sábado, 3 de novembro de 2012

«O Octavia é uma Estrela»



«[...] o Octavia é uma estrela, não há dúvida.»

«Quanto maior, melhor! O novo Octavia cresceu para 4.66 m de comprimento, tem uma distância entre eixos de 2.69 m e o seu compartimento de bagagens acomoda uns orgulhosos 590 l de carga».

«Tal como o Audi A3, o VW Golf e o SEAT Leon, o Octavia assenta agora na plataforma de matriz transversal (MQB) do Grupo Volkswagen. Por detrás de uma designação estranha, o termo refere-se a uma plataforma inteligente [...] Graças à utilização de aços de alta resistência, o Skoda Octavia pode reduzir o seu peso até um máximo de 102 Kg. Isto é particularmente bom para os consumos. A versão GreenLine emite apenas 89 g de CO2 por km, o que corresponde a um consumo de 3.4 litros de gasóleo por cada 100 km.»

«Para primeira experiência de condução no novo Octavia, guiámos um 2 litros a gasóleo com 150 cavalos e caixa de dupla embraiagem, tendo o Presidente Winfried Vahland (55 anos) sentado ao nosso lado - que está muito orgulhoso do seu mais recente carro. "O novo Octavia define quão longe um automóvel pode ir em termos da seu elevada funcionalidade e de um value for money de excelência, embora agora se apresente com uma estética claramente confiante. Tecnicamente, provém de uma classe superior", afiança, soando como um vendedor de um concessionário. As expetativas que gera não são goradas. O espaço nos bancos da frente, mesmo para condutores de elevada estatura, é excelente, encontrando-se uma posição de condução perfeita nos rigorosamente estofados assentos. O totalmente redesenhado dois litros a gasóleo é silencioso e suave - sendo difícil de acreditar que se trata de um diesel. Funciona bem com a caixa de dupla embraiagem, que engrena as mudanças quase impercetivelmente. Apesar dos seus 150 CV tem um desempenho muito aconchegante. »

«Está servido por uma suspensão com uma afinação muito mais confortável que a do Audi A3, irmão de Grupo. A longa distância entre eixos providencia, de um modo particular, um rolamento suave sobre as grandes lombas. Também aqui o Octavia atinge os padrões do segmento médio. Só o simplificado eixo de torção traseiro foi afinado de forma ligeiramente mais seca, de modo a garantir uma elevada capacidade de carga, de cerca de 600 kg, o que se sente nas lombas mais curtas [...]»

«A linha de entrada da gama Octavia joga no campeonato do novo Golf e companhia, que é claramente mais cara, uma vez que a Skoda promete que o Octavia não deverá ser mais caro do que o modelo atual - rondando os €15.700 [ndr: na Alemanha]. Nenhum outro carro da sua classe oferece similar funcionalidade, elegância e qualidade a um preço tão baixo. Não há dúvida que o Octavia é uma estrela. Merece um segundo olhar.»

Stefan Voswinkel, in «Auto Bild»

Mais informações em: www.autobild.de

[foto: Auto Bild | extraída de: www.autobild.de]

Sem comentários: