domingo, 17 de agosto de 2008

Tudo em Grande [ I ]

Para quem segue atentamente o crescimento sustentado da Skoda alemã, depreende rapidamente que os marketeers germânicos apostam forte no prestigiar da imagem da marca naquele país. O envolvimento da Skoda Deutschland em ralis de clássicos e o patrocínio de eventos culturais, por exemplo, são duas áreas onde o importador alemão investe muito, extraindo daí um elevado retorno, como o compravam os sucessos acumulados ao longo dos anos em termos de prestígio, visibilidade, vendas e satisfação dos clientes.

Num país onde a Cortina de Ferro ficará marcada de forma indelével na memória colectiva do seu povo, pelo abrupto apartar, durante décadas, de duas faces de um mesmo território, devastando famílias, separando amizades e ignorando tradições e culturas comuns, poder-se-ia pensar que voltar ao passado de uma marca que tinha ficado do 'lado de lá' da muralha, seria repor o dedo numa ferida que desta forma correria o risco de se tornar insanável.

Puro engano! O que os marketeers alemães fizeram foi demonstrar que a Skoda tem um longo passado do qual se pode orgulhar. Um passado que está acima das vicissitudes da história. A verdade é que, quer em tempos de bonança, quer de adversidade, a marca sempre ofereceu a máxima excelência aos seus clientes, tendo em conta os diversos contextos em que desenvolveu a sua secular actividade. Nada a temer, portanto. Antes pelo contrário!

Por isso, é com naturalidade que vemos que o importador alemão da Seta Alada volta a patrocinar mais um grande evento de automóveis antigos e de cultura - o «Frankfurt-Weimar Skoda Classic» -, um rali que segue o trilho de duas grandes personalidades germânicas – Goethe e Schiller -, dois dos expoentes máximos do romantismo literário alemão, que foram também incontornáveis pensadores do seu tempo.

A prova deste ano realiza-se entre 15 e 18 de Agosto e conta com um Laurin & Klement 110 Phaeton de 1925, dois Skoda Popular (um de 1934 e outro de 1938), um Superb OHV de 1939, um Skoda 1101 de 1949 e, claro, o incansável 110R Coupé de 1971, pilotado por Mathias Kahle. Mas nem só de Skodas se faz a festa, e estão igualmente presentes uma série de belíssimos exemplares da Borgward, da Ferrari, da Fiat, da Ford, da Jaguar, da Lancia, da Maserati, da Mercedes-Benz, da Opel, da Porsche, da Range Rover e da Volkswagen.

Tudo em grande, como só a Skoda sabe fazer...

Mais informações em: www.frankfurt-weimarcarclassic.de

[foto da edição de 2007, extraída do sítio www.frankfurt-weimarcarclassic.de]

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