
[foto: www.ppware.com]
O conjunto ficará inteiramente operacional em meados de 2009, no preciso momento em que o processo de instalação de equipamentos e aparelhagem de apoio se encontrar totalmente concluído. Para além de espaços de escritório, o Centro contará com naves e laboratórios adequados ao desenvolvimento de projectos nas áreas de engenharia electrotécnica e electrónica, bem como de motores e de chassis, contemplando ainda espaço para testes de acústica e ruídos, simuladores de exposição prolongada à luz solar, câmaras climáticas e túnel de luz.
Simply Clever. Simply Natural.
Baptizando o seu trabalho com o título «Alternativas de Luxo», o jornalista José Caetano sintetiza: «O Skoda Superb consegue posicionar-se entre as melhores alternativas às referências premium do segmento médio (Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C), com série de qualidades atractivas, do habitáculo com aspecto sóbrio e construção rigorosa à habitabilidade excepcional, do turbodiesel com fôlego acima da média ao conforto e desempenho dinâmico convincentes.»
Não perca todos os detalhes deste teste na versão impressa da AutoFoco que [ainda] está nas bancas, até porque, como é dito no título de uma caixa de destaques, os «pormenores fazem diferença!».
Mais informações em:
Auto Foco nº 455 [11 a 17 de Dezembro de 2008]
[imagem: «A Bola» / extraída do sítio www.abola.pt]
O Superb é um automóvel pleno de insuspeitas qualidades. Porém, nos nossos dias, isso não chega para vender um belíssimo automóvel - pelo simples facto de que ninguém compra um produto que não conhece. Por melhor que ele possa ser. E o Superb é!
Se tivermos isto em mente e pensarmos que a publicidade a um topo-de-gama ajuda, não só a vender o produto em si, como também, e sobretudo, a consolidar a imagem de marca - com efeitos 'colaterais' para toda a gama -, é com naturalidade, e também com regozijo, que vemos que a SIVA passou a anunciar o Superb na televisão portuguesa.
O semlimites disponibiliza aqui a variante romena do anúncio. Agora, não perca a versão portuguesa deste filme publicitário num televisor perto de si.
À SIVA, por tomar esta iniciativa em tempos particularmente difíceis para o sector automóvel, endereçamos os nossos Parabéns. Só assim se pode vencer a crise!
[versão romena do filme extraída do YouTube]
Este projecto baseia-se no RS em comercialização, e não incorpora as novidades do facelift que deverá chegar a Portugal no início do próximo ano.
Para além dos elementos aerodinâmicos incorporados na parte inferior dos pára-choques e das jantes especiais, no interior existem bancos Recaro em pele vermelha. A este projecto, a Skoda chamou-lhe Octavia Study RS+.
Será que os amantes do tuning vão ter mais argumentos para comprar um Octavia RS?
Raça já ele tem!
mais informações em:
http://carscoop.blogspot.com/2008/12/skoda-octavia-rs-study-premieres-at.html
http://briskoda.net/octavia-ii/octavia-rs-due-mid-2009-a/130385/
[foto extraída do sítio briskoda.net]
A Skoda, era e continua a ser, uma marca de orgulho nacional. Por isso, todos os suportes eram bons para assinalar o seu aniversário. E para os coleccionadores mais empenhados, quanto davam para ter este bonito conjunto?
[foto: autor desconhecido]
[*oferta limitada ao stock existente]
Porém, se o primeiro Octavia da era moderna já trazia este dispositivo, a verdade é que o Fabia I carecia deste muito prático adorno. Contudo, a marca de Mladá Boleslav arranja sempre soluções inteligentes, e mesmo os automóveis já descontinuados continuam a ser merecedores da atenção e do esmero dos técnicos da Seta Alada.
Por isso, quem tem o prazer de conduzir um Fabia I, pode agora desfrutar de um apoio de braços original, com a particularidade deste acessório ser rebatível e possuir um muito útil espaço de arrumação interior. Na prática, trata-se de uma solução que adapta o apoio de braços do Octavia I às características específicas do primeiro Fabia.
Com referência DAO409001, este acessório só está disponível com o acabamento Onyx, podendo os interessados aceder à apresentação do produto no sítio checo da Skoda Auto [clique aqui]. Todavia, uma consulta ao seu concessionário oficial permitir-lhe-á obter informações adicionais sobre este tema, sobretudo em termos de preços de material e mão-de-obra, prazos para recepção do acessório e agendamento da respectiva instalação.
Trata-se de um bólide construído em 1975, assente num quadro perfilado em aço ao qual não faltavam alguns elementos em alumínio. Com uma distância entre eixos de 2.360 mm e vias iguais à frente e atrás - com 1.400 mm -, o carro estava equipado com jantes de liga leve de 13" na dianteira e de 14" na retaguarda, guarnecidas com pneus Good Year, sendo que a carroçaria de alumínio ajudava a conter o peso total do conjunto nuns saudáveis 585 Kg.
Com suspensão independente às quatro rodas, garantida por eixos com geometria trapezoidal, o automóvel estava equipado com molas de acção variável e amortecedores Koni, sendo que a travagem estava a cargo de sistemas hidráulicos independentes, quer à frente, quer para a traseira do veículo.
Dispunha ainda de um motor de 4 cilindros em linha, com 2.000 cm3 de cilindrada, equipado com dupla árvore de cames à cabeça, o que lhe conferia 132.50 KW de potência máxima [180 CV]. Estava equipado com uma caixa Hewland de 5 velocidades acoplada a uma embraiagem Borg & Beck. Por fim, dispunha de um tanque de combustível de elevada segurança, construído pela Uniroyal, com 80 l de capacidade.
Em termos de performances, atingia os 240 Km/h de velocidade máxima, bastando-lhe entre 4 e 5 s para fazer os clássicos 0-100 Km/h.
Infelizmente desconhecemos o tipo de envolvimento desportivo a que este automóvel esteve sujeito, bem como o seu palmarés. Mais um tema que irá requerer investigações futuras por parte do semlimites.
Mais informações em: www.skodateam.cz
[foto: Skoda Auto]
Uma aturada busca na internet fez-nos deparar com algumas fotos oficiais das futuras versões Scout e RS do renovado Octavia - versões que só serão desvendadas ao grande público daqui a alguns meses. Embora só tenhamos 'desencantado' pormenores destas personalizadas variantes, não deixa de ser um privilégio podermos apresentar, com uma considerável antecedência, os primeiros apontamentos sobre aquilo que a casa de Mladá Boleslav nos reserva para as nobres insígnias Scout e RS.
[fotos: Skoda Auto]