segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um Achado


Para quem gosta da Skoda e viage até à República Checa tem obrigatoriamente de fazer duas coisas; visitar o Museu da Skoda e comprar livros sobre a marca centenária. Mas cuidado, não compre nenhum livro do Código da Estrada. É que todos eles têm um Skoda na capa! É caso para dizer, que dá gosto tirar a carta de condução no país da Boémia.

Em quase todas as livrarias encontramos livros sobre a história, sobre modelos, sobre os feitos desportivos ou livros técnicos dos imensos automóveis que a Skoda já produziu ao longo de mais de 100 anos.

Ao desfolhar o Spartak, Octavia, Felicia do autor Jan Tucek da editora Grada, o semlimites descobriu uma fotografia de 3 Octavias TS 1200 em Portugal, imagine-se! Recorrendo às ferramentas de tradução da net, lá fomos descobrindo que a fotografia é de agosto de 1962 numa tourné realizada pela Europa. A equipa da fábrica AZNP percorreu quase 10.000 quilómetros desde Hanover até Lisboa sem avarias de espécie alguma. Não contentes com o feito, rumaram até ao Algarve a caminho de Tanger onde foram recebidos pelo rei Hassan II.

A tripulação da Skoda era constituida por 3 carros conduzidos por  Václav Bobek e Jaroslavem Mansfeldem, Josef Vidner e Jirím Somrem, Oldrich Horsák e Jurajem Poliackem, editor da revista Mundo Motor.

Uma pequena grande história da Skoda em terras lusitanas.

[foto: Arquivos Skoda]

Sem comentários: