terça-feira, 20 de abril de 2010

Ainda sobre o «EXCLUSIVO!»


O post «EXCLUSIVO!» mobilizou os leitores do semlimites que, ora por via de comentários ou através de e-mail, partilharam connosco tudo aquilo que sabem sobre o ‘carro mistério’, a construir a partir de meados de 2012 em parceria com a SEAT.

A primeira questão a esclarecer prende-se com a imagem que ilustrou o post original e que, ao que parece, terá gerado alguns mal entendidos. É que na ausência de informação concreta sobre este futuro projecto conjunto da Skoda e da SEAT, optámos por recorrer a um desenho do protótipo Joyster, apresentado no Salão de Paris de 2006. Porém, algumas pessoas interpretaram esta escolha como uma correspondência entre o teor do post e o futuro automóvel que aí vem, o que não é rigoroso. Por isso aqui ficam as nossas desculpas.

De entre as hipóteses prováveis para a solução deste mistério, há duas que se afiguram como mais credíveis, o que não invalida que as marcas checa e espanhola possam a estar a trabalhar numa outra esfera de produtos, bem distante destas nossas conjecturas. Assim, afiguram-se como plausíveis a construção de um modelo de preço atractivo a balizar entre as gamas Fabia e Octavia / Ibiza e Leon ou um roadster de motor central baseado na genética do Volkswagen BlueSport.

Esta última hipótese, que se vem ventilando há já algum tempo nos meios de comunicação especializados, e sobretudo na internet, ganhou especial fulgor quando a Auto Motor und Sport publicou uma notícia em dando como certa a construção de derivações Skoda e SEAT do roadster BlueSport da Volkswagen, de forma a conter os custos do projecto. Esse automóvel terá, ainda segundo a AMuS, suspensão dianteira do Polo e eixo traseiro multilink do Golf, será munido de motores a gasolina e a gasóleo de posicionamento central, terá espaços de carga à frente e atrás e será proposto [na Alemanha] com preços a partir dos €22.000. Porém, há duas questões que o afastam, se assim se pode dizer, da correspondência com o nosso ‘carro mistério’. A saber: a Auto Motor und Sport afiança que estes automóveis só serão lançados em 2014. Por outro lado, e por uma questão de redução de custos - precisamente o motivo que terá levado a Direcção do Grupo VAG a querer construir derivações Skoda e SEAT do roadster BlueSport - seria no mínimo estranho construir duas variantes do modelo numa fábrica da República Checa e uma outra num local distinto, a designar pelo quartel-general de Wolsburgo. Sobretudo sabendo-se que se tratam de automóveis de nicho, com baixos volumes de produção.


Quanto a uma eventual partilha com a SEAT do projecto que a Skoda vem desenvolvendo para substituir o Octavia Tour, há que mencionar o que é sabido até ao momento. Este projecto está em discussão pelo menos desde 2008, como aqui divulgámos aquando da entrevista ao Sr. Dr. Orlando Teixeira , Director-Geral da marca no nosso país. Mais recentemente, o modelo foi oficialmente confirmado pelo Sr. Reinhard Jung, Presidente da Skoda e tem-se ventilado que o automóvel recorrerá à plataforma da actual geração Octavia, fazendo uso de muito componentes Fabia. Fala-se até que, a partir de 2013, a gama terá uma variante eléctrica. Por outro lado, diversos dirigentes do construtor checo adiantaram já em conversas informais a data de 2012 como muito provável para o lançamento do modelo, falando-se que a construção do mesmo ficará sedeada na fábrica de Vrchlabí. E se até aqui tudo colhe pontos em favor do nosso ‘carro mistério’, há que referir um pormenor no mínimo estranho: como a construção do Octavia Tour cessará ainda este ano, por força da entrada em vigor das normas Euro V - que já não justificam novos investimentos num modelo com 14 anos de idade - haverá um hiato temporal significativo sem que a Skoda tenha propostas neste segmento de mercado, o que estrategicamente não parece muito salutar. Quem sabe, porém, se este desfasamento não se deve a uma eventual adaptação do projecto de forma a servir também os intentos da SEAT, reduzindo, desta forma, os custos inerentes ao seu desenvolvimento?

Por fim, há ainda a hipótese de não se tratar de nenhum destes automóveis, mas antes de uma terceira proposta, ainda mais misteriosa do que possamos imaginar.

Os dados estão lançados. Agora, à imagem da Cristina Reis, do César Ribeiro e do Mário Martins, a quem agradecemos os seus preciosos contributos, faça-nos chegar a sua opinião e os seus conhecimentos sobre este assunto.


[antevisão do Skoda Roadster: Schulte Design | extraída de www.stern.de]
[antevisão do novo 'Octavia Tour': Reichel Car Design | extraída de www.autozeitung.de]

2 comentários:

Godes disse...

O roadster está muito engraçado, se o grupo VAG conseguir algo em linha com o mx5 mas mais ajustado à realidade europeia, entenda-se Diesel e motores turbinados, deve revelar-se um grande sucesso.
Pelo menos eu fico já com um em vermelho...eheheheh

semlimites disse...

Viva Godes:

Se se concretizar o projecto do Skoda Roadster, como as notícias de alguma imprensa especializada alemã vão indiciando, é certa a inclusão de motores TDI e TSI neste automóvel. Mais, segundo a Stern, enquanto a VW deverá apostar num automóvel muito performante, a Skoda estará mais concentrada no conforto e na economia da sua proposta. A ser assim, o automóvel irá certamente colher inspiração ao espírito do saudoso Felicia dos anos 60 que, à época, era um dos mais charmosos e acessíveis cabrios do mercado.
Saudações Skodistas,

semlimites