a velha e charmosa Octavia do meu avô.
Entrei na oficina de pintura e o Srº Paulo acariciava-a com lixa fina. Para a semana está pintadinha como nova, disse ele. Senti vaidade por ser o proprietário daquela Combi. Respondi-lhe, está aí muita história, é mais velha do que eu.
A velha e sempre fiel Skoda Octavia Combi do meu avô vai voltar à estrada. Estou feliz.

[fotos: adriano]

2 comentários:

bean disse...

Ena!!!
Os meu parabens. isso é para estimar. peça rara?!

semlimites disse...

Viva Bean:

De facto esta carrinha, como aliás qualquer Skoda, é para estimar. Contudo, neste caso em concreto, para além do valor crescente que o automóvel tem enquanto clássico, acresce uma enorme carga emocional e estimativa, pelo que se trata de uma Octavia Combi muito 'inflacionada' - como merece!

Saudações Skodistas, semlimites.