Muito desejado para a gama Octavia, o motor 1.2 TSI chegará ao familiar checo já no início do próximo ano. Segundo a sempre bem informada Auto.cz, o importador holandês da marca da Seta Alada terá já anunciado oficialmente o início das entregas desta nova variante do Octavia para Fevereiro de 2010.
A nova unidade motriz terá a responsabilidade de substituir o muito popular 1.6 de 75 KW, uma mecânica muito robusta que, depois de tantos anos no activo, sai de cena com a certeza de um substituto à altura. Aos 7.4 l/100 Km de consumo combinado do 1.6, o novo 1.2 TSI opõe uma frugalidade média na ordem dos 5.7 l por uma centena de kilómetros [5.9 com caixa DSG]. Tudo isto aliado a óptimas prestação e baixas emissões poluentes, sobretudo tendo em conta que se trata de um automóvel com 77 KW de potência máxima e um binário fulgurante, na casa dos 175 Nm, desde as 1.550 rpm.
Muito curioso, é ainda o facto de, 50 anos depois do seu lançamento, o Octavia voltar à sua cilindrada original - 1.200 cm3. E sendo esta nova versão apimentada com turbo e injecção directa - predicados que lhe conferem a prestigiada sigla TSI -, convém lembrar que, já na sua compleição original, o primeiro Octavia também dispunha de um 1.2 de temperamento desportivo que, curiosamente, se denominava… TS [iniciais de Touring Sport] - uma coincidência timbrada com meio século de uma história plena de sucessos.
Skoda Octavia 1.200 - 50 anos de experiência, 50 anos de excelência.
Mais informações em: www.auto.cz [foto: cs.wikipedia.org]
A nova unidade motriz terá a responsabilidade de substituir o muito popular 1.6 de 75 KW, uma mecânica muito robusta que, depois de tantos anos no activo, sai de cena com a certeza de um substituto à altura. Aos 7.4 l/100 Km de consumo combinado do 1.6, o novo 1.2 TSI opõe uma frugalidade média na ordem dos 5.7 l por uma centena de kilómetros [5.9 com caixa DSG]. Tudo isto aliado a óptimas prestação e baixas emissões poluentes, sobretudo tendo em conta que se trata de um automóvel com 77 KW de potência máxima e um binário fulgurante, na casa dos 175 Nm, desde as 1.550 rpm.
Muito curioso, é ainda o facto de, 50 anos depois do seu lançamento, o Octavia voltar à sua cilindrada original - 1.200 cm3. E sendo esta nova versão apimentada com turbo e injecção directa - predicados que lhe conferem a prestigiada sigla TSI -, convém lembrar que, já na sua compleição original, o primeiro Octavia também dispunha de um 1.2 de temperamento desportivo que, curiosamente, se denominava… TS [iniciais de Touring Sport] - uma coincidência timbrada com meio século de uma história plena de sucessos.
Skoda Octavia 1.200 - 50 anos de experiência, 50 anos de excelência.
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