sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Despesa Pública

Nos dias que correm, não há jornal, noticiário televisivo, transmissão radiofónica, ou sítio informativo que não fale na imperiosa necessidade de se cortar drasticamente na despesa pública. Na política, como no futebol, há opiniões para todos os gostos, - e nestas coisas o semlimites presa-se pelo seu 'supra-partidarismo' -, mas este até acaba por ser um daqueles pontos em que, no plano meramente teórico, parece haver algum consenso entre as diversas forças políticas. Infelizmente, e à boa maneira portuguesa, a dificuldade está, não só na inércia da passagem das palavras aos actos, como no simples entendimento entre aquilo que é fundamental e o acessório. 

Enquanto, por cá, nos embrenhamos em discussões estéreis, da Alemanha chega-nos mais um bom exemplo de como é fácil reduzir os encargos do erário público: na hora de trocar o automóvel oficial do Presidente da Câmara de Essen, aquele município entendeu não substituir o Mercedes-Benz existente por um automóvel da mesma marca, mas antes optar por uma alternativa mais económica. A opção recaiu, naturalmente, sobre um Skoda Superb, que permitiu uma redução do investimento na ordem dos €30.000 só na aquisição, sem que a dignidade e a elegância exigidas fossem minimamente beliscadas. Na manutenção, é expectável que a redução de despesas seja igualmente significativa. É só um exemplo, mas €30.000 em impostos é muito dinheiro num só carro. Dinheiro que faz [muita] falta para suprir as inúmeras urgências dos nossos tempos.

Estamos certos que, para além de estar satisfeito com a redução efectiva da despesa em transportes, o Presidente da Câmara de Essen estará maravilhado com a troca, pois, de facto, o Superb é mesmo muito automóvel por muito menos dinheiro. E por cá, não há ninguém simply clever que queira fazer o mesmo?

Mais informações em: www.derwesten.de

[foto: Der Westen | extraída de www.derwesten.de]  

Sem comentários: