
Ao vermos esta fotografia sentimos que estamos no paraíso.
Bom Inverno ao volante de um Skoda.
[foto: autor desconhecido]
Precisamente um mês depois da partida, o fantástico Škoda 633 e o seu heróico piloto chegaram incólumes a Dakar, depois de cumpridos 6.546 Km em África. De novo a bordo, Jiří Hanuš e o seu Škoda 633 foram transportados de navio até Marselha, local a partir do qual regressaram a casa por estrada. No final, tinham sido cumpridos 9.716 Km, com o 633 a registar um consumo médio de 13.75 l/100 Km [no mais duro troço realizado, entre Reagan e Gao, o automóvel chegou a precisar de 18 litros de carburante por cada 100 Km percorridos]. Quanto a problemas ou avarias mecânicas... nada a registar!
No rescaldo da estreia do Fabia S2000, em que o carro checo deu muito boa conta de si, o semlimites recolheu depoimentos dos principais intervenientes da Equipa Škoda Motorsport.
Jan Kopecký, que garantiu a 4ª posição e somou 5 pontos no IRC, disse: «O Fabia Super 2000 mostrou quão rápido é, e é evidente que a direcção que tomámos é boa. Todos os quilómetros feitos no ano passado são um importante factor por trás deste sucesso. Quero agradecer a toda a equipa e à Škoda por nos ajudarem a levar este projecto para a frente, como também a todos os fãs checos que nos apoiaram entusiasticamente ao longo das estradas.»
Já Juho Hänninen, que fez uma excelente prova até ao momento em que saiu de estrada, sintetizou: «Tudo estava a correr de feição até 6ª feira de manhã. Fiquei surpreendido quão rápido consegui andar - os técnicos fizeram um excelente trabalho e o carro trabalhou de forma perfeita. As nossas escolhas de pneus também foram muito boas, sobretudo graças aos meus ‘espiões na estrada’. Eu acredito que os futuros resultados do carro serão muito bons e que esta prova mostrou o seu grande potencial. Contudo, ainda temos muito trabalho pela frente. Lamento ter sido demasiado rápido na especial de 6ª feira - puxei demais, uma vez que queria recuperar o meu atraso de um minuto. É uma pena, uma vez que toda a equipa fez um trabalho fantástico aqui.»
Por fim, Michal Hrabánek, Director da Škoda Motorsport rematou: «Em primeiro lugar, estamos satisfeitos por ter completado esta importante etapa do desenvolvimento do nosso veículo, abrindo a porta a uma nova. O projecto do Fabia Super 2000 está a decorrer em dois níveis complementares, o desportivo e o de vendas. Nós fizemos certamente um carro competitivo que está preparado para competir com os melhores da sua classe. Também considero a performance da equipa, este ano, em Monte Carlo, boa. Mostrámos a nossa força mas temos ainda muito trabalho à nossa frente e temos que trabalhar mais e de forma mais eficiente do que a temos feito até aqui, sem nunca perder o respeito pelos nossos adversários. Quero agradecer a todos os membros da equipa, isto é, às tripulações, aos mecânicos, aos engenheiros e a todas as pessoas envolvidas, pelo excelente trabalho de equipa. Acredito que esta estreia em Monte Carlo os vai motivar a todos a continuarem a trabalhar com afinco. Também acredito que fizemos um bom trabalho em termos de promoção da marca Škoda. A nossa agenda desportiva dependerá da análise detalhada da performance no Rali de Monte Carlo, mas a nossa intenção de participar em 5 provas do IRC 2009 mantém-se inalterada até ao momento.»
Já Kopecky e Steyr, devido à perca de assistência da direcção logo no primeiro troço, viram-se obrigados a fazer uma corrida de trás para a frente, sendo muito eficazes na persecução dos seus objectivos. No final da SS1 ocupavam o 24º posto, na segunda especial eram 16º, entre os terceiro e quinto troços andaram no 10º lugar da geral, nas três especiais seguintes subiram um lugar em cada uma, mantendo ou subindo sempre a sua posição em todos os troços até ao final, em que conquistaram o 4º lugar. Nas 14 especiais de Monte Carlo obtiveram 5 lugares no ‘pódio’, chegando mesmo a vencer um dos troços. No final, Kopecky reconheceu não ter querido entrar numa luta acérrima pela 3ª posição nas últimas especiais, preferindo garantir a sua posição com uma condução segura, o que lhe garantiu 5 pontos no campeonato, logo na prova inaugural.
