Se há carro que marcou o imaginário dos checoslovacos na década de 70, esse automóvel chama-se Škoda 110R. Com o seu elegante perfil de coupé, um peso relativamente baixo e motor e tracção traseiros, o 110R era sinónimo de pura diversão sobre rodas, tendo conquistado uma fervorosa legião de fãs, um pouco por todo o mundo. Rapidamente apelidado de ‘Porsche do Povo’, o 110R foi alvo de uma louca corrida aos concessionários na sua terra natal, dando origem a longas listas de espera, já que a fábrica privilegiava as exportações em detrimento do mercado interno.
Não espanta, por isso, que ainda hoje, tanto na República Checa, como na Eslováquia, seja visto como uma autêntica lenda rolante, capaz de despertar as maiores paixões. Petr Novák, designer-chefe do estúdio Novague, coordenou o desenvolvimento de um 110R do século XXI, com a chancela da Erko, capaz de reavivar o espírito imortal deste incontornável ícone dos anos 70. Mas neste tributo ao passado, Novák não se inspirou apenas no 110R - para a traseira do protótipo foi colher informação à versão desportiva do modelo - o mítico 130RS, que tantos louros conquistou para a marca de Mladá Boleslav.
Resta saber se pela mão da Erko ou pelo próprio punho da Seta Alada, o 110R voltará a fazer as delícias de milhões de aficionados da Skoda, que tanto anseiam por um desportivo da marca para saborear as velozes estradas do século XXI.
Mais informações em: auto.idnes.cz [imagens: Novague / extraídas de auto.idnes.cz]
Não espanta, por isso, que ainda hoje, tanto na República Checa, como na Eslováquia, seja visto como uma autêntica lenda rolante, capaz de despertar as maiores paixões. Petr Novák, designer-chefe do estúdio Novague, coordenou o desenvolvimento de um 110R do século XXI, com a chancela da Erko, capaz de reavivar o espírito imortal deste incontornável ícone dos anos 70. Mas neste tributo ao passado, Novák não se inspirou apenas no 110R - para a traseira do protótipo foi colher informação à versão desportiva do modelo - o mítico 130RS, que tantos louros conquistou para a marca de Mladá Boleslav.
Resta saber se pela mão da Erko ou pelo próprio punho da Seta Alada, o 110R voltará a fazer as delícias de milhões de aficionados da Skoda, que tanto anseiam por um desportivo da marca para saborear as velozes estradas do século XXI.
Mais informações em: auto.idnes.cz [imagens: Novague / extraídas de auto.idnes.cz]
Sem comentários:
Enviar um comentário