sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Maré Alta


No passado mês de Novembro, a Skoda Auto reforçou a fulgurante saída da crise que, de há uns meses para cá, vem desenhando com particular vigor. Nos 4 cantos do mundo, a marca da Seta Alada ousou vender 55.460 novos veículos, o que representa um crescimento de 26% face a igual período do ano passado e é uma autêntica pedrada no charco em que está mergulhado o sector.

A Europa Ocidental continua a ser a região do globo mais favorável ao símbolo da Seta Alada, colhendo 29.8% do total das vendas registadas [25.565 automóveis]. Só na Alemanha, venderam-se 10.219 Skodas em Novembro, mais 32% do que no mês homologo do ano passado. Destaque também para o Reino Unido, onde o registo de 2.511 novos veículos garantiu um crescimento de 45.3%, comparativamente a Novembro de 2008.

Na República Checa, a Skoda ainda é rainha e senhora e os novos 5.403 automóveis que espelham o orgulho daquele país, garantiram uma subida nas tabelas na ordem dos 10.6 pontos percentuais. Também a Oriente, sobretudo da China e da Índia, as notícias não podiam ser mais animadoras, com a Skoda a crescer a passos de gigante.

E por cá? Em Portugal também estamos em grande! Depois de um início de ano particularmente difícil, a Skoda portuguesa trepou mais 2 posições no ranking mensal [relativamente a Outubro], vendendo 325 novos automóveis. E se o ano não estivesse quase a acabar, os valores finais acumulados de 2009 teriam certamente outro pendor. Ainda assim, os números recentes apontam para que a marca de Mladá Boleslav se prepare para viver um início de 2010 em autêntica ‘maré alta’.

Uma curiosa nota final: sabia que o Octavia voltou a ser o automóvel mais vendido da marca checa a nível mundial, registando 20.911 novas unidades? [+17.4% do que em 2008]. Pois é, nem mesmo os 19.598 clientes que optaram pelo Fabia [+23.2% do que em 2008], foram suficientes para bater a imparável dinâmica de uma gama quinquagenária, que se apresenta no mercado mais jovem e forte do que nunca.

Mais informações em:
www.autoinforma.pt

[foto: joão]

Sem comentários: