domingo, 31 de janeiro de 2010

O Irmão do Meio
















Para fazer a ponte entre o enérgico 1.2 TSI e o musculado 1.8 TSI, a Skoda entendeu enriquecer a oferta de motorizações a gasolina, na sua gama Yeti. Para tal, optou pelo atlético 1.4 TSI de 125 CV, - um engenho de invejável competência, bem conhecido pelas suas virtudes, tanto no Octavia, como no Superb, que estará apenas disponível em versões de tracção dianteira.

Segundo a checa «Auto.cz», a nova versão deverá chegar ao mercado nos próximos meses, estando disponível em versões com caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7 relações.

Mais informações em: www.auto.cz

[foto: Skoda Auto]

sábado, 30 de janeiro de 2010

Inteligente para Pessoas Inteligentes


Um século de emoções, é assim que começa a publireportagem de 7 páginas sobre a Skoda, na revista Turbo de Fevereiro de 2010.
Com imensas fotografias, com textos sobre a história centenária da marca e sobre o Yeti, o Octavia e a Superb Break, e uma entrevista ao Director Geral da Skoda - Orlando Teixeira -, estas 7 páginas são um tributo a um construtor de automóveis com mais de 100 anos de história, que colhe as (boas) sementes que semeou ao longo dos anos. O presente é sólido e o futuro promissor.
Aqui, no país mais Ocidental da Europa, a Skoda é também um caso de futuro. Como escreve a Turbo numa chamada de capa, Skoda a marca inteligente. Está tudo dito!

[foto: adriano]

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um Orgulho


Cada marca de automóveis tem o seu emblema. Todos terão uma história para contar. Mas o porta estandarte da Skoda é um dos mais originais.
De autor desconhecido, já foi vermelho, azul e desde 1994 que é verde e preto.
Vamos então descodificar o emblema que parece a pena de um índio.
O grande círculo preto significa a produção universal, perfeição do produto, o globo, o Mundo. A Asa Verde, o progresso tecnológico, a expansão e vendas a nível mundial. A Flecha, os métodos de produção progressistas e a alta produtividade. O Círculo (olho), a precisão, o brilhantismo e a visão abrangente. A cor preta a tradição centenária e o verde a protecção ambiental e a reciclagem.
Para muitos também significa astúcia e velocidade... como um bom guerreiro índio!

[foto: autor desconhecido]

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pontapé de Saída
















O IRC perfila-se, actualmente, como um dos mais interessantes e competitivos campeonatos de ralis do mundo, funcionando como uma espécie de tubo de ensaio para o que será o WRC do futuro. Dito isto, não causa estranheza que seja cada vez mais elevado o número de construtores e de pilotos de topo inscritos, com um permanente elevar da fasquia qualitativa da competição.

Iniciada a época de 2010 no mítico Rali de Monte Carlo, constatamos que a Škoda Motorsport lidera o campeonato de construtores, já que os três Fabias S2000 da formação oficial acabaram a prova dentro do top 5 - Juho Hänninen e Mikko Markkula terminaram em 2º, Nicolas Vouilloz e Benjamin Veillas em 3º e Jan Kopecký e Petr Starý em 5º. E se não fosse um início de rali algo atribulado, a dupla checa poderia até ter chegado mais longe já que, tirando as primeiras especiais, onde foi infeliz, acabou por registar tempos de topo ao longo do resto da prova.

Resta felicitar a Ford e sobretudo Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen, que assinalaram a estreia do Fiesta S2000 em competições oficiais com uma brilhante vitória. Tendo, contudo, em atenção que a Škoda já está a trabalhar para a desforra...

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto: Škoda Auto]

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ouro Sobre Azul
















O blogue «Carscoop» dá-nos conta da chegada ao mercado da variante 1.2 TSI do refrescado Octavia, um tema ao qual já dedicámos alguns posts, dada a popularidade que, certamente, esta motorização terá no nosso país. Porém, o «Carscoop» vai mais longe e chama-nos a atenção para um pormenor bastante interessante - é que tanto o Octavia 1.2 TSI, como o 1.6 TDI estão disponíveis, em opção, com caixa DSG de 7 velocidades, uma transmissão de dupla embraiagem que vem incrementar o conforto e o prazer de condução que se sente a bordo de qualquer Octavia. Se está comprador de um Octavia 1.6 TDI ou se prefere aguardar pelo 1.2 TSI, não deixe de experimentar as respectivas variantes com caixa DSG - diz quem já experimentou que é «ouro sobre azul».

Agradecemos ao nosso leitor/'consultor desportivo' Filipe Gomes por nos ter dado a conhecer mais este post do «Carscoop».

Mais informações em: carscoop.blogspot.com

[foto: Skoda Auto]

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Rei das Compras






A Direcção da Skoda Auto acaba de ser alargada, ao acolher um sexto membro que será responsável pelo Sector de Compras – uma área de capital importância numa altura de crise, onde a racionalização de investimentos é imperiosa.

Para tal, a marca da Seta Alada entendeu convidar o Sr. Karlheinz Hell – um experiente engenheiro mecânico que já desempenhou destacadas funções no sector automóvel, primeiro na Audi e depois na VW. Paralelamente, este novo membro do quadro assumirá a coordenação de compras do Grupo VAG na Europa Central, o que atesta bem a confiança que é depositada na sua escolha.

Mais informações em: http://www.skoda-auto.com/

[imagem: Skoda Auto]

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E Esta, Hein?


Aqui está um vídeo impressionante. A britânica «Autocar» decidiu comparar um Audi R8 V10, com 518 possantes cavalos, a um Skoda Octavia 1.4 TSI que debita 125 CV. Mas, para equilibrar a 'balança', entendeu fazê-lo em pista molhada, para ver de que modo as condições climatéricas podem afectar o desempenho dos automóveis. Os resultados não deixam de ser surpreendentes - é verdade que o Audi consegue ser mais rápido a concluir uma volta lançada ao circuito, nestas condições, mas a diferença para o automóvel da marca da Seta Alada não chega a 2 escassos segundos. Ah, claro, e dê-se também atenção os rasgados elogios que o jornalista faz à berlina checa.

Agradecemos ao leitor Zulmiro Pereira por nos ter dado a conhecer este interessante teste comparativo, que só vem reforçar a imagem de intransigente qualidade que é reconhecida ao construtor de Mladá Boleslav.

Mais informações em: www.autocar.co.uk

[filme: Autocar / extraído do YouTube] 

domingo, 24 de janeiro de 2010

Natal É Sempre Que Um Homem Quiser















Da leitora Cristina Reis, chegou-nos uma surpresa vinda da República Checa - um postal de Natal com a chancela do fabricante da Seta Alada. As festas já passaram, mas Natal é sempre que um homem quiser. Obrigado, Cristina!

[postal: Skoda Auto / imagem gentilmente cedida por Cristina Reis]

sábado, 23 de janeiro de 2010

Em Todo o Lado


O Skoda Yeti está em todo o lado. Na televisão, nos jornais, nas revistas, nos outdoors. É difícil não dar-mos por ele.

Nunca o importador nacional, a SIVA, apostou tanto em publicidade num modelo Skoda. E o reverso da medalha está à vista. Num mês tão adverso a compras, como é o mês de Janeiro, os concessionários Skoda estão cheios de visitantes para admirarem e comprarem o rebelde SUV.

A aventura começa agora.

[foto: adriano]

sábado, 16 de janeiro de 2010

Novos Contornos






Arredondando, foram 103.500 Fabias, 24.000 Roomsters, 2.800 Yetis, 54.300 Octavias e 6.000 Superbs novos. Tudo viaturas da Seta Alada que a Skoda Alemã entregou aos seus clientes, só durante o ano de 2009. Em bom rigor, estamos a falar de 190.717 automóveis, o que confere à marca de Mladá Boleslav o título de marca importada com maior sucesso em solo germânico. Feitas as contas, para a Skoda, registou-se um crescimento de 57.3% [!] face ao ano anterior, o que corresponde a uma quota de mercado na casa dos 5%. Tudo isto no coração do mundo automóvel, onde nomes como a Audi, a BMW, a Mercedes-Benz, a Maybach, a Opel, a Porsche, a Smart e a Volkswagen são [ou eram] idolatrados por legiões infindáveis de fãs. Mas, com a qualidade dos produtos e dos serviços Skoda a atingirem níveis tão irrepreensíveis, parece que, para muitos, a marca do coração passou mesmo a ter novos contornos, agora em jeito de Seta Alada.

Mais informações em: http://www.skoda.de/
 
[imagem: Skoda Deutschland]

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um Caso de Sucesso















«Tal como já acontecia com o seu antecessor, o novo Octavia volta a apostar numa imagem de solidez, com linhas agradavelmente expressivas e agora claramente mais próximas das ostentadas por aquele que é o navio-almirante da marca, o Superb, a começar desde logo na secção dianteira, da qual sobressaem as novas ópticas mais «rasgadas», numa frente «picada» que apresenta ainda faróis de nevoeiro igualmente de dimensões generosas».

Aqui fica mais um Test Drive ao Octavia 1.6 TDI realizado pelo jornalista Francisco Cruz, no Diário Digital.

Para ler o Test Drive completo clique aqui

[foto: Skoda Auto]

A Aventura Começa Agora





Depois de um final de ano em que se multiplicaram iniciativas para dar acrescida visibilidade e promoção a uma gama de automóveis plena de alma, a Equipa Skoda, da SIVA, arranca 2010 com a confiança de quem está determinado a vencer. O Yeti, pela novidade e excelência de conteúdos que encerra, tem o direito a um destaque privilegiado em Janeiro. Depois será a vez da magnânime Superb Combi chegar ao nosso território, para começar a fazer irreparáveis mazelas na concorrência mais refinada. Entretanto, provavelmente no segundo trimestre, as renovadas gamas Fabia e Roomster – dotadas com novos trunfos estéticos e tecnológicos – serão directamente catapultadas para as luzes da ribalta e do sucesso. E claro, o Octavia continuará a senda triunfal que aos poucos vem conquistando em Portugal, sobretudo graças ao novíssimo 1.6 TDI, apimentado, mais tarde, com o inebriante 1.2 TSI. Se juntarmos a tudo isto o lançamento do Fabia RS, com 180 CV, e da 2ª geração do programa GreenLine, só encontramos uma forma para terminarmos devidamente este post - plagiando a SIVA. É que é mesmo caso para se dizer «a aventura começa agora».


Mais informações em: www.skoda.pt

[imagem: SIVA]

Perfeito Equilíbrio
















Há muitas formas de avaliar a solidez de uma empresa, mas, infelizmente, poucas serão tão eficazes como a aferição que resulta do seu comportamento em tempos de crise. Fechado o ciclo de 2009, é com particular regozijo que vemos a Skoda Auto bater o seu próprio recorde de vendas - no ano transacto a marca de Mladá Boleslav entregou 684.226 novos automóveis, o que significa um crescimento de 1.4 pontos percentuais face a 2008. Assim até dá gosto fazer o balanço em anos de crise.


Mais informações em: www.auto.cz

[imagem: Skoda Auto]

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

«Yeti . Love It On The Rocks»







[imagens: Cayenne Milan / Volkswagen Group Italia S.P.A.]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Skoda Fabia S2000 Mood Film

[filme: Skoda Auto / extraído do You Tube]

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais Um...

















No final de cada ano existem sempre imensos prémios a atribuir aos construtores de automóveis. A Skoda já nos habituou a ganhar alguns. De França chega mais um prémio. O Superb foi eleito o Taxi de 2009 / 2010.

Num total de 35 veículos de 22 marcas, são analisados vários parâmetros como, peso, preço, performances, economia e fiabilidade. De destacar também que o Octavia recebeu o prémio de melhor qualidade / preço.

Agora com a chegada da Skoda Superb Combi os profissionais de Taxi têm mais um motivo para desligarem o taxímetro e irem fazer contas a um concessionário Skoda.

Parabéns a todos os taxistas que acreditam na marca da Seta Alada.

[foto: Skoda Auto]

sábado, 9 de janeiro de 2010

Alta Costura





















Não será preciso entrarmos num registo idílico ou romanceado para afirmarmos que quem tem a honra de trabalhar para as cores da Seta Alada tem a obrigação e o dever moral de transportar consigo uma responsabilidade maior – a de servir os mais altos desígnios de um excepcional construtor de automóveis. Se o desempenho de uma profissão pressupõe sempre dignidade e responsabilidade no exercício das missões confiadas, a força de um símbolo secular, fundado nos mais altos princípios qualitativos, não pode ser manchado por prestações medianas ou medíocres, por estas serem incompatíveis com os patamares de excelência conquistados em 115 anos de história. 115 anos em que só mesmo a incontornável força da qualidade foi suficientemente forte para se impor às mais conturbadas contingências geo-políticas de um mundo em permanente mudança.

Numa altura em que o sector automóvel se vê confrontado com uma das mais profundas crises de que há memória, só sobreviverá quem souber estar à altura dos desafios. Felizmente, as notícias relativas à Skoda mostram-nos um cenário positivo e desafogado, em claro contra-ponto com a decadência em que está mergulhado o sector. Mas as suaves brisas que nos chegam de Mladá Boleslav, não chegam para nos acalmar o espírito. É preciso sairmos do conforto da cadeira para nos embrenharmos na realidade concreta dos factos e percebermos que, em Portugal, os desígnios da Seta Alada têm ainda grande margem para crescer. Este é um exercício que, no semlimites, nos obrigamos a praticar com regularidade. Para nosso contentamento, os números recentes revelam-nos registos de esperança, fruto, sem dúvida, dos esforços continuados que importador e concessionários têm levado a cabo – o que é fantástico. Mas é preciso mais. É preciso extravasar a percepção abstracta dos gráficos e mergulhar no mais distante dos stands ou na mais longínqua das oficinas – seja no Minho, ou no Algarve, em Lisboa ou nas Regiões Autónomas - e tomar o pulso a quem, na qualidade de cliente ou de colaborador, enverga a camisola da Seta Alada no concreto do dia-a-dia. Uma camisola que, como a história tão bem comprova, não está ao alcance de todos.


Para si, que tem o privilégio de ter uma, fica o repto: orgulhe-se de vestir a sua. É, garantidamente, de alta costura.

[imagem: Skoda Shop Deutschland / http://shop.skoda-auto.de]

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Contra a Crise















Acreditando nos últimos números divulgados pela Associação Automóvel de Portugal, a venda de carros está ao pior nível dos últimos 22 anos, por isso não é tempo para realizar grandes investimentos. Mas os responsáveis da Skoda em Aveiro parecem dispostos a contrariar os números e inauguraram esta semana um novo espaço Skoda.

Situa-se na Zona Industrial de Taboeira, lote 13. Sozinho ou sozinha, com os amigos ou com as amigas, com a namorada ou com o namorado, com o pai ou com a mãe, com o cão ou com o piriquito, vá até à Caetano Urban em Aveiro e será recebido por uma equipa excelente, que trabalha por amor à camisola.

Desfrute do SUV da moda, o Skoda Yeti e descubra todas as outras novidades que a Skoda tem para si. Aqui ficam as coordenadas que podem mudar o seu prazer de conduzir.

40º 39` 02.6” N
8º 36` 08.5” W

[fotos: adriano]

Leitura Para o Fim-de-Semana

















Para ler o catálogo da Superb Combi, clique aqui.

[imagem: Skoda Auto]

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Entrada de Leão
















Apesar do aumento da carga fiscal na República Checa, a Skoda entendeu reduzir os preços base dos seus automóveis naquele país, de forma a manter a sua panóplia de produtos tão competitiva quanto possível. E com o anúncio da nova tabela de preços para 2010, foram revelados os custos de aquisição do novíssimo Octavia 1.2 TSI - disponível nos concessionários a partir de 353.900 coroas checas, qualquer coisa como €13.454,50. Recorde-se que a alteração de impostos verificada na República Checa veio nivelar o IVA para 20%, precisamente a mesma taxa aplicada a bens de consumo no nosso país. Deste modo, o Octavia 1.2 TSI chega ao seu mercado natal com uma verdadeira entrada de leão.

Mais informações em: http://www.auto.cz/

[foto: Skoda Auto]

Publicidade 5 Estrelas
















[imagem: Skoda]

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis















[foto: joão]

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Notícias da भारत गणराज्य*






Sendo um mercado de importância capital para o crescimento da marca, a Índia tem acolhido a Škoda com particular entusiasmo, desde que a marca foi introduzida naquele emergente território, há 9 anos.

Reinhard Fleger, Director local da marca da Seta Alada, afirma satisfeito: «A entrada num novo mercado emergente, cheio de potencial, é sempre um grande desafio para nós. Escolher a estratégia correcta, oferecer produtos adequados e encontrar colaboradores qualificados são factores essenciais. Atingimos tudo isto na Índia, com sucesso, como se torna evidente pelos resultados obtidos. Temos vivido aqui 9 anos de florescimento, através da introdução constante de novos produtos, expandindo a nossa rede de concessionários e aumentando as vendas. Estou certo de que a experiência obtida na Índia terá importância capital para um ainda maior crescimento da Škoda a Oriente.»

Em conformidade, no Salão Internacional de Nova Delhi, a marca da Seta Alada puxou pelos seus elevados pergaminhos e apresentou-se ao público indiano com um stand pleno de charme e qualidade, onde a estrela maior é o novíssimo Yeti, um importante modelo a introduzir em breve naquele mercado.

Mais informações em: http://www.skoda-auto.com/


[*´República da Índia / imagem: Skoda Auto]

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Museu do Brinquedo















Quem acompanha a Skoda para lá dos contornos do território nacional, sabe bem que a Alemanha é um autêntico paraíso para os amantes da marca da Seta Alada. Um pequeno exemplo de tamanha grandiosidade, é o facto de até as miniaturas dos modelos do fabricante checo serem oferecidas em edições especiais limitadas, como é o caso do Octavia Touring Sport de 1961 ilustrado neste post: uma réplica fiel à escala 1:43, que retrata com rigor o automóvel com que Matthias Hahle e Peter Goebel venceram o AvD Histo-Monte 2009 - uma das muitas provas de clássicos ganhas pela Skoda na Alemanha, durante o ano transacto. Será necessária maior prova da devoção com que o importador germânico prestou homenagem aos 50 anos da sua gama de maior sucesso? €49.5 é o valor desta belíssima peça de colecção. É o preço da tentação...

Mais informações em: shop.skoda-auto.de

[foto extraída de shop.skoda-auto.de]


sábado, 2 de janeiro de 2010

Saudável Ambiente







Há muito tempo que a Škoda Auto dá grande importância às questões ambientais. Desde 2006 que todos os automóveis saídos das fábricas da Seta Alada respeitam uma quota de reciclagem superior a 80% do peso de cada veículo. Cumulativamente, todas as gamas em produção [Fabia, Roomster, Yeti, Octavia e Superb] cumprem a Directiva 2005/64/EC e encontram-se certificados pela VCA, uma empresa especializada independente, sedeada no Reino Unido.

O desenvolvimento sustentável dos automóveis Škoda é feito de forma a que a protecção ambiental esteja presente em todas as fases da vida dos produtos, nomeadamente durante a concepção, na produção, durante o período de utilização e finalmente através de reciclagem, após o abate.

Porque para a Skoda com o ambiente não se brinca.


Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Skoda Auto]

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010