sábado, 24 de abril de 2010

A Imagem de João Palma

João Palma, jornalista, escreve hoje na Fugas [Público, 24 de Abril de 2010] um teste ao Skoda Superb Break Ambition 1.9 TDI 105 cv.

Apesar do texto não trazer nada de novo, do que muito já se tem dito e escrito sobre a Superb, uma questão chamou a atenção do semlimites.

João Palma continua no mesmo registo ou a ouvir a mesma cassete, acerca da imagem de marca da Skoda. Escreve Palma; O Superb é o topo de gama da Skoda, a marca checa do grupo VW, que, dado o menor prestígio em relação a outros emblemas do grupo, tem preços mais apelativo. E continua; Para quem não adquire um veículo pelo emblema que ostenta (…). E o título da peça é; Mais substância do que imagem.

Importa lembrar a João Palma que a Skoda é uma marca com um elevado prestígio. Talvez para um mercado que cobiça de inveja o carro do vizinho, a Skoda não tenha prestígio. Mas é bom que João Palma saiba o sucesso estrondoso que é a Skoda na Alemanha. É a 1ª marca não alemã mais vendida. Vende tanto como a totalidade de todas as marcas em Portugal. É bom que saiba o sucesso que é nos países nórdicos e em Inglaterra, já para não falar de outros países como a China ou a Austrália. Não nos parece que os consumidores destes países sejam pobres ou mal informados. Pelo contrário. E em Portugal a Skoda é já 15ª em número de vendas.

Será bom que João Palma se informe da expansão que a Skoda tem tido nos últimos anos e como reagiu positivamente à crise mundial. Dá lucro, ao contrário de outras marcas do grupo VW. Palma também deverá saber o elevado prestígio que a Skoda tem no desporto automóvel com o Fabia S2000. O automóvel que todos os pilotos querem ter.

E como homem informado que é, João Palma, deve ler a imprensa estrangeira onde a Skoda dá quase sempre ratada à concorrência, ao ponto de até deixar os responsáveis da VW furiosos quando a Skoda ganha aos pontos a sua prima alemã. Lá fora os comparativos são feitos com Audi's, BM's, VW's, Jaguares, Mercedes...

João Palma também devia saber que não se compra um Skoda por ser o automóvel mais barato. A Skoda não é nenhuma low-cost! O cliente Skoda é inteligente. Sabe onde encontra qualidade. Racuionalidade. Satisfação. Prazer. Cada vez mais existem clientes que compram um Skoda e nunca mais compram outra marca. E existem aqueles que deixam de retoma, o Audi, o VW, o Mercedes…

E João Palma, a Skoda tem substância proporcional à sua imagem. E tem tanta. A Skoda é uma marca de sucesso. Centenária e vanguardista. E não se caia na inocência, de que a Skoda só bebe o que a VW lhe dá. Não. Muita tecnologia, design e inovação são fruto da engenharia checa. São bons. Competentes. E a Skoda é um orgulho nacional.

Quando os alemães compraram a Skoda sabiam o que estavam a fazer. Compraram sem preconceitos. Aliás, o preconceito só existe para cá de Elvas.

Estamos sempre a anos luz!

[foto: Skoda Auto]

1 comentário:

Pedro Ribeiro disse...

Nem mais ... !!