sábado, 18 de outubro de 2008

Um Pedaço de História [6º Capítulo]

Laurin & Klement typ A

O primogénito de todos os Skodas foi o incontornável Laurin & Klement typ A, de 1905. Construído em duas variantes de carroçaria – a glamorosa 'Voiturette' e uma cambiante com cabina fechada –, o primeiro automóvel da fábrica de Mladá Boleslav era uma das mais caras e luxuosas viaturas da sua época, assumindo desde logo o posicionamento de topo que caracterizaria a primeira fase da empresa.

Dado o elevado sucesso almejado por este automóvel, do qual foram construídas 44 unidades [42 Voiturette's, 1 cambiante com carroçaria fechada e 1 conjunto quadro/motor], o L&K typ A tornou-se no arquétipo dos automóveis clássicos checos. Não espanta pois que seja considerado um ícone, não só para a Skoda, como também para toda a indústria automóvel da época.

Principais Características Técnicas:

Quadro: estrutura constituída por perfis em U, rebitados entre si.
Carroçaria: variantes aberta [Voiturette] com 2 lugares em banco corrido ou cabina fechada.
Motor: a gasolina, refrigerado a água, com 2 cilindros em V.
Cilindrada: 1.005 cm3.
Potência Máxima: 5.2 KW [7 CV].
Velocidade Máxima: 40 Km/h
Produção: 44 automóveis [42 Voiturettes, 1 variante com carroçaria fechada e 1 conjunto chassis/motor]. Adicionalmente, foram ainda produzidos 27 motores independentes.


Mais informações em:

[fotos: Skoda Auto]

Sem comentários: