terça-feira, 26 de junho de 2012

Skoda Rapid | Primeiro Teste





Embora os responsáveis da marca presentes em Viena não o tenham confirmado, o jornalista checo que fez o teste ao serviço do «auto.cz» está profundamente convicto que o chassi do novo Rapid será muito próximo do que conhecemos do Roomster, cruzando diversos módulos de diferentes modelos da marca. No princípio de julho, quando tiver lugar a apresentação oficial à imprensa, é natural que sejam divulgados dados fidedignos sobre esta matéria.
Em termos de espaço, regista-se uma referencial capacidade de bagageira para este segmento - na ordem dos 550 l - e um espaço interior para passageiros que é muitíssimo interessante, sobretudo, longitudinalmente. A este propósito é feita uma comparação direta com o Octavia, não havendo diferenças significativas a registar, embora o Rapid seja um pouco mais estreito que o seu irmão mais velho.
No que toca a soluções «simply clever», o «Auto.cz» registou nada menos que 19 detalhes inteligentes com assinatura da marca de Mladá Boleslav e que vão desde o já corrente [para a Skoda] clip para os talões do parquímetro, à dotação de porta-garrafas nas bolsas das portas da frente, até um removedor de gelo escondido na tampa do depósito de combustível. Tudo isto, sem esquecer um muito prático tapete de dupla-face que forra o fundo da bagageira - ora revestido a carpete ou com acabamento em borracha, para quando se transportam objetos sujos e/ou molhados.
Em termos mecânicos, o Rapid ensaiado vinha dotado com o já conhecido 1.6 TDI de 105 CV, que se portou à altura das expetativas, isto é solícito desde baixa rotação, elástico e muito económico, registando um consumo médio de 5.0 l/100 km. Em condução desportiva, a aferição subiu, mas para uns ainda assim referenciais 6.5 l, o que atesta bem do trabalho feito em termos de economia.
Por fim, o chassi revelou-se particularmente estável em reta e eficaz em curva, tendo um pisar sólido e competente, apenas tendencialmente mais seco em estradas muito degradas. Já no que toca à segurança ativa, a «Auto-cz» garante que os dados recolhidos apontam para o topo do segmento.
Ou seja, deste primeiro contacto fica a impressão de estarmos na presença de um automóvel muitíssimo equilibrado, onde o espaço, a eficiência e a qualidade geral são as tónicas dominantes. 
Mais informações em: www.auto.cz
[fotos: Auto.cz | extraídas de: www.auto.cz]



Sem comentários: