«Uma vez em movimento, percebe-se rapidamente que o Octavia é mais leve que o Passat. Apesar do seu 1.6 litros turbo-diesel com 105 CV ter exatamente a mesma potência que o do Passat, acelera com mais alma. Mais: o motor do Skoda foi redesenhado apesar de manter a mesma cilindrada, atingindo a potência máxima logo às 3.000 rpm – ou seja, 1.400 rpm antes do motor do VW.»
«Em termos de consumos, a redução de peso do Octavia face ao seu predecessor, até um máximo de 102 kg, é notória. No teste o Skoda consumiu 4.5 l de gasóleo por cada 100 quilómetros. O Passat precisou de mais meio litro.»
«Em termos de chassis, os construtores perseguiram filosofias diferentes. A Volkswagen imprimiu uma afinação confortável ao Passat. O carro digere pequenas irregularidades e grandes lombas sem saltitar. O seu quadro ainda é um dos melhores do segmento dos familiares médios. O Skoda – baseado na plataforma compacta do Golf – é mais firme. Especialmente nas pequenas covas, que se fazem sentir mais no interior do automóvel. Nada que seja dramático ou aborrecido. E depois os checos vão oferecer um sistema opcional de ajuste da suspensão que promete mais conforto. Mas graças à sua grande distância entre eixos, o Skoda digere as grandes lombas, mesmo com a suspensão 'standard', tão bem como o Passat. Contudo, a afinação desportiva do Skoda beneficia-lhe o comportamento dinâmico. O Octavia é mais ágil e digere as curvas com pouco rolamento da carroçaria. O Passat tem o caráter próprio de uma berlina – e é mais pesado.»
O mais importante é o valor que Octavia representa - um desempenho impressionante contra um Volkswagen sofisticado. Especialmente porque o Skoda não só é o melhor automóvel, como ainda é muito mais barato.»
«Por isso [o Skoda] ganha claramente o campeonato. A distância que separa o novo Octavia do Passat é surpreendentemente clara. E em Wolfsburgo isso não passará certamente despercebido.»
«Conclusão:
A sensação é perfeita: O novo Octavia vence o primeiro teste comparativo contra o VW Passat. E é soberano. É similar em tamanho mas mais económico, e oferece uma performance melhorada. E depois há os preços muito mais baixos. […]
Stefan Voswinkel, in Auto Bild
Mais informações em: www.autobild.de
[foto: Auto Bild | extraída de: www.autobild.de]
[tradução livre: semlimites | com o recurso às ferramentas de tradução do Google]
Sem comentários:
Enviar um comentário