A Skoda Auto, que hoje reconhecemos como um dos mais bem sucedidos construtores automóveis da actualidade, provém da genialidade de Vaclav Laurin e de Vaclav Klement.
Hoje, dia 13 de Agosto de 2008, passam precisamente 70 anos sobre o falecimento de Vaclav Klement, um pacato livreiro que, depois de redigir uma carta para o representante da Seidel & Naumann no já decadente Império Austro-Húngaro, afim de obter informações relativas à reparação da sua bicicleta, recebeu uma curta missiva a dizer que se quisesse uma resposta às suas questões teria que redigi-las num idioma decifrável. Foi este singular facto que levou Klement a associar-se a Laurin para darem início a um pequeno negócio de reparação de bicicletas, que rapidamente se transformou numa fábrica de velocipedes - primeiro a pedais e pouco tempo depois a motor.
Apenas dez anos depois do arranque da empresa, a Laurin & Klement podia orgulhar-se de lançar o seu primeiro automóvel - a inebriante Voiturette A -, dando início a uma imparável história de sucessos.
Enquanto Vaclav Laurin assumia o comando técnico da empresa, Klement tomava conta da Direcção-Geral da L&K, pondo em prática todo o seu talento para o negócio e as suas perspicazes faculdades de gestão para vencer no complexo mundo do sector automóvel. Porém, o que a maior parte das pessoas desconhece é que Klement também tinha 'veia' para a escrita - quiçá um legado da sua actividade de livreiro -, tendo chegado a associar-se ao jornalista Wilhelm Heinz para redigir o livro «A História do Automóvel», uma preciosidade dos anos 30 a que o semlimites adoraria ter acesso.
Por ocasião do aniversário do triste desaparecimento de Vaclav Klement, o semlimites presta aqui uma singela homenagem a uma grande personalidade do mundo automóvel - um ícone do pioneirismo no mundo motorizado a quatro rodas. Um grande senhor...
[foto: autor desconhecido]
Sem comentários:
Enviar um comentário