sábado, 8 de setembro de 2012

4ª Edição do Rali «Schloss Bensberg Classics»












Entre 7 e 9 de setembro realiza-se um dos mais importantes e prestigiados ralis de automóveis clássicos do mundo: o famoso «Schloss Bensberg Classics» - uma prova onde, segundo a própria organização, só são admitidos «automóveis muito importantes».

A fábrica Škoda, com uma história riquíssima e um património rolante de primeira água, não teve qualquer dificuldade em passar o rigoroso crivo das inscrições, participando na prova com duas preciosíssimas jóias - um luxuoso 860 de 1932 [que participará no 'Concours d'Elégance'] e um magnífico Popular Monte Carlo de 1937 [que se fará à estrada para defender os predicados dinâmicos das criações de Mladá Boleslav].

O Škoda 860 cabriolet é uma peça exclusiva, já que é o único sobrevivente das 4 unidades fabricadas com este tipo de carroçaria. Curiosamente, durante o seu período de vida ativa, este maravilhoso exemplar não foi poupado a esforços e maus tratos, tendo servido, entre outras coisas, como carro dos bombeiros. Adquirido em 1974 por Jaroslav Janáček, foi restaurado num meticuloso e longo processo, só terminado no final da década de 1990, sendo então comprado pela Škoda, como forma de enriquecer o seu valioso espólio histórico. 

Quanto ao coupé Popular Monte Carlo, dispõe de um motor 1.386 cm3, de 4 cilindros, debitando 30 CV, o que lhe confere uma velocidade máxima de 110 km/h. Porém, com 76 anos de idade e um percurso de 150 km para devorar neste Rali, dificilmente o Monte Carlo será puxado aos limites, até porque se trata, igualmente, de uma peça única proveniente do Museu da marca. Ainda assim, a marca de Mladá Boleslav não hesita em levar o seu acervo para a estrada, o que não deixa de ser uma ousadia a que poucos fabricantes se dão ao luxo. Claro que, neste aspeto, as lendárias robustez e fiabilidade Škoda fazem toda a diferença - predicados imutáveis em 107 de construção automóvel. 

Por fim, refira-se que o júri do 'Concours d'Elégance' será composto por estrelas da indústria, do design e do desporto automóvel, sendo dirigido por Franz-Josef Paefgen e abrilhantado por Giorgetto Giugiaro, Chris Bangle, Jacky Ickx e Walter de’Silva. Tudo nomes sonantes, que fazem jus à exclusividade da prova.


Mais informações em: www.skoda-auto.com


[foto: Škoda Auto]

Sem comentários: