sexta-feira, 6 de julho de 2012

«Outra cartada certa para a Skoda»














«E este é um tipo de iniciativa em que o construtor parece ter o condão de apostar muito bem.
Na última década a Skoda foi consistentemente fabricando os automóveis certos, que as pessoas vão comprando em números sempre crescentes. É por isso que as suas vendas têm crescido nos últimos anos, até um recorde de 880.000 unidades no ano transato, e razão pela qual a marca tem o objetivo de vender pelo menos 1.5 milhões de carros em 2018. E até ao momento as vendas estão dentro dos objetivos para este ano, apontadas aos 900.000 automóveis, incluindo a passagem da barreira dos 50.000, pela primeira vez no Reino Unido.
Com a Skoda a prevêr lançar um modelo novo a cada seis meses nos próximos três anos, incluindo uma versão maior do seu mega-sucesso Yeti, as suas vendas estão a postos para continuar a voar. A maior vaga de novos modelos da sua história de mais de 100 anos começou com o citadino Citigo, no mês passado, que será procedida pelo Rapid em Novembro [ndr. no Reino Unido].
O Rapid é o último modelo a fazer jus ao cativante slogan publicitário da Skoda - «Simply Clever» -, que resume a fórmula de sucesso da marca. Não há nada de complicado na Skoda. Produzem automóveis inteligentes e robustos que oferecem praticabilidade, fiabilidade e o toque hábil do melhor value for money. Os clientes sabem que têm acesso à última tecnologia do dono da marca, o Grupo Volkswagen, a par com uma reputação de fiabilidade sem paralelo, própria da Skoda.
A Skoda UK está ainda a finalizar os preços do Rapid, mas eu espero que arranquem nas £12.800 – valor sério para um automóvel que oferece tanto espaço e qualidade. As versões topo-de-gama a gasóleo atingirão as £17.500.
Igualmente incluídos no Rapid estão não menos do que 19 detalhes de design «Simply Clever», da Skoda. Não vou nomeá-las todos, mas que tal um local de arrumação para um removedor de gelo? Encaixa-se simplesmente na tampa de acesso ao bocal do combustível. E gostei do tapete com duplo revestimento do fundo do porta bagagens, de forma a utilizar-se o lado de borracha rígida para cargas molhadas ou desarrumadas, acrescido de redes para fixação de objetos soltos.
O novo Rapid também apresenta a mais recente linguagem de design da Skoda, que mostra a forma como futuros modelos se irão parecer. Apesar de ser inequivocamente Skoda, as linhas do Rapid são mais marcantes e precisas. A grelha adquire agora um inteligente friso cromado, os faróis foram simplificados e o novo logótipo da Skoda assenta orgulhosamente no capô. O perfil lateral continua as linhas vincadas e sólidas, com uma silhueta de tejadilho descendente ao estilo coupé, e a traseira recebe farolins distintivos em forma de C. O Rapid hatchbach tem ainda outro toque de design da Skoda, que é um estilo geral “intemporal”, e que significa que não se tornará obsoleto dentro de meia-dúzia de anos.
No interior sucede a mesma coisa, onde a Skoda usa componentes e acabamentos VW mas segundo a sua própria interpretação. Isto significa que o habitáculo está bem concebido e é descomplicado. Tudo se encontra no devido lugar e a qualidade é adequada, mesmo que alguns acabamentos plásticos sejam de textura dura. Mas, de longe, o maior bónus acaba por ser o espaço para pernas e cabeça tipo limusina, para o condutor e até 4 adultos altos, especialmente tendo em conta que se trata de um automóvel compacto com apenas 4.5 m de comprimento. Também tem um porta-bagens líder para a sua classe, com 550 litros de capacidade, que pode aumentar para uns enormes 1.490 l com os bancos traseiros rebatidos – o que é cerca de 200 litros a mais do que os seus rivais de segmento. Os níveis de equipamento são igualmente bons, mesmo ao nível de entrada, apesar de ser necessário um topo de gama «Elegance» para se receber todos os 'brinquedos' próprios de um automóvel executivo.
Há um alinhamento de motores abrangente que começa [ndr: no Reino Unido] com uma versão melhorada do comprovado 1.2 TSI - que oferece um consumo de cerca de 50 milhas por galão -, mais um 1.4 litros a gasolina e dois 1.6 a gasóleo, que garantem 64 milhas por galão. Estes motores serão seguidos por uma versão GreenTech que se aproximará das 70 milhas por galão e terá emissões de CO2 de somente 104 g/km.
O Rapid posicionar-se-á entre o utilitário Fabia e o Octavia, cuja próxima geração chegará em 2013 e será ligeiramente maior que a atual.
É um automóvel com ADN Skoda mas numa variante mais bonita; um modelo que lhe garante o máximo rendimento para o seu dinheiro e que reterá melhor o seu valor do que a maioria dos automóveis. E é por isto que o Rapid está destinado a tornar-se o mais recente êxito da Skoda, e o seu segundo melhor best-seller, depois do Octavia, que agora vende mais do que 400.000 unidades por ano – mais do que toda a gama Skoda vendia em 2004.»
in The Sun, por Ken Gibson, editor automóvel
Mais informações em: thesun.co.uk
[foto: Skoda Auto]

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