Porém, as boas impressões colhidas aquando da apresentação internacional à imprensa serviram apenas de 'teaser' para contactos mais profundos que, na maioria dos casos, só serão efetuados quando o Rapid iniciar a sua carreira comercial, já a partir do Salão de Paris. Contudo, a verdade é que o «AutoForum.cz» conseguiu já ter acesso a uma unidade 1.2 TSI de forma a tirar teimas quanto às mais-valias evidenciadas num primeiro contacto com o modelo. É que nesse encontro inicial, Pavel Janda terá ficado desconfiado com o fulgor das prestações evidenciadas pelo 1200 cm3 de 105 CV. Agora, para 'espremer' todo o sumo deste aparentemente pacato familiar, Janda levou o automóvel da Seta Alada para um longo passeio, culminando o teste com serpenteantes e muitos inclinadas estradas de montanha. Deste modo, teve oportunidade de forçar o Rapid a condições extremas de aceleração em subida, a submeter o seu chassi a transferências de massas sucessivas e imprevisíveis e a testar múltiplas situações de travagem a alta velocidade, em descidas com declives não tão severos como os de Grossglockner, mas ainda assim muitíssimo pronunciados.
Resultado: o Rapid deixou Pavel Janda boquiaberto. A sua vocação de pacato familiar foi transcendida por um motor com enorme pulmão, um chassi muito competente e divertido e um sistema de travagem com uma eficácia e uma resistência à fadiga de fazer inveja a muitos compactos com ambições desportivas. Só assim se justifica o seu desabafo: «Conduzir a novidade de Mladá Boleslav pode ser rápido e divertido, sendo, a este respeito, um pequeno milagre».
O vídeo que ilustra este post, retrata apenas uma pequena parte do prazer de condução proporcionado pelo Rapid.
Mais informações em: www.autoforum.cz
[filme: «AutoForum.cz» | extraído do YouTube]
Sem comentários:
Enviar um comentário