Para os verdadeiros entusiastas da Skoda, a 82ª edição do Salão de Genebra está um pouco morna. Em boa verdade o stand da marca da Seta Alada não brinda os seus visitantes com qualquer novidade relevante, já que a tão anunciada versão de 5 portas do citadino Citigo é já bem conhecida de todos aqueles que seguem as notícias da indústria automóvel: o novo pequeno Skoda fez já as manchetes das revistas da especialidade no decorrer do mês passado, com direito a uma apresentação internacional à imprensa em Portugal, onde não faltaram, sequer, os sempre interessantes teste dinâmicos - e que serviram para testemunhar, uma vez mais, a inequívoca supremacia da marca checa, desta feita no segmento dos citadinos.
Contudo, visitar um stand Skoda num grande certame é sempre motivo do maior prazer e, nesse âmbito, a marca checa não poupou em meios para proporcionar um ambiente pleno de charme e conforto aos seus visitantes. Na prática são 1965 m2, divididos em 2 pisos [1.285 m2 no piso térreo e 680 m2 num andar superior]. Em exposição estão, neste momento, três Citigos de 3 portas, quatro Citigos de 5 portas e um Fabia Super 2000 destinado a exibições. Contudo, uma vez terminado o período exclusivamente dedicado à imprensa [balizado entre hoje e amanhã], o espaço da marca da Seta Alada será cuidadosamente preparado para o grande público, acolhendo então 14 automóveis: dois Citigos de 3 portas, dois Citigos de 5 portas, um Fabia Monte Carlo, uma Fabia Combi RS, um Fabia S2000, um Roomster, um Yeti GL, um Yeti 4x4, uma Octavia Combi, uma Octavia Combi RS, uma berlina Superb L&K e uma Superb Combi GL. Há, aqui, as novidades das variantes GL nas gamas Octavia e Superb, versões sobre as quais ainda não conseguimos descurtinar quaisquer pormenores.
Outra curiosidade que merecerá o interesse dos fãs da marca é a presença de uma variante exclusiva do Citigo que, não só retoma os autocolantes de pendor desportivo que já conheciamos da altura do lançamento do modelo, como é suplementarmente guarnecida com jantes especiais de desenho exclusivo, acolhendo ainda um interior com ambiente desportivo, onde não faltam um volante inspirado no protótipo VisionD, uma cobertura do tabliê em revestimento sintético pintado à cor da carroçaria e uns bancos com estofos exclusivos, parcialmente revestidos a tecido vermelho - o que, tudo somado, imprime vincada ousadia ao conjunto.
Por fim, e para proporionarmos aos nossos leitores o máximo retorno possível desta passagem da Skoda por Genebra, tentámos recolher depoimentos de conversas informais captadas pela imprensa especializada, envolvendo os principais responsáveis da marca, afim de prespetivarmos novidades futuras. Também aqui não descurtinámos, ainda, grandes novidades. Contudo, não deixam de ser interessantes as declarações do Diretor do Departamento de Desenvolvimento Técnico da marca - Sr. Eckard Scholz -, quando interregado sobre qual o nome a adotar pela futura berlina baseada no protótipo MissionL: «Será certamente um desses nomes que têm sido apontados nas discussões sobre o tema. [ndr.: na República Checa os nomes mais discutidos têm sido Rapid e Popular]. Trata-se de um nome importante na história da marca, ao mesmo tempo que representa um marco para a época em que foi desenvolvido e comercializado na sua primeira geração». A este propósito, Petr Jansa, editor do «Motožurnálu», igualmente citado pelo «Auto.iDNES», crê que a escolha final recairá sobre Popular, entre outros motivos, para que a versão europeia do modelo se distinga, não apenas técnica e esteticamente, mas também pela nomenclatura, do seu congénere indiano.
Já agora, para todos aqueles que tenham a sorte de passar por Genebra no decorrer do certame, será bom saber que o mesmo decorre no «Palexpo», sendo que o espaço da Skoda fica situado no Hall 2, mais precisamente no stand 2160. Se for o seu caso, estimado leitor, não deixe de recolher todas as informações e imagens que possam ser aqui partilhadas com os leitores semlimites. Ficamos à sua espera...
Mais informações em:
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário