quinta-feira, 23 de outubro de 2008

'Roi des Belges'

O Skoda Auto Museum tem um património invejável, 'varrendo' uma boa parte dos 113 anos da nata da indústria velocipédica e automóvel checa. Porém, até num museu deste gabarito há lacunas muito difíceis de colmatar, como é o caso de alguns modelos dos primórdios da empresa, dos quais foram fabricadas poucas unidades, 'dispersas' por diversas variantes de carroçarias.

Engloba-se neste lote de raridades o saudoso Laurin & Klement G - um automóvel do qual só restam duas unidades em todo o mundo, com a particularidade de ambas ostentarem carroçarias diferentes.

Ora, por intermédio do Sr. Vladimir Hoherek, o Skoda Auto Museum tem agora a oportunidade de expor um luxuosíssimo L&K G [no caso um GR4], guarnecido com a charmosa carroçaria Phaeton, à qual foi dada o epíteto de 'Roi des Belges'.

Não sendo certo o ano de produção deste exemplar, julga-se que o mesmo deverá ter sido construído em 1909, estando por isso muito próximo de celebrar o seu 1º centenário de vida.

O proprietário deste monumento rolante sintetiza: «Penso que este automóvel incorpora a excelência e a qualidade proclamadas pela Laurin & Klement. Quem tem a oportunidade de o apreciar sente um charme especial e a necessidade de expressar apreço e respeito pela arte dos nossos antepassados».

Basta olharmos para as fotografias para o percebermos...

Mais informações em: www.skoda-auto.cz

[fotos: Skoda Auto]


Sem comentários: