sábado, 2 de outubro de 2010

Chegou o Octavia Tour II

























O Octavia da primeira geração terminou a sua longa carreira de sucesso. Foram 14 anos de glória, dos quais os últimos 6 já sob o epíteto «Tour». É um carro que deixa [muitas] saudades. Entretanto, a sua substituição por um modelo integralmente novo está agendada para 2012, sendo que há que preencher o vazio temporal que se abre desde a saída do último Octavia I das linha de produção de Vrchlabi até à entrada no mercado desse tão desejado novo automóvel.

À boa maneira da Skoda, a solução encontrada foi simplesmente inteligente. Utilizou-se a actual geração Octavia na sua compleição pré-facelift, criaram-se níveis de equipamentos adequados ao target «Tour» e recorreu-se a motorizações específicas, tudo medidas que permitem, não só manter a competitividade da gama, como evitar indesejada 'canibalização' interna. 

Equipado com motores 1.4 e 1.6 MPI a gasolina, de 80 e 102 CV, e 2.0 TDI de 110 CV a gasóleo, todas elas cumprindo as normas EU5, o Octavia Tour II propõe muito carro por pouco dinheiro. Estamos por exemplo a falar de uma suspensão traseira multilink, de uma habitabilidade e de uma capacidade de carga absolutamente referências e de um design elegante e intemporal, que o tornam numa proposta arrasadora.

Pelo que foi oficialmente anunciado, o 2.0 TDI não virá para a Europa, sendo que, de igual forma, o 1.4 MPI não chegará aos mercados fora da zona Euro. Por outro lado, o alinhamento comercial previsto para cada país é ainda desconhecido [excepção da República Checa]. Neste sentido, e dadas as idiossincrasias específicas do mercado português, não sabemos ainda se o Tour II chegará ou não ao nosso país.

Dotado de novos espelhos retrovisores [iguais ao do novo Octavia, embora sem pintura] e de uma nova antena, agora mais curta, o Octavia Tour II tem argumentos muito fortes para se impor no mercado. Pena não vir equipado com o 1.6 TDI de 75 CV e/ou de 90 CV para também poder fazer valer os seus trunfos no mercado Europeu de motores diesel.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto: Skoda Auto]  

Sem comentários: