domingo, 13 de setembro de 2009

Um Tour Popular

A Direcção da Skoda Auto já anunciou oficialmente que o Octavia Tour será descontinuado durante o ano de 2010, tornando-se o automóvel com o historial de produção mais longo da marca. Por seu turno, foi também comunicado que o Tour terá um sucessor, cujo posicionamento comercial se fará entre as gamas Fabia e Octavia.

O novo automóvel, que terá dimensões um pouco inferiores às do Octavia II, destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir um carro bastante espaçoso a um preço muito competitivo, contando para tal com um design integralmente novo e motorizações de baixa cilindrada.

A sempre diligente «Auto.cz» cita alguns órgãos de comunicação checos que adiantam a eventual recuperação de um nome histórico para baptizar o novo automóvel, como aconteceu com o Favorit [nos anos 80], o Octavia [na década de 90] ou o Superb [no princípio do novo século]. Neste sentido, avança-se já com o nome Popular como sendo provável para o herdeiro da gama Octavia Tour. E a marca não confirma, nem desmente - apenas garante que o carro terá uma designação diferente da actual, a revelar oportunamente.

Mais informações em: www.auto.cz

[foto do Skoda Joyster: Skoda Auto / edição: semlimites]

4 comentários:

César Ribeiro disse...

Aqui está uma grande notícia! Mais um modelo Skoda, agora para competir no segmento Focus/Golf. Se a Skoda lançar um novo modelo com um "preço de combate", e com a qualidade q lhe é reconhecida, vai ser mais um best-seller!
Eu já ando a dizer há tempos q à Skoda fazia falta um concorrente ao Focus, um concorrente ao C1 e um monovolume de 7 lugares. Quando a Skoda tiver todos estes modelos cá fora, meus amigos, vai ser realmente um caso de sucesso!
Neste momento a Skoda ocupa o 12º lugar no ranking europeu de vendas, o q me parece espantoso, tendo em conta q a Skoda só tem 4 modelos à venda (5 com o Yeti, mas q ainda não está à venda). Com o Yeti e mais estes 3 modelos q mencionei acredito sinceramente q a Skoda poderia pensar noutros voos, e q seguramente não se ficaria pelo 12º lugar nas vendas.

semlimites disse...

César:

Estamos certos que a notícia poderá ser ainda mais favorável do que possa imaginar. É que se há indícios de que a Skoda irá lançar uma versão hatchback do Octavia III, tal como noticiámos no post ’Golfster’ [em http://skoda-semlimites.blogspot.com/2009/07/golfster.html], parece também evidente que o sucessor do Octavia Tour será um outro modelo complementar, com carroçaria de três volumes, tal como acontece com o original que substituirá. Ou seja, a gama Skoda poderá ser ainda mais rica, extensa e completa do que o César preconiza.

O mais forte indício desta premissa vem da entrevista que fizemos ao Sr. Director-Geral da Skoda no nosso país - Dr. Orlando Teixeira -, que, em Abril de 2008 nos revelava: «[…] lançaremos nos próximos anos um SUV, bem como uma série de novos modelos que por ora não revelaremos. Contudo, poderei adiantar que estamos a trabalhar num substituto para Octavia Tour, que será uma limousine compacta de 3 volumes, concebida para consolidar a posição da marca nos mercados de leste. […] [http://skoda-semlimites.blogspot.com/2008/04/o-director-geral-da-skoda-na-1-pessoa.html]. Dificilmente arranjaríamos uma fonte mais segura.

Muito obrigado por mais esta sua participação. Até breve, semlimites.

César Ribeiro disse...

Depois de uma exaustiva procura na internet ainda fiquei mais baralhado...
O q me diz é q vão sair 2 modelos, é isso? É q pensei q este Tour http://new.skoda-auto.com/com/model/tour/look/Pages/Look.aspx só era vendido nos mercados de Leste e q o iriam substituir, só q tenho lido em muitos lados q o modelo Octavia (o meu) iria ser descontinuado em 2010 e q iriam nascer 2 novos carros: um novo Octavia totalmente novo com base na carroçaria do Golf VI e o tal Popular, q seria o seguidor do Octavia Tour e q viria preencher a lacuna entre o Fabia e o Octavia. É isto, ou estou errado? Por um lado é bom, mas por outro lado é pena (para mim) porque ainda estou à espera do meu carro e já sei q para o ano vai ser descontinuado. Seja como for, 25 000€ pela nova Octavia Break Elegance é realmente um preço fantástico, independente do modelo ser descontinuado amanhã ou daqui a 10 anos!

Um abraço,

César

semlimites disse...

Viva César:

Pode ficar tranquilo porque muito dificilmente o seu automóvel será substituído antes de 2011, já que o modelo deverá ter um ciclo de vida na ordem dos 7 anos [recorde-se que foi lançado, na sua versão original, em 2004]. Por outro lado, os custos de desenvolvimento do facelift que o modelo recebeu no final do ano passado teriam uma margem de retorno demasiado pequena, caso o Octavia III [baseado no quadro do Golf VI] chegasse já em 2010.

O que pretendemos dizer no nosso post foi que, de facto, se espera pelo alargamento da próxima geração Octavia, com o lançamento das clássicas versões berlina e carrinha, mas com a novidade da inclusão de um hatchback concorrente directo dos Golf, Astra, Focus, 308, Mégane, etc.

Complementarmente, será lançado um substituto para o Octavia Tour que quase garantidamente será uma berlina de 3 volumes, fazendo a ponte entre as gamas Fabia e Octavia.

Uma nota final: o Octavia Tour não se vende apenas em mercados emergentes. Na Alemanha, por exemplo, o modelo tem tido uma prestação comercial assinalável, mesmo não sendo tão popular como o Octavia ou o Fabia. Em Portugal, infelizmente, o modelo não se vende, em parte devido à nossa fiscalidade. Porém, como no novo automóvel o forte serão as baixas cilindradas, abre-se espaço à sua comercialização por cá, apesar das berlinas não serem o forte dos portugueses.

Esperamos ter ajudado a esclarecer este tema. Muito obrigado pela sua participação e mais uma vez parabéns pela sua compra. Saudações Skodistas.

semlimites