
Uma boa parte da informação agora prestada pelos jornalistas portugueses vai ao encontro de um trabalho realizado por Chas Hallett para o portal da britânica «Autocar». Uma vez que os leitores têm a possibilidade de ler, em primeira mão, as novidades divulgadas pelos semanários automóveis portugueses, debrucemo-nos um pouco sobre o artigo de Chas Hallett, datado de 14 de Maio.
Segundo o artigo da «Autocar», a versão de estrada do Yeti será apresentada ao grande público no Salão Automóvel de Londres, em Julho, apresentando um visual muito próximo do protótipo que lhe deu origem, sendo que a base mecânica do SUV checo partilhará muitos componentes com o Volkswagen Tiguan. Antevê-se assim, um crescimento de dimensões face ao concept apresentado em 2006.
Por outro lado, e indo ao encontro de uma novidade divulgada em primeira mão pelo Sr. Dr. Orlando Teixeira, aquando da entrevista que o semlimites fez àquele responsável pela marca no nosso país (ver o post «O Director-Geral da Skoda "Na 1ª Pessoa"», de 19 de Abril), está na forja a concepção de um sedan de 3 volumes caracterizado por uma estética apurada e dimensões similares às do Octavia Tour, que substituirá. Esta berlina assentará numa nova plataforma que deverá será partilhada com um veículo similar a conceber pela Volkswagen para o mercado norte-americano. Inicialmente pensado para os países de Leste e para os mercados emergentes, a Skoda põe agora a hipótese de também vender este veículo na Europa Ocidental.
Estando confirmada há algum tempo a construção de um MPV com as cores da Seta Alada, Chas Hallett adianta que o mesmo será lançado em 2010, terá sete lugares, e assentará no layout tecnológico que iremos encontrar na próxima geração do Volkswagen Sharan. A confirmar-se esta notícia, ficará posta de lado a hipótese inicialmente ventilada de que o novo MPV da Skoda iria beber inspiração técnica ao Volkswagen Touran.
Um ano depois, em 2011, será a vez da chegada ao mercado das variantes Skoda do citadino de motor traseiro baseado no Volkswagen Up!. Segundo a «Autocar», o Departamento Técnico de Mladá Boleslav estará altamente envolvido no projecto global deste pequeno carro e, sabe-se já que fornecerá motores de 3 cilindros para as restantes marcas do grupo. Mas há mais, Chas Hallett afirma que o desenho do mais pequeno dos Skodas será bem distinto das variantes VW e SEAT, podendo até vir a ser construído em versões de 2 e de 4 lugares.
Por fim, também para 2011, a «Autocar» indagou que está previsto um restyling profundo ao pequeno-grande Roomster, mantendo-se a plataforma e a modularidade actuais. Porém, a remodelação contemplará um design mais consensual, que permita alargar o espectro de potenciais clientes para o pequeno monovolume checo.
Duplicar a oferta de uma gama de automóveis em 3 anos é obra que só está ao alcance de construtores de eleição. A Skoda irá fazê-lo, numa ofensiva de produto paradigmática do enorme potencial da marca da Seta Alada.
[foto: Skoda Auto]
Sem comentários:
Enviar um comentário