quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Duas Décadas
























Em 9 de dezembro de 1990, faz hoje precisamente 20 anos, o Governo checo tomou a decisão de escolher o Grupo VW como parceiro preferencial para a privatização da Skoda, confiando na estratégia desenhada em Wolsburgo para, não só preservar a marca da Seta Alada, como também conferir-lhe um novo futuro.

Relembre-se que, apesar de a Skoda ser então uma marca sobre-endividada e esgotada nas suas capacidades, em consequência de todas as limitações decorrentes do contexto histórico vivido pelo seu país natal, a verdade é que o construtor de Mladá Boleslav sempre se revelou altamente atrativo para a indústria automóvel desenvolvida, colhendo, numa fase inicial, o interesse de 24 grupos industriais. Mais tarde, o Governo checo selecionaria 12 dessas empresas, decidindo, no Verão de 1990, concentrar a sua apreciação nas duas propostas mais favoráveis – as do Grupo VW e a do consórcio franco-sueco da Renault/Volvo.

Sendo a proposta germânica aquela que dava melhores garantias de preservação da marca da Seta Alada – comprometendo-se, não só a manter o Favorit em produção, como também a construir um futuro promissor para o construtor checo -, o Governo de então não hesitou em confiar os destinos da sua jóia da coroa ao império de Wolsburgo. E em boa hora o fez, já que os 20 anos de sucessos continuados são a melhor prova do acerto estratégico delineado há duas décadas atrás.

Em Abril de 2011 celebrar-se-á a formalização do acordo celebrado entre o Estado checo e o Grupo VAG, efeméride que será assinalada com a estreia de um novo logótipo para a Skoda Auto.

Mais informações em: www.tyden.cz

[foto: Skoda Auto]

Este post foi redigido ao abrigo do Acordo Ortográfico de 1990, oficialmente em vigor em Portugal desde 13 de maio de 2009.

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