terça-feira, 1 de novembro de 2011

Citigo - Primeiras Impressões Ao Vivo


A Skoda preparou um importante evento para apresentação do Citigo aos jornalistas, em Praga. Tendo tido a possibilidade de ser um dos primeiros média a testar o novo citadino checo, o sempre brilhante «Auto.cz» preparou uma detalhada reportagem sobre as suas primeiras impressões ao volante do Citigo. Fazemos-lhe aqui um resumo desse primeiro contacto experimentado pelo jornalista Ondrej Láník.


Primeira Impressão - Espaço
«O Citigo parece ser muito mais largo que o Fabia, apesar de, na realidade, ser um milímetro mais estreito. A ilusão ótica é causada por uma carroçaria 20 mm mais baixa e um design estritamente funcional.»

«Apesar dos bancos dianteiros terem um design pouco usual, com o espaldar e os encostos de cabeça integrados numa única peça, tal não interfere no conforto ou na postura [...]. Pelo contrário, com a fita métrica na mão, reparamos que os assentos têm um comprimento de 530 mm, valor acima da média, e mesmo com os bancos elevados à sua posição máxima - quase em posição de SUV - ainda restam 980 mm de espaço livre até ao teto». 

«As relações espaciais na segunda fila são muito interessantes, pelo menos até à chegada da versão de 5 portas, no próximo ano. Para já, vale a pena registar que o assento se encontra 390 mm acima do chão e que ainda assim sobejam uns refrescantes 930 mm [face ao teto]. Aqui, sentados confortavelmente, verificamos que a vista é melhor do que no VW [Up!], através de janelas laterais traseiras maiores.»


Pormenores Simply Clever - Gancho para sacos ou malas de senhora no fecho do porta-luvas e clip para fotos ou documentos na consola central.

Segunda Impressão - Simplicidade
«No que diz respeito a controlo de custos, não há nada no Citigo que seja pior do que no Volkswagen Up!»


Terceira Impressão - Agilidade
«A simplicidade é também um predicado. O painel de bordo sem uma consola central volumosa liberta espaço para pernas e joelhos, nos dois lugares da frente. E sim, [à frente] há mais espaço do que no Fabia.»
«[O motor de] 1 litro e 75 cavalos move menos de 900 Kg de peso com facilidade, mesmo quando se adiciona ao conjunto um jornalista de generosas dimensões, com mais de 10 anos de experiência. Os pontos fortes do Citigo ressaltam em ambientes urbanos e suburbanos».


Quarta Impressão - Refinamento
«Uma das mais gratificantes surpresas pode ser expressada pela palavra sofiticação. Três cilindros e uma carroçaria pequena já não são sinónimo de desconforto, ruído e vibrações.

«O comportamento é surpreendentemente relaxado, quer se conduza em auto-estradas de betão com 80 anos de idade ou no empedrado do centro [da cidade]».

Quinta Impressão - Eficiência
«Em média, não é difícil conduzir com menos do que 5l/100 Km, mesmo no tráfego citadino».

«[...] o indicador pode chegar a marcar menos do que 3 l/100 Km».


Sexta Impressão - Sofisticação Tecnológica
«Por ambos os elementos de equipamento eletrónico [City Safety Drive e sistema de navegação portátil Navigon] é necessário pagar mais, mas ambos merecem ser considerados».


Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Auto.cz | extraídas de www.auto.cz]

Sem comentários: