segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novo Presidente


Já aqui o tínhamos anunciado há muito, mas a confirmação oficial só chegou agora: a partir de 1 de Setembro Reinhard Jung reformar-se-á, sendo substituído na presidência da Skoda Auto por Winfried Vahland. O novo presidente do construtor checo tem 53 anos e conta com a experiência de ter desempenhado múltiplos cargos dentro do Grupo VW, da qual destacamos uma passagem pela Direcção da marca da Seta Alada, quer como responsável pela área de negócios, quer como vice-presidente do órgão executivo da empresa. Ultimamente, Winfred Vahaland tem dirigido a divisão chinesa de todo o Grupo VAG, o que se consubstanciou num crescimento massivo da Skoda, da Audi e da Volkswagen naquele país.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Skoda Auto]

domingo, 30 de maio de 2010

Assistência ao Estacionamento

«Park without the BOOM. SkodaSuperb with Park Assist»

«Park without the OH NO! SkodaSuperb with Park Assist»

«Park without the BOING. SkodaSuperb with ParkAssist»

«Park without the POP. SkodaSuperb with Park Assist»

[Publicidade: Skoda Auto | concebida pela agência Road, Barcelona]

sábado, 29 de maio de 2010

Novos Fabia e Roomster em Festa Nacional





[filme produzido por Prestígio Eventos  | extraído do YouTube]

sexta-feira, 28 de maio de 2010

«Vinnertype...»


[imagem: publicidade norueguesa de época ao 1000MB]

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prémio «Melhor Construtor do Ano 2010»



A «Which?» atribuiu à Skoda o galardão de Melhor Construtor do Ano 2010. Na cerimónia da entrega dos prémios, Peter Vicary-Smith, Director Executivo da «Which?» afirmou: «a Skoda é um construtor automóvel idealmente adaptado aos nosso tempos, já que as pessoas exigem mais mas querem pagar menos. Oferece uma excelente gama de automóveis, bem construídos e com preços justos e, provavelmente ainda mais importante, ultrapassa as marcas irmãs do Grupo VW – Audi, SEAT e VW – no que toca à qualidade de serviço prestado aos seus clientes». Por seu turno, Richard Headland, Editor da publicação, adiantou que «as pessoas revêm na Skoda sinónimo de valor, mas o que provavelmente ainda não sabem é que esta marca deve ser igualmente reconhecida pela qualidade dos seus produtos, pela sua fiabilidade e por uma excelente rede de concessionários». Por fim, Catherine Sleigh, em representação do importador do Reino Unido, relembrou o mote herdado dos fundadores da marca e que nunca foi esquecido em mais de 100 anos de história «só o melhor é suficientemente bom para os nossos clientes». Está tudo dito!

Mais informações em: http://www.which.co.uk/

[filme: «Which?»]

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Números


3,5% de crescimento nas vendas no mês de Abril face a igual mês de 2009.
18,6% de crescimento nas vendas desde Janeiro face a igual periodo de 2009
38% de crescimento na Europa Ocidental
24% de crescimento no mercado interno
31,4% de crescimento no mercado chinês
242 078 unidades vendidas desde Janeiro a Abril de 2010
25 111 unidades vendidas só no mês de Abril, faz do Octavia o modelo mais vendido da gama.
163,2% de crescimento só no mês de Abril, faz do Superb o modelo com maior subida de vendas

Os números são como o algodão, não enganam!

[foto. autor desconhecido]

«It's Not Nature Who Should Adapt»


Não é a natureza que tem que se adaptar. Por isso é que a Skoda Auto desenvolve automóveis cada vez mais amigos do ambiente, em todas as fases do seu ciclo de vida - seja na concepção, na construção, na utilização ou na reciclagem. Por isso é que a Skoda Auto promove a sua história, incentivando à conservação e restauro de modelos antigos, naturalmente mais difícies de reciclar - dando-lhes nova vida - como forma de projectar um grande passado num grande futuro.  E é também por isso que a Skoda tem recebido inúmeras certificações, prémios e distinções no âmbito ambiental.

Skoda: simplesmente uma força da natureza.



[publicidade: Skoda Auto]

terça-feira, 25 de maio de 2010

Rapid Cabriolet


Com a substituição do saudoso Felicia Cabrio pelo desportivo 110R Coupé, pôs-se termo a uma longa tradição da Skoda na construção de automóveis descapotáveis. Anos mais tarde, insatisfeito com esta situação, o importador britânico entregou o desenvolvimento de um Rapid Cabriolet a preparadores especializados que, a partir dos automóveis de carroçaria fechada, suprimiram o tejadilho e introduziram os necessários reforços para que a segurança e a rigidez da nova proposta não fossem afectadas. Estava desenvolvido um dos mais baratos cabriolets do mercado britânico – um automóvel que trouxe de novo às estradas o prazer de conduzir um Skoda de cabelos ao vento.

Mais informações em: http://www.skoda136.cz/

[Publicidade: Skoda (Great Britain) Limited | extraída de www.skoda136.cz]

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fabia Continua a Ganhar


Foi no suplemento Fugas do jornal Público no sábado (22 de Maio), é esta semana um teste na revista AutoFoco e um comparativo na AutoHoje, e amanhã será no Auto Monitor, encarte do jornal Público.
É o renovado Fabia a marcar terreno. Ninguém lhe fica indiferente.

[foto: adriano]

domingo, 23 de maio de 2010

Mini SUV


Recentemente, o Grupo VW adquiriu cerca de 20% da Suzuki, marca que, segundo o Presidente do império VAG - Dr. Martin Winterkorn - com o seu profundo conhecimento dos mercados asiáticos e comprovada experiência na construção de automóveis pequenos a custos reduzidos, será uma mais-valia para a estratégia definida para o consórcio sedeado em Wolsburgo.

O primeiro fruto desta cooperação será, de acordo com notícia publicada na AutoBild, o desenvolvimento conjunto dos sucessores dos SUV's da Suzuki – Jimny, SX4 e Grand Vitara, os quais darão origem a derivações da VW, da Skoda e da SEAT. Em termos técnicos a utilização de motorizações TDI e TSI, de caixas DSG de dupla embraiagem e de tecnologia 4Motion parece garantida, sendo certo que haverá ainda lugar para versões eléctricas e híbridas destas novas gamas de automóveis.

Neste momento ainda é cedo para perceber de que forma a Skoda irá desenvolver o seu pequeno SUV. Contudo, para complemento da sua gama 'fora-de-estrada', é natural que o pequeno jipe da Seta Alada tenha dimensões mais próximas do Jimny ou do SX4, do que do Grand Vitara.

Mais informações em: http://www.autobild.de/

[foto do protótipo Yeti II: Skoda Auto]

sábado, 22 de maio de 2010

Fabia TSI



[Filme: Skoda Auto [Eslováquia] | extraído do YouTube]

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ansiedade


Talvez no Salão de Frankfurt de 2011 sejamos finalmente brindados com a apresentação mundial do tão esperado citadino Skoda - a variante checa do projecto conjunto VW/Skoda/SEAT, conhecido por agora como New Small Family. Como a ansiedade vai sendo crescente, multiplica-se a difusão de antevisões geradas em computador, espalhadas a grande ritmo na vertiginosa espiral da internet. A imagem que hoje lhe apresentamos foi repescada no sítio «Wheelosphere» e pretende retratar a variante eléctrica do pequeno Skoda, agendada, segundo alguns órgãos de comunicação checos, para 2013. Que pena não ser já em Paris...

Mais informações em: http://www.wheelosphere.org/

[imagem: www.theophiluschin.com | extraída de www.wheelosphere.org]

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Furor


O sucessor do Octavia Tour, a lançar em 2012, está a galvanizar o interesse do sector automóvel e não há órgão da comunicação social especializada que não lhe preste atenção. Em conformidade, multiplicam-se antevisões de um segredo que, até ao momento, se encontra bem guardado no quartel-general da marca, em Mladá Boleslav. Neste sentido, a germânica AutoBild veio lançar mais uma acha para a fogueira das hipóteses, ao publicar a antevisão de Andrei Avarvarii para a revolucionária berlina checa que fará a ponte entre as gamas Fabia e Octavia. A AutoBild chama-lhe Felicia, mas este dado ainda não é garantido. O que é certo é que vai fazer furor.

 [imagem extraída de www.autobild.de | da autoria de Andrei Avarvarii]

Noutra Margem


João Barros Gomes tem um Superb de 2004, um Octavia Scout de 2007 e um Yeti 4x4 de 2010. Vive com muito orgulho na margem sul do Tejo. Intitula-se margem sulista e a contar pelos automóveis da Seta Alada que tem, também o podemos chamar Skodista.
Aqui fica um video com Diana Piedade e Rui Unas numa referência humorística, aqui expressa em jeito de homenagem, a todos os Skodas Octavias da Margem Sul.
A Skoda contagia.

«Mando pausa, no Octavia da minha mãe
Ouço "ganda maluco", eu respondo "tá-se bem!"
Sou poliglota, nas línguas eu sou forte
Falo português, com sotaque dos PALOP
Falo em brasileiro, da costa Caparica
E criolo, enquanto como uma cachupa rica»


[video: Diana Piedade e Rui Unas «Margem Sul State Of Mind» e foto de João Barros Gomes]

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Portas Abertas



Este fim-de-semana, de 22 e 23 de Maio, desde Bragança a Faro, vá a um concessionário Skoda e conheça o novo Skoda Fabia e o novo Skoda Roomster. Um fim-de-semana de portas abertas com o coração aberto.

[fotos: Skoda Auto]

Automobilia

Já estamos habituados. No mês de Maio os apaixonados de automóveis, motas e bicicletas antigas rumam até Aveiro para visitar a Automobilia. Este ano é a XVIII e realiza-se nos dias 22 e 23 de Maio.

Com centenas de expositores sendo das maiores do país, poderá encontrar a peça que tanta falta lhe faz para concluir o seu restauro.

A Automobilia faz muita gente feliz.

[Foto: desenho de uma porta do Skoda Octavia de 1962 | extraído de http://www.pragos.cz/]

Cada Fabia Conta Uma História!


Gosta do Fabia e gostaria de visitar a República Checa? Não diga mais nada. Clique já aqui!

Mais informações em: www.skoda.pt

[imagem: SIVA]

Entre Nós!


A nova gama Fabia já chegou a Portugal, como o revela uma consulta ao sítio nacional da marca. Com uma estética ainda mais apurada, uma linha de motorizações totalmente inovadora, interiores e níveis de equipamento refrescados e preços muito atractivos - para além da ampliação da gama a novas versões -, o novo Fabia está mais implacável do que nunca. Porque a Skoda faz simplesmente melhor. 

Seja carro ou carrinha. TDI ou TSI. Numa só cor ou com tejadilho colorido. Normal, Scout ou RS. Classic, Active, Style, Ambiente ou Elengance. Enfim, a oferta é enorme. Porém a escolha é só sua... e o seu novo Fabia, também.

Mais informações em: www.skoda.pt

[imagem: SIVA]

A Força da Irreverência


O Skoda Roomster é um automóvel extraordinário. Tem um desenho marcante - premiado pelas mais altas instâncias do design internacional -, foi concebido com tecnologia inovadora, incorpora uma revolucionária concepção espacial e sempre teve um preço muito atractivo. Sucede que a Skoda entendeu ir ainda mais longe e aperfeiçoou este já de si fantástico automóvel. Com uma frente redesenhada, novas motorizações TSI e TDI com altas performances e espantosa economia, interiores e equipamentos tonificados e preços de fazer corar a concorrência - o novo Roomster chega a Portugal com ainda maior fulgor.

Seja exigente, seja irreverente. Atreva-se com o novo Skoda Roomster.

Mais informações em: www.skoda.pt

[imagem: Skoda Auto]

terça-feira, 18 de maio de 2010

RS+



Chegaram mais fotos do Fabia RS+ e do Octavia RS+. Apresentados no tuning «GTI» em Wörthersee na Áustria, têm como inspiração o Fabia S2000 utilizado nos Campeonato de Ralis IRC e S-WRC.

O Fabia tem um novo kit aerodinâmico, com jantes e tejadilho pintados de amarelo. Tem novos faróis escurecidos, «spoilers» pretos na traseira e dianteira, um difusor posterior e novas saídas de ar incorporadas na carroçaria. O Octavia RS+ tem a mesma paleta de cores.

Quanto a motorizações, o Fabia vem dotado com o propulsor a gasolina 1.4 TSI de 180cv e o Octavia com o motor 2.0 TFSi de 200cv e o conhecido 2.0 TDI com 170cv de potência.

Skoda sempre +.

Mais informações em: www.autohoje.com

[fotos: AutoHoje | www.autohoje.com]

Muito Prazer


A britânica AutoCar já testou os novos Fabia RS. Tudo se resume a muito prazer.

Mais informações em: www.autocar.co.uk

[foto: Skoda Auto]

segunda-feira, 17 de maio de 2010

'+' Adrenalina


Até este momento, não tem sido fácil encontrar imagens relativas ao evento tuning «GTI» que se realizou junto ao lago Wörthersee, na Áustria. Para além da imagem e do filme divulgados no blogue «Skoda Portal», a «Autocar» acaba de lançar esta que aqui lhe apresentamos e que revela o ambiente vivido no espaço da marca da Seta Alada, durante o encontro.

Mais informações em:

[foto: AutoCar | extraída de www.autocar.co.uk] 

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Afinações Desportivas


A Škoda Auto irá marcar presença no encontro de tuning «GTI», a realizar junto ao lago austríaco de Wörthersee, entre 12 e 15 de Maio. Para tal, a marca checa será representada pelas exclusivas variantes RS+ das gamas Fabia e Octavia – versões especialmente concebidas para o evento.

Para além das carroçarias cinzentas e de tejadilhos e de jantes em cores personalizadas, os automóveis presentes neste encontro terão grafismos autocolantes específicos, ópticas e grelha dianteiras escurecidas, spoilers e difusores adicionais com acabamentos negros e interiores específicos. Adicionalmente, o Fabia RS+ acrescenta ainda, à imagem do S2000, rasgos de saída de ar no capot, enquanto que o Octavia RS+ vem dotado com farolins traseiros dotados com tecnologia LED.

Paralelamente, serão mostrados dois Fabia S2000, cuja apresentação ficará a cargo de Mattias Kahle [Škoda Auto Deutschland] e de Raimund Baumschlager, da BRR [equipa privada da Red Bull].

Mais informações em: www.skoda-auto.com



[imagem: Skoda Auto]

domingo, 9 de maio de 2010

Antevisão do Sucessor do Octavia Tour


Mais informações em: www.autohit.cz

[fotomontagem extraída de www.autohit.cz]

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Fim do «Mistério».


17 dias depois do semlimites ter tido o privilégio de anunciar a produção de um novo modelo para meados de 2012 - o qual dará origem a uma derivação SEAT -, começam a chegar-nos os primeiros ecos sobre esta matéria através dos média checos. E ao que tudo indica, o referido automóvel será mesmo a tal berlina que substituirá o Octavia Tour e na qual a marca de Mladá Boleslav tem vindo a trabalhar há já algum tempo.

As informações reveladas até agora provêm, em boa parte, de fornecedores de componentes, aos quais têm sido pedidas solicitações diversas no âmbito deste projecto. Porém, a novidade maior vem mesmo da confirmação do desenvolvimento de um automóvel idêntico, que partilhará grande parte dos componentes e módulos do carro checo, e que será apresentado sob as cores de uma outra marca do Grupo. Indo ao encontro do que já aqui tínhamos avançado, diversos sítios noticiosos da República Checa afiançam que se tratará mesmo de um novo SEAT.

Com nome de código SK151, o sucessor do Octavia Tour terá dimensões avantajadas e conseguirá complementar a actual gama da marca da Seta Alada através de um preço muito atractivo, o qual, em parte, será fruto não só de uma criteriosa selecção dos equipamentos disponibilizados, como também da partilha do projecto com uma outra marca do Grupo, o que permitirá reduzir significativamente os custos de produção, por via do aumento de unidades a fabricar. Mais, tal como avançámos, tudo indica que será mesmo a fábrica de Vrchlabi a acolher a produção destes modelos.

Contudo, a recuperação do nome «Popular» - um modelo Skoda que granjeou enorme sucesso nos anos 30 -, e que muitos articulistas checos deram como certa quando se começou a falar no sucessor do Octavia Tour, parece estar definitivamente afastada de se concretizar, pelo que teremos que aguardar mais algum tempo até que se saibam pormenores sobre a designação definitiva a adoptar.

Porém, para já, o «mistério» maior fica desfeito.

Mais informações em:

[foto da actual gama Octavia Tour: Skoda Auto]

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Protótipos Anónimos [VI] - Sagitta


No final dos anos 30, a Škoda começou a desenvolver um pequeno automóvel cujas características o tornariam na porta de entrada no universo da marca de Mladá Boleslav. Visto aos olhos de hoje, seria o que chamaríamos de um citadino. Tratava-se de um veículo de dimensões contidas, baixo peso e de preço reduzido, a posicionar comercialmente abaixo do fantástico Popular. Para tal, o construtor checoslovaco desenvolveu um pequeno motor de 2 cilindros em V, refrigerado a ar, cujo ruído dir-se-ia parecido com o de... uma Harley-Davidson. A caixa de velocidades, montada sobre o eixo traseiro, era do tipo transaxle, como acontecia com o Popular. Em termos de design, o pequeno carro colhia inspiração nos seus irmãos mais velhos, sendo, por isso, particularmente elegante e charmoso. Quanto ao nome de baptismo foi escolhida a feliz designação de Sagitta, que em checo significa «Seta».

O projecto foi desenvolvido até uma fase bastante avançada, tendo chegado a ser construídos 5 protótipos do modelo. Porém, com a ocupação nazi, a sua industrialização foi cancelada e o Sagitta acabaria por mergulhar no esquecimento. Com o passar dos anos, o rasto dos 5 protótipos parecia definitivamente perdido, até que, em 1973, a fábrica encontrou o exemplar de que hoje lhe falamos. Porém, esta descoberta aconteceu num período em que a Škoda começava a viver momentos menos felizes, e onde as prioridades eram outras, bem distantes do restauro do seu espólio. Assim sendo, o pobre Sagitta voltaria a ser devolvido às torturas da ferrugem, desta feita abandonado num armazém muito exposto aos efeitos da humidade.

Com a integração no Grupo Volkswagen, a história da marca passou a merecer renovada atenção e Eva Ticova, que dirige o Departamento de Restauro da fábrica desde 1997, acabaria por reencontrar o Sagitta outrora abandonado. Paralelamente a outros afazeres, a equipa que dirige já realizou, desde a sua chegada, dez importantes restauros, o último dos quais devolveu o pequeno Sagitta ao garbo dos anos 30.

Quando foi reencontrado, o taquímetro do automóvel registava apenas 14.000 Km rodados, mas este número não ajudava muito porque, em boa verdade, parecia muito pouco credível. O automóvel tinha sinais evidentes de maus tratos e apresentava-se com faróis dianteiros que não eram originais, incorporava bancos de um Octavia, contava com alterações no sistema de abastecimento de gasolina e de exaustão e o próprio carburador dava indícios, pelo tipo de pintura utilizada, de que já não era original. Até os vidros das portas, originalmente de correr, tinham sofrido alterações, sendo agora de accionamento por manivela.

A primeira dificuldade com que Eva Ticova se deparou foi com a falta de documentação existente em arquivo. Pouco mais restava do que meia-dúzia de fotos tiradas já no pós-guerra, numa altura em que os protótipos estavam na posse de particulares e já tinham sofrido alterações para melhor responder aos gostos e necessidades dos seus novos donos. Ou seja, as próprias fotos não eram uma boa base de trabalho para o rigoroso restauro em que a fábrica de Mladá Boleslav se lançara. Porém, o renascimento do Sagitta haveria de ser bafejado com um golpe de sorte e o Departamento de Restauro travaria conhecimento com um coleccionador de Carlsbad que possuía um dos outros 4 protótipos desaparecidos, em condições quase originais, ainda por restaurar. Tinha sido encontrada uma fonte histórica credível.

Adivinhava-se um longo e árduo processo de trabalho, que se iniciou formalmente em Janeiro de 2008. A longa exposição do veículo à humidade tinha corroído uma parte significativa de peças e painéis da carroçaria e a sua estrutura em carvalho encontrava-se igualmente deficitária. Felizmente, o motor V2 de 845 cm3 encontrava-se relativamente bem preservado e para além de uma metódica limpeza e de uma reparação cuidada, pouco mais teve que levar de novo, para lá de 2 pistões e de algumas anilhas.

Quanto à cor do modelo, a verdade é que nem os mais recônditos parafusos tinham escapado ao rápido desgaste da pintura original. Porém, Eva Ticova descobriu em arquivo um catálogo de cores de 1938 que lhe permitiu perceber tratar-se de uma pintura entre o bege, o bronze e o ouro, de matiz metalizada – curiosamente um acabamento improvável para um pequeno carro, já que, à época, este tipo de pintura era bastante caro. A este propósito, Eva Ticova é peremptória – a pintura empregue no restauro é apenas uma aproximação ao original porque os componentes utilizados na tinta metalizada dos anos 30 eram tão perecíveis que não garantiriam a sua perduração no futuro. E agora, mais do que nunca, o Sagitta é para conservar, não só como exemplar único, mas também como modelo 'vivo' da história de um construtor sem paralelo.

Numa altura em que a Skoda trabalha no desenvolvimento de um novo citadino, o nome Sagitta poderia, com toda a propriedade, voltar a fazer parte da lista de automóveis da marca, dando assim a continuidade merecida à história de um pequeno carro cujo futuro, certamente brilhante, foi abruptamente interrompido pelos horrores da 2ª Guerra Mundial. Mas mesmo não sendo pelo nome de baptismo, é certo que o espírito do Sagitta voltará a ostentar as cores da Seta Alada dentro de cerca de ano e meio. E desta vez, com o merecido sucesso.

Este post teve como fonte principal um artigo publicado na newsletter «ExtraTour» da Skoda Alemã, da autoria de Thomas Wirth.

Mais informações em: http://www.skoda.de/

[fotos: ExtraTour | http://www.skoda.de/]

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Amizade


Uma prenda vinda directamente do Museu da Skoda na República Checa. Os automóveis também servem para acelarar a Amizade. Na Skoda a Amizade é para a vida.

[Foto: adriano]

GreenLine Para Todos


A partir de Junho, os concessionários da República Checa terão à disposição dos clientes as novas variantes GreenLine das gamas Fabia e Roomster. Ambos os automóveis estão equipados com o novo motor 1.2 TDI CR de 75 CV, possuindo sistemas de regeneração de energia e start & stop. Estes veículos estão dotados com suspensões rebaixadas [como acontecia na anterior versão do Fabia], têm protecções aerodinâmicas adicionais no chassis e vêm equipados com pneus de baixo atrito. Contudo, para já nada é dito sobre eventuais alterações nas relações da caixa de velocidades, algo que acontecia no Fabia GreenLine 1.4 TDI PD original.

Na República Checa, e segundo o sítio oficial da marca, estes automóveis terão preços a partir de 369.900 CZK [€14.261,40] para a Fabia Combi, e de 390.900 CZK [€15.194,00] para o Roomster. Os consumos médios são de 3.4 e 4.2 l/100 Km, respectivamente para o Fabia e para o Roomster, e as emissões de CO2 balizar-se-ão entre as 89 e as 109 g/Km de CO2.

Mais informações em:
www.financninoviny.cz
www.skoda-auto.cz

[foto: Skoda Auto]

terça-feira, 4 de maio de 2010

Citadino


O diário germânico Bild publicou uma antevisão de como poderá ser a versão checa do pequeno citadino que a Skoda está a preparar em conjunto com a Volkswagen e com a SEAT. O projecto conjunto, designado por NSF [New Small Family], tem como base o concept Up! da Volkswagen e, no caso da proposta de Mladá Boleslav, estará no mercado dentro de aproximadamente dois anos. Ainda segundo aquela publicação, o automóvel custará na Alemanha cerca de €7.500, o que é um preço muito promissor.

Mais informações em:
www.bild.de
www.tyden.cz


[imagem original: Bild |extraída de www.tyden.cz]

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Atráccion


[imagens: Volkswagen-Audi España SA]

domingo, 2 de maio de 2010

Até Dá Gosto


Terminado o Rali das Canárias, verifica-se que o Fabia S2000 continua a ser o automóvel a bater, ao conquistar os 3 lugares do pódio. Assim, até dá gosto!

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Skoda Auto] 

sábado, 1 de maio de 2010

Octavia RS MoodFilm



[filme extraído do YouTube]