Em 1995, a Škoda lançava o modelo Pickup [typ 797], baseado no Felicia. Tratava-se de um veículo comercial ligeiro, dotado de enorme robustez mecânica, grande capacidade de carga e que, mesmo sendo um carro de trabalho, não era alheio a um certo charme, como é típico de todas criações made in Mladá Boleslav.
O automóvel, de tracção dianteira, esteve disponível com 4 motorizações distintas: 1.3 OHV [40 KW às 5000 rpm], 1.3i OHV [50 KW às 5500 rpm] e 1.6 OHC [55 KW às 4500 rpm], todas a gasolina, e 1.9 OHC [47 KW às 4300 rpm], a diesel. Em termos de prestações, a Pickup atingia entre 150 e 160 Km/h de velocidade máxima, consoante as motorizações, valores muito apreciáveis para um comercial ligeiro.
Ao todo, foram construídas 124.565 unidades da Pickup, às quais se juntaram, a partir de 2000, 4.016 Felicias Fun [typ 796], um interessante modelo de que já aqui falámos no semlimites.
Passados 15 anos sobre o seu lançamento comercial, prestamos aqui uma singela homenagem a esta pequena-grande Pickup. Faz saudades...
Mais informações em: http://www.skoda-auto.com/
[foto: Skoda Auto]
2 comentários:
Em 1998 o município de Loures adquiriu 20 viaturas pick-up Felicia com motorização diesel para o Deptº do Ambiente, tendo sido 18 delas distribuídas pelas freguesias do Concelho para transporte de material para a limpeza urbana.
Todas estão ao serviço; e a maior prova de robustez e fiabilidade deu a carrinha de Frielas que há dois anos ficou submersa pelas cheias na Freguesia.
Lavadinha ficou como nova.
È a melhor homenagem que se pode prestar a estas viaturas.
Fantástico, João! Se tiver forma de nos arranjar fotos dessas Pickups [sobretudo da de Frielas], faremos um post sobre o assunto. Muito obrigado pela sua interessante participação no nosso blogue - esta história é interessantíssima. Saudações Skodistas, semlimites.
Enviar um comentário