Feitas as contas, mesmo com o azar da saída do carro de Hanninen e Markkula, foi uma estreia muito auspiciosa para o S2000 da marca da Seta Alada.
Saiba mais em: www.ircseries.com / www.acm.mc
[foto extraída da galeria do sítio do IRC / www.ircseries.com]
Quanto ao Fabia de Jan Kopecky e Petr Stary, ascendeu à 5ª posição da geral, acumulando agora todas as esperanças que são justamente depositadas na marca da Seta Alada.
As 4 especiais que faltam cumprir, realizar-se-ão ainda esta noite, sendo que a vitória só será apurada já durante a madrugada de amanhã [o último troço tem início previsto para as 00:08 h].
Neste momento, o rali é liderado pela dupla Sebastien Ogier / Julien Ingrassia, a bordo de um Peugeot 207 S2000, que leva uma vantagem de 4 m e 34.5 s sobre o bólide checo.
Quanto à equipa Skoda ainda em prova, deseja-se que, bafejada pelas asas da Seta Alada, seja capaz de realizar um autêntico vôo nocturno, em todas as especiais que faltam cumprir.
Saiba mais em:
www.ircseries.com
www.acm.mc
[foto extraída da galeria do sítio do IRC / www.ircseries.com]
[fotos: Skoda Auto]
Temos livros, revistas, peças, carros, miniaturas, camisolas, chapéus, porta-chaves, pins...tudo com a marca da Seta Alada.
Para os fãs da Skoda nunca foi tão fácil ir às compras!
mais informações em: www.ebay.com
[foto: adriano]
É que nas 3 provas matutinas a Seta Alada arrecadou 3 vitórias: duas com a assinatura dos finlandeses Juho Hanninen e Mikko Markkula e outra rubricada pela dupla checa Jan Kopecky / Petr Stary.
3 especiais - 3 vitórias... [muito] especiais.
Mais informações em: www.acm.mc
[foto: Skoda Auto]
Já aqui mostrámos um Roomster português ávido por devorar quilómetros em pisos gelados, com o seu tecto panorâmico invulgarmente 'pintado' a flocos de neve. Mas esta inata aptidão da Skoda para o frio lancinante não vem de agora, e está solidamente ancorada num know-how que transvasa 100 anos de experiência a desbravar caminhos gelados, nos mais insólitos recantos do mundo.
Mas mesmo tendo consciência disto, será que os carros de há 40 e tal, 50 anos, analisados sob os exigentes prismas do nosso tempo, seriam assim tão desenvoltos na neve se os testássemos hoje? A foto comprova-o inequivocamente: um Felicia dos anos 60, integrado no «Histo Monte 2006», desbrava uma imensidão de flocos com uma agilidade arrepiante, e nem a sua condição de clássico inibe o seu proprietário de se deleitar num mar de neve, certo de que a robustez da mecânica do seu velho companheiro o levará em segurança a bom porto. E com um glamour absolutamente desarmante. Simplesmente arrebatador...
Descubra esta e muitas outras curiosidades na belíssima newsletter publicada pela Skoda Deutschland - a incontornável «Extra Tour» - uma lição do que é o verdadeiro espírito da Seta Alada, desenvolvida a partir de uma ideia... Simply Clever.
Mais informações em: www.skoda.de
[imagem: Skoda Deutschland / extraída de: «Extra Tour» nº 1.2006]
Quem os tem, que os estime, quem não tem, fará uma boa aposta.
Para isso o semlimites descobriu 4 modelos à venda em Portugal. Todos necessitam de restauro mas um Skoda é sempre um Skoda.
Só a história que eles contam...
Mais informações em:
[fotos: dos vendedores retiradas dos quatro sítios]
[Test_Skoda_Fabia_S2000_II by RIGIBIKER]
[foto: adriano]
Mas há mais: na hora de colocar os presentes no sapatinho, o velhinho da Lapónia aproveitou a oportunidade para deixar uma 'liçãozinha' aos mais distraídos: é que no que toca à 'imagem', a marca da Seta Alada arrecadou o primeiro lugar da tabela, ex-aequo com o modelo da irmã VW, deixando a demais concorrência a tentar puxar o lustro aos seus logótipos.
Mais informações em: hvtm.totalcar.hu