sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ao Volante do Octavia III



«Visualmente, o Octavia III (2013) não se compara com nada que a Skoda tenha produzido até ao momento. Tem uma aparência depurada e esculpida [...] E se a camuflagem aparenta uma frente próxima do mais pequeno e acessível Rapid, a verdade é que a mesma de encontra a milhas de distância daquele, competindo com a do BMW série 3.» 
«A berlina de 5 portas cresceu 9 cm face à geração anterior, enquanto a distância entre eixos foi esticada nuns significativos 10.8 cm. O efeito destas mudanças fazem-se sentir no interior - o espaço do novo Octavia III pode ser comparado ao do gigante Superb. No porta bagagens tem-se à disposição 590 l de carga (585 l no Octavia atual e 595 l no Superb), que é um valor que o distanciará, ainda mais, dos seus oponentes.»
«A condução do Octavia 2013 foi muito melhorada, quando comparada com a versão atual, graças a vias mais largas e a uma distância entre eixos significativamente maior. Num percurso de 330 km, fizemos 3 curtas paragens em 4 horas de viagem. O comportamento da traseira, a subviragem e o conforto com jantes de 17" foram bem controlados, não estando na agenda a experiência dos seus limites, graças a um asfalto decente.»  
«A direção elétrica é um pouco mais leve do que no Octavia atual, mas talvez esta impressão decorra do facto de termos experimentado duas versões a gasolina, onde a frente é menos pesada (1.2 TSI e 1.8 TSI). A posição central está claramente definida e o 'feedback' transmitido é muito melhor do que o de muitos concorrentes equipados com direção elétrica. Mas atenção, todos os motores podem ser equipados com o 'Drive Set-Up System', que altera significativamente o comportamento, a resposta ao acelerador, o desempenho da caixa DSG, a entrega da potência e a atuação de outros sistemas do carro. Para tal, pressiona-se um botão na consola central e depois escolhe-se uma das 4 opções disponíveis, no 'touch screen'. No modo 'Sport', o comportamento é muito mais aguerrido.»
«O Octavia de 2013 poderá ser encomendado com modernos sistemas de assistência à condução, que reconhecem riscos de acidentes, a fadiga dos condutores, os sinais de trânsito e adaptam automaticamente o alcance dos faróis à noite [...]».
Vítezslav Kodim, Auto Tip [citado na Auto.cz]
Mais informações em: www.auto.cz
[foto: Auto.cz | extraída de: www.auto.cz]

Sem comentários: