O dia amanheceu mergulhado num cinzento carregado e pouco amistoso, nada fazendo antever que uma pirueta meteorológica fosse capaz de dar outro brilho ao firmamento. Mas o que é certo é que, porventura bafejada com os ensejos de São Martinho, a zona ribeirinha de Belém entendeu banhar-se de sol para receber o novíssimo Yeti. Pelo menos nos bons momentos que passámos por lá.
O Yeti excede todas as boas expectativas que se têm gerado em seu redor: é particularmente bonito, sendo simultaneamente muito charmoso e discreto; não é grande nem pequeno, mas antes justamente proporcionado; é muitíssimo espaçoso e versátil e faz uso de uma panóplia de argumentos mecânicos e electrónicos capazes de envergonhar a mais sofisticada concorrência.
Neste primeiro contacto com o SUV checo tivemos o privilégio de ter como cicerone o Director de Marketing da Skoda em Portugal - Sr. Dr. Raul Simão -, que nos fez uma súmula das muitas virtudes que podemos encontrar no Yeti. Para além de um design apaixonante, o jipe tira partido de um cocktail de componentes emprestados por diversas gamas do fabricante checo, sendo, nesta perspectiva, resultado de um cozinhado gourmet, feito com os mais finos ingredientes que há dentro do universo Skoda. Não espanta por isso que a qualidade esteja, a todos os níveis, num patamar acima do expectável para um automóvel deste segmento. Nada que não se previsse vindo de um construtor como a Skoda mas, em boa verdade, não deixa de ser espantoso como a cada novo lançamento a marca de Mladá Boleslav consegue colocar a fasquia da qualidade num patamar cada vez mais distante da concorrência directa [e até mesmo indirecta], deixando os seus rivais com um problema crescente entre mãos.
Para esta apresentação nacional, o Yeti foi dado a conhecer em regime 4x2, na companhia do motor 1.2TSI de 105 CV, um engenho totalmente desenvolvido pelo Departamento Técnico de Mladá Boleslav, cujos méritos têm sido amplamente elogiados pela nata da comunicação social estrangeira. Note-se que, mesmo sem ter tracção integral, esta versão de entrada não enjeita escapadelas trialeiras, pelo que a SIVA preparou um percurso fora de estrada na zona da Praia das Maças, afim de que cerca dos 40 jornalistas convidados pudessem aferir as virtudes dinâmicas de um modelo que, em Portugal, estará à venda com preços de combate, desde €18.900. Os primeiros Yetis disponíveis para test-drive deverão chegar aos concessionários dentro de cerca de 15 dias, sendo que a entrega das primeiras unidades aos clientes está agendada para o início de Janeiro - um prazo particularmente curto tendo em conta que a fábrica de Kvasiny tem que gerir longas listas de encomendas, dado o sucesso que o modelo vem granjeando, um pouco por todo o lado, desde o seu lançamento.
De Belém viemos com a certeza de que Portugal e o Yeti combinam muito bem. Por isso fica aqui o repto: atreva-se por um caminho diferente - atreva-se por um Yeti!
[foto: joão]
O Yeti excede todas as boas expectativas que se têm gerado em seu redor: é particularmente bonito, sendo simultaneamente muito charmoso e discreto; não é grande nem pequeno, mas antes justamente proporcionado; é muitíssimo espaçoso e versátil e faz uso de uma panóplia de argumentos mecânicos e electrónicos capazes de envergonhar a mais sofisticada concorrência.
Neste primeiro contacto com o SUV checo tivemos o privilégio de ter como cicerone o Director de Marketing da Skoda em Portugal - Sr. Dr. Raul Simão -, que nos fez uma súmula das muitas virtudes que podemos encontrar no Yeti. Para além de um design apaixonante, o jipe tira partido de um cocktail de componentes emprestados por diversas gamas do fabricante checo, sendo, nesta perspectiva, resultado de um cozinhado gourmet, feito com os mais finos ingredientes que há dentro do universo Skoda. Não espanta por isso que a qualidade esteja, a todos os níveis, num patamar acima do expectável para um automóvel deste segmento. Nada que não se previsse vindo de um construtor como a Skoda mas, em boa verdade, não deixa de ser espantoso como a cada novo lançamento a marca de Mladá Boleslav consegue colocar a fasquia da qualidade num patamar cada vez mais distante da concorrência directa [e até mesmo indirecta], deixando os seus rivais com um problema crescente entre mãos.
Para esta apresentação nacional, o Yeti foi dado a conhecer em regime 4x2, na companhia do motor 1.2TSI de 105 CV, um engenho totalmente desenvolvido pelo Departamento Técnico de Mladá Boleslav, cujos méritos têm sido amplamente elogiados pela nata da comunicação social estrangeira. Note-se que, mesmo sem ter tracção integral, esta versão de entrada não enjeita escapadelas trialeiras, pelo que a SIVA preparou um percurso fora de estrada na zona da Praia das Maças, afim de que cerca dos 40 jornalistas convidados pudessem aferir as virtudes dinâmicas de um modelo que, em Portugal, estará à venda com preços de combate, desde €18.900. Os primeiros Yetis disponíveis para test-drive deverão chegar aos concessionários dentro de cerca de 15 dias, sendo que a entrega das primeiras unidades aos clientes está agendada para o início de Janeiro - um prazo particularmente curto tendo em conta que a fábrica de Kvasiny tem que gerir longas listas de encomendas, dado o sucesso que o modelo vem granjeando, um pouco por todo o lado, desde o seu lançamento.
De Belém viemos com a certeza de que Portugal e o Yeti combinam muito bem. Por isso fica aqui o repto: atreva-se por um caminho diferente - atreva-se por um Yeti!
[foto: joão]
Sem comentários:
Enviar um comentário