segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Diplomacia Sobre Rodas

Quantas fábricas de automóveis se podem gabar de ter entre os seus clientes Presidentes, Ministros, e muitas outras das mais altas individualidades da esfera política? Não o sabemos em concreto, mas será, com certeza, um número muito reduzido.

A Skoda encontra-se, desde há muitos anos, nesse pequeno núcleo de construtores de eleição. E nem sequer é preciso irmos aos anais da história da marca procurar referências aos nobres do Império Austro-Húngaro, aos notáveis republicanos da fundação da Checoslováquia, às altas patentes nazis, ou aos altos funcionários comunistas dos tempos da Cortina de Ferro para sabermos que muita gente famosa preferiu deslocar-se com rapidez e segurança ao sabor da Seta Alada: é que hoje a tradição continua e desde o automóvel presidencial da República Checa até às viaturas oficiais de muitos Ministérios daquele país, a Skoda continua a fabricar o que há de melhor para quem pode optar pelo melhor.

Mas não é preciso irmos tão longe, porque no nosso país, ao nível diplomático, a Skoda também faz parte do léxico dos mais altos representantes de outros povos entre nós. Só carros de embaixadas que enverguem o símbolo da Seta Alada registados pelo semlimites, são pelo menos 3. Mas é bem capaz de haver mais.

Porque a estirpe aristocrática da Skoda faz-se com descrição e muita elegância. Diplomaticamente...

[foto: joão]

Nota: Por respeito pela segurança e privacidade dos proprietários do Superb fotografado, dois dos caracteres da matrícula foram intencionalmente ocultados através de uma fotomontagem]

Sem comentários: