[filmes: YoungFilm / extraídos do YouTube]
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Comercial Apurado

Mais informações em: www.autoscoop.eu
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Objectivo: 1.000.000

Mais informações em: www.nachrichten.at
[foto: Skoda Auto]
domingo, 25 de outubro de 2009
Amarelo

Foi o que fez ontem. Satisfeita e vaidosa, saiu do concessionário Skoda ao volante de um Fabia. Até aqui tudo é normalíssimo. Quantos clientes não saiem por dia dos concessionários Skoda vaidosos com o seu Skoda novo?
Mas Carla quis ser diferente. Escolheu o amarelo para o seu Fabia. Achou que ficaria bem e ontem estava orgulhosa da sua escolha.
O Fabia amarelo é lindo. E neste cinzentismo que é o nosso parque automóvel, a Carla vai dar mais alegria às nossas estradas, pelo amarelo e pela Skoda. Parabéns Carla!
No Salão de Genebra de 2010 a Skoda vai lançar a versão RS do Fabia. Com um motor 1.4 TSI de 180 cavalos, atingirá os 225 km/h e em 7 segundos chega aos 100Km/h. Em amarelo também deve ficar bem!
[foto: adriano]
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Made in Росси́я

E embora o cenário ainda seja tumultuoso, a marca checa já prepara a retoma na fábrica de Kaluga. Para tal, iniciou o fabrico de automóveis na unidade russa - já que até aqui a fábrica partilhada com a Volkswagen só procedia à montagem de veículos. O primeiro automóvel made in Russia é um Octavia, mas o quartel-general de Mladá Boleslav assegura que, em breve, será a vez de estender as operações de produção integral a outros modelos da gama, incluindo o Yeti e o Superb.
Porque, apesar da crise, o sucesso da Škoda não pode parar.
Mais informações em: www.skoda-auto.com
[imagem: Skoda Auto]
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Veículo de Cultura

Deixe-se seduzir pelo imaginário da banda desenhada e visite o FIBDA 2009. Olhe que vale a pena, pela cultura e pela Škoda. Entre 23 de Outubro e 8 de Novembro.
Mais informações em:
www.skoda.pt
www.amadorabd.com
[imagem: SIVA]
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Um Vício Feliz

Porque para o Skoda Fabia S2000 as vitórias são um vício.
Mais informações em: www.skoda-auto.cz
[imagem: Skoda Auto]
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Primeira Vez?




Ao ver o spot publicitário da BMW ao Série 5 GT, lê-se «Quando foi a última vez que experimentou algo pela primeira vez?» e depois refere-se ao «sistema inteligente de abertura da porta traseira com abertura dupla que oferece grande flexibilidade de arrumação.» Claro que eu tenho a resposta à pergunta da publicidade da BMW. Todos os dias utilizo o inteligente sistema de abertura da porta traseira. Sei mesmo como ele é funcional e avançado, simplesmente inteligente. E não tenho um BMW, mas sim um Skoda Superb.
Resta saber ler nesta publicidade da BMW que não há nada de novo. Simplesmente os engenheiros da Skoda inventaram e patentearam o que chamam TwinDoor. A BMW achou uma ideia genial e pediu autorização à Skoda para a usar no Série 5 GT. Nada de novo, simplesmente Skoda!
[fotos: BMW, Skoda Auto]
A Berlina Radical

Principais notas a reter: um preço estimado [na Alemanha] entre os €12.000 e os €15.000; um chassis baseado na plataforma PQ35, garantia de elevados níveis de qualidade, segurança e espaço; uma bagageira com capacidade superior a 520 l; utilização de motorizações tecnologicamente evoluídas, rápidas e económicas; e um design moderno e atractivo, que seja catalizador de muitos clientes nos mercados da Europa Ocidental, da Europa de Leste e da China.
Quem esperava por um modelo low-cost extremista para substituir o Octavia Tour, não conhece as proezas da marca da Seta Alada. Eckhard Scholz, Director do Departamento Técnico da marca, garante que o automóvel terá níveis qualitativos apreciáveis e que será muito bem construído, conseguindo-se a desejada redução de custos com base numa muito criteriosa e ousada gestão dos materiais a empregar, sem nunca se por em causa a reputação que a marca tem a defender nesta matéria. Claro que é expectável que a nobreza dos revestimentos interiores seja um pouco menos requintada que a das outras berlinas da marca, ou que os níveis de equipamento sejam um pouco menos recheados, mas estaremos sempre a falar de muito carro por pouco dinheiro.
Note-se que Scholz diz que a utilização de motorizações 1.2 e 1.4 TSI [com potências entre os 75 e os 160 CV], bem como a dos blocos 1.6 e 2.0 TDI [a debitar entre 90 e 140 CV], são mais do que viáveis para o novo automóvel. Tudo motores preparados para, no futuro, cumprirem as apertadas normas Euro VI. Ou seja, estamos a falar da 'nata' do que a indústria automóvel tem para oferecer, nestas gamas de cilindradas.
E, claro, não se descarta a possibilidade de haver uma versão Combi, variante de carroçaria em que a Skoda sempre foi fortíssima. Quanto a nomes, mantêm-se o segredo. Os meios de comunicação checos dizem que será utilizado um nome histórico, avançando, até, com a hipótese «Popular». Porém, e até à confirmação oficial, a Auto Zeitung preferiu baptizar o novo carro de «Felicia». Tudo nomes bonitos para uma ousada berlina radical. Porque a Skoda sempre soube projectar as proezas do seu passado na construção de um futuro inovador.
Mais informações em:
www.reichel-cardesign.com
[imagem: Reichel Car Design/Auto Zeitung / extraída de www.autozeiting.de]
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Para Que Não Lhe Falte Nada

Mais informações em: www.auto.cz
[fotos: Auto.cz / extraídas de auto.cz]
domingo, 18 de outubro de 2009
sábado, 17 de outubro de 2009
Uma Bitola Avant-Garde

Em conversa com a inglesa Autocar, Neuhold revelou que, no futuro, o design da marca passará a ter uma acrescida componente emocional, mantendo-se, contudo, fiel aos valores tradicionais do construtor checo. Para dar a perceber melhor o alcance das suas palavras, este responsável da Škoda esclareceu que «o próximo Octavia será um grande passo em frente», acrescentando, que «caminhamos para algo mais avant-garde, algo especial [...]».
Ou seja, à qualidade, robustez, fiabilidade, habitabilidade, elegância e value for money típicos da marca, acresce agora mais ousadia. Škoda - simplesmente a bitola da indústria automóvel.
Mais informações em: www.autocar.co.uk
[imagem: Skoda Auto]
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Novo Sorriso
- Alteração da morfologia do capot, de forma a acolher uma grelha mais larga [repare-se que a entrada de ar toca agora nas nervuras provenientes dos pilares A] e umas ópticas mais afiladas, fruto do redesenho da zona superior dos faróis [troço que acolhe os piscas];
- Nova grelha principal, com prumos e alhetas mais grossos, à imagem do que já acontece nas gamas Octavia e Superb;
- Redesenho integral da zona inferior do pára-choques, com uma entrada de ar central estendida para os flancos e novos rebaixos para inserção dos faróis de nevoeiro, agora mais esguios;
- Novo deflector aerodinâmico [na zona inferior do pára-choques], acabado a plástico negro.
Desta forma, quando vistos de frente, os novos Fabia e Roomster aparentam ser mais baixos e largos do que na sua versão original. Se se confirmar a apresentação oficial destes modelos para o Salão de Genebra, significa que estamos a cerca de 6 meses de podermos revelar as primeiras imagens de alta qualidade, já com a chancela da Fábrica. Contudo, e até lá, é bem natural que os renovados automóveis sejam fotografados em testes, ajudando-nos a perceber melhor o que aí vem. Estaremos atentos a novas ‘flagrantes’. Sobretudo das traseiras.
Mais informações em: indianautosblog.com
[foto: Indian Autos Blog / extraída de: indianautosblog.com]
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Skoda Para Todos

Este novo meio de transporte da Solaris vem equipado com um motor eléctrico assíncrono, fabricado e montado por uma das filiais da Skoda Holding A.S., um Grupo de empresas que descende directamente do império industrial checo que antes da 2ª Guerra Mundial detinha a companhia que hoje conhecemos como sendo a Skoda Auto.
O Solaris Trollino 12 custou 465 mil euros e vai circular nas ruas de Coimbra com o número 75. A Skoda na terra dos estudantes, mesmo que hoje só um nome comum, um logótipo partilhado e um mesmo país de origem unam o construtor do coração do novo trolei à 'nossa' Skoda Auto. Ainda assim, pronunciar o nome Skoda é sempre um orgulho, sobretudo quando o sangue de um novo meio de transporte português tem no seu ADN resquícios de Mladá Boleslav.
[foto: Solaris]
Primeiras Notas Sobre a Superb Combi 1.4 TSI

«Visualmente, a transição da berlina para a carrinha não poderia ter resultado melhor. […] a carrinha é bem proporcionada, com linhas bonitas e uma superfície vidrada lateral elegante […] ninguém nega que a Superb é uma carrinha com óptimo aspecto.»
«O espaço do habitáculo é enorme, qualquer que seja o segmento considerado, especialmente atrás, onde o amplitude para as pernas é semelhante à das berlinas executivas com longa distância entre eixos. A qualidade do interior também é de primeira classe, rivalizando com qualquer proposta da gama VW e ficando um furo acima do que é oferecido pela concorrência.»
«[…] mesmo esta versão de entrada tem níveis de refinamento que um automóvel deste nível de preços não tem o direito de ter. O ruído de rolamento é mantido no mínimo e as viagens são maioritariamente imunes aos sulcos e aos buracos que testámos nos arredores de Milão, flutuando entre eles, em vez de cair neles. As curvas processam-se de forma muito parecida com a da berlina, o que significa que se fazem de maneira segura, com compostura, se não mesmo de forma incisiva […]».
«Deverei comprar um? Absolutamente. O 1.4 pode carecer de entusiasmo, mas como modelo de entrada é altamente impressionante. Com tantos talentos, a Skoda Superb Combi poderá ser o produto mais completo de sempre, deste fabricante.»
Oliver Stallwood, in Autocar
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Paixão pela Qualidade

Passados 18 anos, Peter Sudeck recorda bem o ambiente que fora encontrar em Mladá Boleslav: «das 44.000 coroas checas que lucravam da construção de cada Favorit, o Estado só permitia que a Skoda usufruísse de 500, o que não era suficiente, sequer, para mandar pintar as paredes da Fábrica». Impelido a participar na recuperação de um ícone da indústria automóvel, Sudeck embrenhou-se na história da marca e aprendeu muito com o seu passado. Em entrevista a Jens Katemann, da Auto Motor und Sport, Peter Sudeck explicou que o nome Octavia, que agora festeja o seu 50º aniversário, advém do facto do modelo corresponder à oitava variante operada sobre a mesma base mecânica, já que, durante um determinado período de tempo, a implementação da Economia Planificada exigira à fábrica que cada novo modelo lançado não ultrapassasse a quota de 20% de novos componentes. Fora por esta razão que o primeiro Octavia não recebeu uma suspensão traseira totalmente independente, tal como era desejo do Departamento Técnico da marca.

Reformado em 1998, e com tempo para se dedicar em pleno à sua paixão, o antigo Director do Departamento de Qualidade da Skoda Auto regressou definitivamente a Wolfsburgo. Agora, ao mostrar o magnífico recheio da sua garagem à Auto Motor und Sport, Peter Sudeck irradia orgulho pelo seu invejável espólio. E, como profundo conhecedor do mundo automóvel que é, relembra com saudade o bom trabalho desenvolvido com os seus colegas de Mladá Boleslav. «Os engenheiros checos estão ao nível dos melhores do mundo», acrescenta. Entre outros, os seus Skoda 645, de 1930, Popular Roadster, de 1936, ou Octavia, de 1963, são a melhor prova disso mesmo. Ou não tivessem sido submetidos à minuciosa apreciação de um especialista em Qualidade.

[fotos: Stephan Lindloff / Auto Motor und Sport ]
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Recorde

A Skoda Auto bateu mais um recorde na sua história. Desta vez o das vendas. Em Setembro a Skoda vendeu 69 023 unidades a nível mundial, mais 17% do que em igual mês de 2008. Este facto ficou a dever-se ao crescimento que a marca vem registando na Europa Ocidental.
Cada vez mais, os consumidores deixam de lado os preconceitos sem sentido e apostam na qualidade, na robustez, na fiabilidade, no preço, no design e nas soluções inteligentes. Apostam na Skoda.
E Portugal não foge à regra, contribuindo para isso as 277 vendas do mês de Setembro, 41% das quais foram o Octavia, que cresceu nada mais que 77,4% face a Setembro de 2008.
A Skoda no bom caminho. A Skoda de futuro. Parabéns!
[foto: Skoda Auto]
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Segurança

Na fotografia um Skoda Octavia. Todos sabemos como os nossos agentes têm orgulho nas viaturas Skoda. Para a segurança de todos!
[foto: adriano]
Baile de Debutante

Mais informações em: www.auto.cz
[foto: Skoda Auto]
domingo, 11 de outubro de 2009
Bentley? Yes, Sir.

Mais informações em: www.auto-motor-und-sport.de
[foto: Bentley Motors / www.bentleymotors.com/]
sábado, 10 de outubro de 2009
Esgotado!

Mais informações em: www.auto.cz
[foto: Skoda Auto]
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Best-Seller

Mais informações em: www.auto.cz
[foto: Skoda Auto]
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Charme

Claro que quando posso roubo-lhe o Superb. Sem desfeita para o meu grande Roomster, mas ao volante do Superb estou claramente noutro planeta.
Agora a Skoda enviou à minha mulher o Welcome Pack.
"Cara Srª Ana Paula Teixeira Gonçalves,
Queremos dar-lhe a conhecer as sensações e a experiência que é ter e conduzir um automóvel verdadeiramente diferente. É por essa razão que lhe oferecemos este Welcome Pack. No seu interior encontrará tudo o que precisa para ficar a conhecer melhor a nossa Marca e os valores pelos quais nos guiamos. Seja Bem-vinda!"
Já não bastava o charme da minha mulher aliado ao charme do Superb, para termos agora o charme do Skoda Senses.
[foto: adriano]
Recordações de Moçambique
Veja aqui a ponte sobre o Rio Save
[foto do arquivo de Virgílio Santos]
domingo, 4 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
Maioridade

Primeiras notas a reter: a grelha sofrerá alterações de forma, com destaque para prumos mais grossos e alhetas mais pronunciadas, colhendo inspiração nas gamas Octavia e Superb. Para definir os novos pára-choques frontais, os designers de Mladá Boleslav também abriram o seu estro aos modelos das gamas superiores, concebendo uma grelha mais rasgada e de baixo perfil, que culmina em novos faróis de nevoeiro, por ora ocultados com uma protecção plástica negra. Por seu turno, os faróis principais, embora igualmente camuflados, indiciam 2 alterações importantes - um maior contraste entre a zona superior do pisca e a parte principal da óptica, bem como a inscrição da palavra ‘Fabia’ nos flancos laterais das luzes. No seu conjunto, o automóvel parece agora mais baixo e largo, quando visto de frente.

Ao nível mecânico, é já certa a inclusão dos renovados 1.2 6V e 1.2 12V HTP, que mantêm contudo os níveis de potência e binário conhecidos até agora. Porém, estas refrescadas mecânicas tricilíndricas a gasolina estão agora mais económicas e silenciosas, cumprindo já as normas EU5, no que toca a emissões poluentes. Por outro lado, o 1.6 16V de 105 CV deverá ser abandonado em detrimento do novíssimo 1.2 TSI de 105 CV, desenvolvido 'em casa' por técnicos da Skoda. Nas cambiantes diesel, os velhinhos 1.4 TDI de 70 e 80 CV, bem como o indestrutível 1.9 TDI de 105 CV, deverão ser preteridos, dando espaço para diversas versões do moderno 1.6 TDI CR, disponíveis em 3 estágios de potência [75, 90 e 105 CV]. Para mais tarde, deverá ser agendada a introdução de um novo 1.2 TDI CR que levará ainda mais longe o desempenho ambiental que reconhecemos à gama GreenLine [com consumos médios que, estimamos, deverão ser na ordem dos 3.5l/100 Km].
Parece que não, mas o tempo passa a correr e o Fabia II está quase a atingir a maioridade.

[fotos: Lehmann Photo-Syndication / extraídas de www.auto.cz]
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
1.6 Dá e Sobra


Ar Puro

Mais informações em: www.rozhlas.cz
[foto: Skoda Auto]
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Poeira Digital

Era precisamente o que estava a acontecer com a imagem que publicamos hoje, não tivesse sido reencontrada por mero acaso. Perdidos que estão a sua origem e o seu autor, não podemos deixar de partilhar esta antevisão com os nossos leitores, agora que a resgatámos da poeira digital.
Trata-se de uma projecção do que poderia ter sido uma versão de duas portas da berlina Fabia da primeira geração. Seguindo uma tradição iniciada com o 1101, nos idos anos 40, optámos por baptizar este [para nós] incógnito coupé de Fabia Tudor, repescando um velho cognome que, segundo a tradição checa, derivará do inglês 'two-door'. Um epíteto que, não vai muito tempo, voltou às luzes da ribalta quando a Skoda mostrou ao mundo uma das suas mais belas criações dos tempos modernos – uma variante desportiva do Superb da anterior geração.
Infelizmente, desconhecemos se se trata apenas de um sonho de um entusiasta com jeito para o PhotoShop, ou se terá sido a tradução em imagem de algum projecto ponderado pela casa de Mladá Boleslav. Seja como for, tem justo direito ao seu momento de glória, aqui no semlimites. Até porque, apesar da pequena resolução da imagem, oferece-nos uma proposta bem tentadora do que poderia ter sido um coupé acessível, mas pleno de charme, dentro da gama Fabia da precedente geração.
Às vezes vale a pena vasculhar no pó.
[imagem de autoria desconhecida, extraída da internet]